UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Soulcalibur

03/07/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Clássico está de volta
O Dreamcast pode ter morrido cedo, mas antes de partir ele acabou com boa parte dos fliperamas. Embora o Neo-Geo tenha sido o pioneiro em oferecer experiências como nos arcades em casa, ainda era algo para poucos, devido ao seu alto preço. Já o último console doméstico da Sega trouxe isto para o cotidiano, já que era bem mais acessível, mostrando conversões muitas vezes superiores aos originais das máquinas e "Soulcalibur" foi o primeiro grande exemplo disto. Aliás, raramente um videogame conseguiu ter um título de lançamento tão genial.

Agora, para promover o lançamento de "Soulcalibur IV" no final do mês, a Namco Bandai resolveu relançar o clássico para a Xbox Live Arcade. Algum conteúdo teve que ser cortado, é verdade, para tornar o download menos problemático, mas o jogo continua brilhante, apesar da idade e algumas limitações.

Para todos os gostos

O grande trunfo de "Soulcalibur" é que o jogo funciona bem para qualquer tipo de jogador. O casual, mesmo que não tenha nenhum conhecimento ou grandes habilidades em jogos de luta, conseguirá ter satisfação ao desferir vários golpes de espada ou lançar oponentes para fora dos ringues. Já os mais avançados e experientes encontram sempre muita profundidade, entre combos e pequenas nuances que mostram que há muito o que explorar entre os 19 personagens disponíveis.

Vários lutadores em combate
Embora o jogo claramente mostre sua idade, afinal já se passaram nove anos, ainda consegue ser muito bonito, talvez ainda mais do que no Dreamcast. Obviamente já não chama a atenção diante dos gráficos atuais, mas foi certamente um trabalho memorável da Namco na época e que resiste ao tempo consideravelmente. Os personagens são marcantes, bem modelados, ricos em detalhes, com roupas e musculaturas que sofrem pequenas deformações.

O aspecto da tela ainda é o de 4x3 e o restante da tela é preenchido com uma moldura que acaba deixando uma sensação de vazio um tanto incômoda. Atrapalha também o corte de algumas telas, sons e falta do Mission Mode, que teve que ser limado para reduzir o tamanho do download - era um modo com pitadas de RPG que colocava o jogador diante de desafios diversos para comprar novos uniformes e artes conceituais. Agora estes extras estão habilitados logo de cara, assim como os outros modos, como Time Attack e Survival, que ainda conseguem deixar "Soulcalibur" com bastante conteúdo, se você levar em conta que agora há o ranking online e as conquistas para mantê-lo ocupado.

CONSIDERAÇÕES

O retorno de "Soulcalibur" na Xbox Live é ótimo para lembrar porque o jogo foi tão marcante na época de seu lançamento, em 1999. Foi uma das primeiras vezes em que uma conversão doméstica superou o original do fliperama em todos os aspectos, ainda mais considerando que era um título de estréia de um console. E ele resiste bem até hoje, com gráficos competentes, um grupo de personagens marcante e mecânica impecável para todo tipo de jogador. É um grande clássico que merece ser celebrado por todo fã de luta que se preze.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Soulcalibur (Xbox 360)

    12 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Namco Bandai
    Lançamento: 02/07/2008
    Distribuidora: Namco Bandai
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host