Topo

Soul Calibur II HD Online

Rodrigo Trindade

do Gamehall

13/12/2013 08h01

"Soulcalibur II HD Online" cumpre bem o papel que lhe foi delegado: o jogo é exatamente o mesmo lançado em 2002, com a inclusão de batalhas online e gráficos melhores.

Os menus e todo o visual do jogo foram retrabalhados para funcionarem em televisões widescreen HD e não aparentam ter envelhecido tanto pelas dimensões exageradas de seus personagens e o tratamento não tão realista dado a eles. As versões para Xbox 360 e PlayStation 3 são idênticas e estão disponíveis para download nas lojas online de cada plataforma.

Com um sistema de combate acessível, "Soulcalibur II HD Online" é um prato cheio de pancadaria e agrada àqueles incapazes de realizar combos frenéticos em jogos como "Street Fighter", mas dominar o 'timing' de seus golpes é tarefa para os fãs mais inveterados de jogos de luta.

Introdução

"Soulcalibur II" chegou ao GameCube, PlayStation 2 e Xbox em 2002, trazendo em cada versão um personagem exclusivo.

Onze anos depois, um dos jogos de luta mais marcantes daquela geração chegou em HD para PlayStation 3 e Xbox 360. Desta vez não há conteúdos excludentes nos diferentes consoles, pois tanto Heihachi e Spawn, exclusivos do PS2 e Xbox, respectivamente, estão no elenco do remake.

Personagem da Nintendo, o aventureiro Link não retornou ao jogo - ausência que será sentida para quem utilizou o personagem no GameCube. Por outro lado, um modo simples de batalhas online foi incluído, permitindo lutar com amigos pela internet e acumular (ou perder) pontos a cada batalha realizada pela rede.

Pontos Positivos

Diversidade de modos de jogo

Idêntico ao título original, "Soulcalibur II HD Online" tem um repertório considerável de modos de jogo. No menu principal, a primeira opção - Original Mode - apresenta quatro formatos de batalhas em sequência  mais um modo de treino e outros dois para multiplayer.

A opção online, por sua vez, as alternativas de lutas rankeadas (avaliadas?) , rankings e lutas livres, onde é possível combinar confrontos com amigos e até desconhecidos. A grande atração, no entanto, é o modo Weapon Master, onde o jogador atravessa um mapa pelo qual é narrada a (simples) história do jogo.

A narrativa é a premissa para a progressão por vários estágios diferentes, lutas com regras variáveis que resultam em experiência e dinheiro, utilizados para destravar novas armas para personagens específicos, além de trajes extras e outros colecionáveis.

Uma das opções liberadas pelo Weapon Master são as modalidades do Extra Mode, que são nada mais do que aquelas do Original Mode com a opção de uso das armas compradas para cada personagem ao longo da história.

Controles acessíveis

Principais crias dos arcades, games de luta geralmente não são dos mais amigáveis com jogadores que usam joysticks convencionais. Este não é o caso de "Soulcalibur II HD Online", que possui uma jogabilidade que permite a entrada de novatos sem grandes sofrimentos.

Os controles têm sua profundidade, com combinações de ataques específicas para cada personagem que dificilmente serão ativadas por alguém que fique apertando botões aleatoriamente. Este último detalhe agrada aos veteranos calejados do gênero, conhecido pela jogabilidade complexa e até intimidadora para os menos experientes.

Elenco variado

Mesmo sem Link, personagem com os golpes mais diferentes na versão de GameCube, "Soulcalibur II HD Online" traz um excelente repertório no quesito variedade do seu elenco.

Gosta de força bruta? Nightmare, Astaroth e Berserker satisfazem seu desejo. Personagens com um bom bloqueio de ataques? Sophitia e Cassandra encaixam bem neste perfil.

Seung Mina, Ivy e Kilik dão trabalho com seu alcance privilegiado, enquanto Maxi, Talim e Raphael são ideais para quem gosta de agilidade nas lutas. Outros personagens trazem mais características específicas que só reforçam o argumento do quão agradável é ter um grande leque de opções que combine com o comportamento do jogador nas batalhas.

Pontos Negativos

Melhorias discretas

"Soulcalibur II HD Online" justificaria sua compra no formato digital mesmo sem o online no título. É um excelente jogo de luta mesmo no formato existente para a penúltima geração de consoles. No entanto, a desenvolvedora Project Soul poderia ter sido mais atenciosa no trato com a parte gráfica do jogo.

Enquanto as arenas são agradáveis visualmente mesmo para os padrões atuais, os modelos dos personagens, principalmente quando é dado zoom, mostram que este é um jogo com 11 anos de idade. A distância, porém, esconde estas "falhas" gráficas, que não interferem na experiência. Fora isso, os menus do modo online poderiam ser mais intuitivos, em especial para enviar convites de lutas a amigos - opção que não é exibida de forma clara em nenhum momento.

Nota: 8 (Ótimo)