UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Rainbow Six: Vegas 2

28/03/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Levando em consideração a cronologia original no PC, onde a franquia surgiu, "Rainbow Six: Vegas 2" é o sexto jogo completo da principal série que leva o nome do escritor Tom Clancy, auto de populares romances de temas militares. A tal "Rainbow Six" do título é uma organização de ação tática antiterrorista liderada por Ding Chavez, famoso personagem do universo de Clancy, e que no jogo anterior articulou uma série de missões em Las Vegas, atrás de um grupo de terroristas que se infiltrou nos EUA através da fronteira com o México. Utilizando algumas pequenas melhorias e três linhas de tempo distintas, "Rainbow Six: Vegas 2" chega para completar esta história, que terminou de uma maneira um tanto quanto frustrante, com um gancho abrupto no final do antecessor.

De volta à Cidade do Pecado

A principal alteração nesta continuação é a mudança de foco do protagonista: Logan Keller, herói do jogo anterior, agora é um coadjuvante. Mas há uma boa explicação para isso: a Ubisoft resolveu implementar um sistema de customização de personagem único, que serve para a campanha principal e para o modo multiplayer.

Este protagonista, que recebe o apelido genérico de Bishop na história, ganha pontos de experiência em um sistema chamado "Advanced Combat Enhancement and Specialization", que é dividido em três áreas. A maneira como você atua e abate os inimigos lhe dará pontos naquela respectiva área de atuação, com vinte níveis para especialização e uma série de melhorias que são utilizadas no modo multiplayer também.

Com o personagem criado, voltamos ao passado, na década de 90, época dos eventos do clássico "Rainbow Six 3: Raven Shield", quando Keller e Gabriel Nowak, o grande traidor e vilão do jogo, ainda são novatos na organização. Bishop reúne os dois em seu time e parte para outra inovação, desta vez na ambientação, uma vez que a primeira missão ocorre na França. A partir daí, surge espaço para outros tipos de cenários, mais abertos, que exploram inclusive a luz do dia, fugindo bastante do clima do primeiro jogo, que era voltado para mapas mais fechados e repletos de detalhes que exploravam todas as peculiaridades da noite de Las Vegas.

Correr dos tiros

A mecânica permanece intacta e a ação é extremamente voltada para a tática, com ataques precisos e cautelosos. Sempre há múltiplas opções para abordar seus inimigos, seja por portas, janelas ou clarabóias, e enviar seus homens na frente geralmente é sempre uma boa opção. Isto quando eles resolverem ajudar, pois a inteligência artificial às vezes joga contra você, tomando atitudes estranhas e não reconhecendo seus comandos - mas não se preocupe, os inimigos também costumam fazer o mesmo e nem sempre vêem o que está acontecendo.

Outro ponto fundamental para o sucesso nas missões é "se cobrir" dos tiros. Como um jogo voltado para o realismo, dar uma de Rambo não é uma opção e, por isso, finalmente a Ubisoft incluiu a habilidade de correr. Isso mesmo: como o Robocop, até então os soldados, diante mesmo de explosões de granadas, tinham que andar no campo de ação. Agora tudo parece mais dinâmico, facilitando se esconder dos tiros e mesmo cobrir seus parceiros durante os tiroteios, além de alterar estratégias no meio do caminho de maneira mais ágil.

Seguindo padrões

Tecnicamente pouca coisa mudou. Claro que com a alteração de cenários a identidade visual do jogo sofreu bastante, perdendo boa parte do charme do original, sem o clima noturno de Vegas. Mas os gráficos e o áudio continuam de primeira linha, com personagens extremamente complexos, agora com mais detalhes - principalmente nos mapas, que ganharam mais objetos destrutíveis. Há ainda alguns sintomas como tearing, quando a imagem parece ser cortada ao meio quando há um giro rápido da câmera, ou alguma perda de quadros de animação, mas "Rainbow Six: Vegas 2", com certeza, tem ares de uma grande produção.

Os modos multiplayer também são robustos. Agora as partidas cooperativas funcionam como a campanha principal, com direito às cenas que narram a história e tudo o que tem direito. Mas infelizmente só há suporte para dois jogadores - contra quatro no jogo anterior - e o segundo jogador não pode dar ordens ao resto do time, fazendo o papel apenas de atirador.

Já as partidas contra vários jogadores contam com 12 mapas, alguns inspirados em "Raven Shield", e novos modos como "Team leader" e "Total Conquest", este último bem divertido e dinâmico, que alterna os times entre ataque e defesa e explora bem todas as opções táticas dos mapas. Pena que, no momento de nossos testes, o jogo tenha sofrido com grandes problemas de conexão, que às vezes até mesmo impediam o início das partidas.

CONSIDERAÇÕES

"Rainbow Six: Vegas 2" é uma continuação que não foge do plano traçado pelo original, complementando sua história, adicionando algumas novidades relevantes e pouca coisa além. Como a mecânica se manteve precisa e dinâmica, e a apresentação continua caprichada, isto é uma boa coisa. É obrigatório para os fãs da franquia e admiradores de jogos de tiro com toques realistas.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Rainbow Six: Vegas 2 (Xbox 360)

    52 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Ubisoft Montreal
    Lançamento: 18/03/2008
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: PC PS3
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host