UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Project Gotham Racing 4

19/10/2007

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
Se levarmos em consideração que "Project Gotham Racing" (ou simplesmente "PGR") nasceu no Dreamcast, com "Metropolis Street Racer", também desenvolvido pela Bizarre Creations, pode-se dizer que, em essência, estamos falando do quinto jogo de uma série com quase dez anos de vida. Todo esse tempo permitiu que, a cada nova edição, o estúdio inglês aprimorasse a mecânica, que ficou ainda mais completa e elaborada em "PGR 4".

Novidades como a possibilidade de escolher entre motos e carros, em corridas mistas, participar de um novo e extenso modo carreira, além da mudança de clima em tempo real, são suficientes para dar novo gás a série, ainda que o jogo não se distancie tanto da versão anterior.

Passeio virtual

A franquia "PGR" é conhecida por tomar um rumo diferente dos demais títulos de corrida: aqui há uma fusão entre o simulador (realismo) e o arcade (descontração). O sistema de Kudos, pontos que se acumulam de acordo com as manobras realizadas durante as corridas e com suas vitórias, permitindo a compra de conteúdo, foi ampliado. Estamos falando do melhor jogo de corrida em cenários urbanos da atualidade.

Uma das grandes proezas do jogo que antecedeu esta versão, "PGR 3" foi a recriação com altíssimo grau de realismo de algumas das grandes cidades do mundo: Nova York, com direito a ponte do Brooklyn, Las Vegas e seus cassinos luxuosos, a luminosa Tóquio, Londres e mais.

"PGR 4" vai além e, além das cidades mencionadas, traz pistas na excêntrica Xangai, em São Petersburgo, em Quebec e até mesmo na pequena península de Macau, onde você correrá em pistas como Avenida da Praia Grande. Das cidades repetidas na nova versão, quase tudo foi reaproveitado do jogo anterior, com algumas pequenas adições nos cenários. Os amantes de circuitos de corrida profissional deverão apreciar as pistas sinuosas de Nürburgring (também reciclado da terceira edição), mas o destaque são as pistas urbanas.

Se em "PGR3" o nível de detalhamento e realismo das cidades já era impressionante, pode-se dizer que o quarto jogo está beirando a perfeição. Todos os inúmeros prédios, monumentos, placas ou quaisquer outros objetos que compõem as densas cidades contam com texturas e modelagem de altíssima definição. Em momento algum eles surgem do nada, como se o cenário estivesse sendo construído enquanto você está correndo - problema que ainda assola alguns jogos de corrida da nova geração.

A iluminação não poderia ser mais realista. Correr durante a noite em cidades como Xangai e Tóquio, coloridas por placas de neons que se espelham nos vidros dos edifícios e no molhado do asfalto é uma experiência única. Poucos jogos de corrida conseguiram proporcionar momentos como este, porém nenhum com tamanho grau de realismo.

A vontade de apreciar a beleza e profusão dos cenários é tanta que colisões bobas serão comuns aqui. Com o Photo Mode você evita tal frustração, ganhando o controle da câmera a qualquer momento, enquanto o jogo congela. Diferentemente de "PGR 3", você tem uma grande liberdade de movimentos com a câmera, podendo inclusive afastá-la de seu carro e visualizar apenas o cenário. Suas fotos podem ser publicadas no modo PGR On Demand, onde será vista por outros jogadores online - tal como replays.

Sobre duas ou quatro rodas

Já que estamos falando em gráficos, os carros e motos dão um show à parte. A modelagem é das mais competentes: são réplicas virtuais perfeitas dos modelos reais - pelo menos do lado de fora, no caso dos carros. A possibilidade de acelerar as possantes máquinas do ponto de vista do próprio corredor, com direito a volante, console, trepidações e som abafado do motor, continua sendo uma das melhores características de "PGR".

No entanto, parece que alguns carros não receberam o mesmo acabamento do lado externo e apresentam algumas texturas e bordas menos definidas na visão interna. Outros poucos resumem-se ao volante, retrovisor e uma pequena área do console - o resto é totalmente preto. Apesar destas imperfeições, a sensação de dirigir um carro por dentro continua impagável.

Os efeitos climáticos dinâmicos tornam as corridas ainda mais belas e desafiadoras, tornando as pistas altamente derrapantes. Dependendo da situação do tempo, você poderá enfrentar chuva ou neve a qualquer instante. Nessas ocasiões, a lataria do carro umidece e gotas d'água se formam nos vidros. Apesar de belo, o efeito não é novidade, visto que o jogo "Formula One Championship Edition", do PlayStation 3, já trazia uma característica similar.

