Topo

Spelunky

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

02/08/2012 17h06

Apesar do visual colorido e bonitinho, que lembra agradáveis aventuras da era 16-bits, "Spelunky" traz um altíssimo desafio, o que pode tornar a experiência frustrante para alguns jogadores. Tal qual "Dark Souls", o game brilha ao ofecer um desafio ferrenho, mas recompensas que premiam a dedicação de quem joga e controles que, uma vez dominados, permitem superar as dificuldades.

Introdução

Inspirado por clássicas aventuras de plataforma em 2D, em especial "Spelunker", que ficou famoso no Commodore 64 e NES, "Spelunky" é releitura em alta definição do difícil jogo indie lançado em 2008 para computadores.

No controle de um explorador, você deve procurar tesouros em cavernas, tomando cuidado para fugir de animais selvagens, armadilhas e maldições. Tudo isso representado por lindos e coloridos gráficos, com jeitão de desenho animado, que renovam bastante a experiência vista na versão original.

Com ótimos cenários gerados aleatoriamente e dificuldade elevada, o game cria grande tensão, mas também recompensa jogadores habilidosos com muitos prêmios.

Pontos Positivos

Muito desafiador

Com uma filosofia à moda antiga, "Spelunky" traz um altíssimo nível de desafio, que logo de cara vai espantar muitas pessoas. O visual colorido e o esitlo de aventura em 2D sugere uma experiência leve e risonha, como um bom "Super Mario", mas "Spelunky" está longe disso.

Dominar todos os comandos e tipos de armadilhas do game requer tempo e muitas, mas muitas tentativas mesmo. Apenas aventureiros mais experientes saberão como lidar com os diversos tipos de cobras, aranhas e arapucas armadas pelo caminho, tudo devidamente explicado por um diário - mas só após derrotar tal criatura ou morrer por conta de uma determinada ameaça.

Quanto melhor o jogador, mais fundo consegue avançar nas cavernas cheias de riquezas e assim obter mais tesouros e altas pontuações.

Pontos Negativos

Multiplayer

Em sua versão HD, "Spelunky" introduz partidas multiplayer, tanto em modo cooperativo quanto competitivo. Pena que ambas experiências são rasas e chatas. A exploração cautelosa e não-linear de cavernas não combina com duplas de aventureiros, enquanto as disputas são caóticas e sem estratégias ou recompensas. De maneira geral, parece que o multiplayer foi adicionado de forma apressada e sem capricho, apenas para constar.

Curva de aprendizado

"Spelunky" recompensa jogadores dedicados com altas pontuações, novas fases e personagens. Porém, o caminho para chegar lá é tortuoso: o jogo traz uma curva de aprendizado longa e alta, exigindo muito tempo, tentativas e erros para conseguir jogar bem.

Até lá, certamente muitos jogadores vão ficar frustrados e desistir de "Spelunky". Esteja avisado: a menos que você aprecie o desafio ferrenho de títulos como "Dark Souls", "Spelunky" é o tipo de jogo que pode irritar facilmente.

Nota: 7 (Bom)