UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Scramble

15/09/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
O Atari 2600 estava no auge no começo da década de 80, mas era nos fliperamas que uma nova geração de games nascia. Títulos como "Defender", "Donkey Kong" e "Zaxxon" levavam a diversão eletrônica ao limite e, em 1981, uma desconhecida empresa chamada Konami trazia "Scramble" aos Estados Unidos.

Lançado após um jogo estilo "pong" chamado "Block Game", "Scramble" foi o segundo título da produtora que ficaria conhecida posteriormente por sucessos como "Castlevania", "Metal Gear", "Frogger", "Contra", "Winning Eleven" e tantos outros. Com relativo sucesso, o jogo ganhou uma pseudo continuação batizada de "Super Cobra" e serviu de base para uma franquia que vive até os dias de hoje: a série "Gradius".

Nave sem nome

De fato, "Scramble" foi considerado o primeiro jogo da série "Gradius" na compilação "Gradius Galaxies", lançada para Game Boy Advance. Se a nave não é a poderosa Vic Viper, pelo menos pontos em comum não faltam.

Sem grandes enredos, o objetivo é se infiltrar em território inimigo e destruir uma base alienígena. Para isso, o jogador deve percorrer cinco estágios - ao passar de um para outro, o cenário muda, mas não há pausa na ação.

Novidade na época, a tela desloca-se lateralmente e, além de atirar na frota inimiga diretamente, o jogador pode bombardear alvos terrestres. Também deve se preocupar com combustível da nave alvejando os tanques pelo caminho. Alguém se lembra de "River Raid"? Uma vez destruída a base o jogo recomeça, só que com inimigos mais furiosos.

Uma nova missão

Essa reedição repete o pacote básico de outras adaptações da Konami para a Xbox Live Arcade. Ou seja, o jogador pode optar no menu pela versão original - tal qual disponível nos fliperamas da década de 80 - ou viajar num remake que inclui novos gráficos, trilha sonora digital e ranking online. O novo visual é agradável e vem acompanhado de efeitos especiais para as explosões, rastros de fumaça nos foguetes e outros pequenos detalhes que valorizam o clássico.

Quem navegar pelos menus verá também a opção Xbox Live Game, que oferece duas modalidades multiplayer: versus e cooperativo. Como em "Time Pilot", jogar online não implica que duas naves voarão lado a lado numa mesma missão. Ao sortear um adversário na rede ou criar sua própria sala a tela se divide e cada um joga individualmente. No modo cooperativo, os pontos dos dois são somados em um único placar. Já no versus, é cada um por si e vence a pontuação mais alta. Há rankings online para cada uma das modalidades e até uma conquista envolvendo o multiplayer: some 30 mil pontos com um amigo para destravar o "Co-op Brilliance".

Por falar em conquistas, a maioria não exige esforço. Como "Scramble" não tem pausa entre as fases, essas são curtas para não cansar o jogador. Fazer o caminho até a base já serve para liberar mais da metade delas. A única que exige esforço é a "Perfection", que manda o jogador terminar "Scramble" sem perder uma única vida.

CONSIDERAÇÕES

Mais que inspiração para a série "Gradius", "Scramble" mostra o talento de uma produtora novata nos games que se tornaria uma gigante japonesa. As fases são pequenas, mas ricas em nuances na ação, seja na variedade de inimigos ou nos corredores estreitos em forma de labirintos. Não entraria numa lista dos 10 jogos inesquecíveis da década, mas a conversão para a Live Arcade é caprichada. Para os admiradores, matar a saudade do clássico custa 400 pontos (US$ 5).

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Scramble (Xbox 360)

    6 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Digital Eclipse
    Lançamento: 13/09/2006
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-2 jogadores, Xbox Live
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host