Todos os veículos possuem qualidades muito distintas, como aceleração, freio, derrapagem e mais, que as diferenciam uns dos outros. Para facilitar a vida do jogador, cada veículo possui seu próprio nível de dificuldade com base em sua dirigibilidade, o que descarta a necessidade de jogar com cada um deles para se ter uma noção de suas características.

Obviamente há uma grande diferença entre as motos e os carros. Os veículos de duas rodas são, geralmente, mais velozes, porém mais difíceis de manobrar e requerem muita precisão nas curvas. Um deslize e seu corredor será lançado para longe, fazendo com que você perca preciosos segundos. Felizmente o jogo te dá a liberdade de escolher entre carros e motos, evitando assim um desequilíbrio durante as corridas.

Disputa por Kudos

Além do tradicional Custom Match, no qual você configura uma partida descompomissada, sem direito a prêmios, existem o modo Arcade (muito similar à modalidade principal de "PGR 3") e o Carreira, que segue um esquema já visto em "Virtua Tennis", no qual você acompanha um calendário de eventos, com campeonatos, desafios variados e mais.

A diferença aqui é que o clima acompanha a estação do ano, com base no hemisfério norte. Chuva e neve será comum no final do ano, por exemplo.É um sistema interessante e satisfatório, pois se você de ser mal em determinado evento, poderá tentar novamente no ano seguinte, com mais chances de vencer, já que até lá terá comprado máquinas mais potentes.

Para evitar a frustração, é necessário analisar os objetivos de cada evento para escolher o veículo ideal. Existe uma enorme variedade deles, sendo que em muitos você correrá sozinho, contra o tempo - neste caso, um veículo veloz é a melhor opção. Outros exigem altas manobras, para que atinja uma determinada pontuação, sendo necessário um veículo mais leve, capaz de derrapar (o chamado "drift").

O sistema de Kudos também está mais elaborado: manobras longas te garantem estrelas, que são necessárias para seu o sucesso em determinadas missões. O jogo facilita a criação de "combos", permitindo que você acumule muitos Kudos realizando façanhas com seu veículo, passando por checkpoints ou ultrapassando oponentes dentro de um tempo limite. Contudo, uma batida brusca e você perderá toda sua pontuação acumulada.

Em ambos os modos, quanto maior a dificuldade, maior a recompensa em Kudos, a moeda de "PGR". E não faltarão itens para você gastar os seus: são pistas, carros, motos, conteúdo extra, função de adicionar efeito para óculos 3D em suas fotos e até mesmo uma figura de jogador para seu gamertag. Para isso serão necessárias dezenas de horas de dedicação, pois além de longo, o jogo é bastante desafiante.

Para curtir ao máximo

A modalidade multijogador (tanto online quanto para dois em tela dividida) é muito pobre comparada ao extenso modo para um jogador, mas oferece opções suficientes para divertir por horas. Há um certo problema de lag, que ocorre quando a conexão de um dos jogadores é lenta. Isso faz com que os carros se movimentem de maneira irrealista, deslizando pela pista ou saltando de um lugar para outro. Apesar de estranho, é raro e não atrapalha o jogo.

Como de paxe, "PGR 4" taz uma trilha sonora vasta, que tenta atender a todos os gostos musicais. Cada estação traz um estilo musical diferente: há rock, música eletrônica, hip-hop, world music e até mesmo música clássica. Os moderninhos ficarão felizes com as bandas "descoladas" que fazem parte da trilha, como Hot Chip, Goldfrapp, The Shins, Kaiser Chiefs, LCD Soundsystem, além de nomes famosos do cenário da música eletrônica, como Prodigy, Crystal Method e Squarepusher.

CONSIDERAÇÕES

"Project Gotham Racing 4" segue a linha dos antecessores, mantendo a mecânica de pontuação que consagrou a série. Ainda que lembre bastante a versão anterior (mesmo porque ele recicla boa parte de "PGR 3"), as novidades, como o sistema dinâmico de clima e a possibilidade de correr sobre duas rodas dão o gás que a série necessitava. Trata-se de um jogo extenso, desafiante, que abusa ao máximo da alta-definição, com seu visual e estilo incomparáveis.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Project Gotham Racing 4 (Xbox 360)

    63 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Bizarre Creations
    Lançamento: 02/10/2007
    Distribuidora: Microsoft Games
    Suporte: 1-8 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host