UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Singularity

16/07/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
A Raven Software fez nome ao desenvolver games para franquias e marcas estabelecidas, como "Wolfenstein", "Quake IV" e "X-Men Origins: Wolverine", mas parece ter se cansado das encomendas e partiu com tudo para um projeto totalmente inédito. Da iniciativa surgiu este "Singularity", game de tiro em primeira pessoa bem gostoso de jogar, mas que não apresenta grandes novidades, com elementos que parecem ter sido tirados de outros jogos como "Bioshock" e "TimeShift".

Aprenda a dominar o tempo
O enredo é de ficção científica e gira em torno de uma ilha de codinome Katorga-12, controlada pela União Soviética na década de 1950. Experimentos secretos foram realizados no lugar até que este sumiu do mapa, só descoberto décadas mais tarde por um satélite do exército dos EUA. Assim o game começa, com o usuário no controle do fuzileiro Nate Renko, um soldado de zero carisma que deve explorar os segredos da ilha enquanto ela oscila entre várias épocas distintas e revela seus bizarros habitantes.

A mecânica de "Singularity" é familiar para aqueles que curtem o gênero, com um clima estranho e misterioso de "Bioshock", repleto de pistas em forma de bilhetes e gravações espalhadas pelos cenários. As linhas temporais se cruzam no meio da ação para revelar flashbacks ou causar grandes sustos, o que consegue manter sempre o interesse na exploração.

A parte dos tiroteios também é interessante. Não que as armas sejam muito diferentes do que se vê por aí, mas funcionam bem e dão prazer de jogar. O rifle de longa distância, por exemplo, é uma das mais legais por permitir congelar o tempo e causar grande estrago nos inimigos, que logo vêem seus órgãos voando pelos céus. Espere escopetas, pistolas e até metralhadoras giratórias no arsenal.

A manipulação do tempo é um componente fundamental da ação, ativada por um artefato batizado de TMD. Com ele é possível fazer muitos estragos, como envelhecer inimigos até virarem pó ou criar bolhas temporais que deixam todos lentos, ou resolver problemas a exemplo reconstituir escadas ou caixas quebradas. Não há puzzles muito complicados, mas se integram bem ao ritmo da ação, com uma experiência geral bem fluida depois que se passa o primeiro estágio.

Modo multiplayer em destaque
"Singularity" foi feito por boas mãos e com muitos recursos, mas tem lá seus problemas. A Raven Software foi competente no desenvolvimento da mecânica e do universo geral, mas parece ainda engessada em convenções de seus projetos de encomenda. Os sustos são de momento, mas o jogador sempre parece saber aonde tudo vai dar, tanto no traçado dos cenários, no posicionamento de inimigos e até vulnerabilidades dos grandes chefes. Há outros tropeços como pequenos bugs como animações truncadas e outros mais sérios, como oponentes que simplesmente desaparecem e impedem o progresso, forçando o usuário a carregar o último save game.

O modo multiplayer é outro elemento que se beneficiaria de melhor polimento. Parte de uma ótima premissa, mas é dividido em apenas duas variáveis e com balanceamento pobre. O bacana é que independente de qual for, um time será de soldados humanos e outro de criaturas. O lado dos homens traz bônus selecionáveis como os vistos em "Modern Warfare" enquanto os monstros contam com poderes legais, como vômitos e saltos. Poderia render muito, mas do jeito que está não parece ser capaz de bater de frente com os grandes do gênero.

CONSIDERAÇÕES

"Singularity" é um bom jogo de tiro em primeira pessoa que utiliza bem poderes temporais e apresenta uma mecânica gostosa de jogar. Pena que seu traçado seja genérico demais e apresente alguns problemas de execução, pois teria potencial para ser o primeiro de uma bela franquia. Certamente não é um concorrente direto de medalhões como "Modern Warfare 2" ou "Halo", mas supre bem as necessidades dos fãs em busca de algo novo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Singularity (Xbox 360)

    90 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Raven Software
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1 jogador
    Outras plataformas: PC PS3
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host