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Star Trek DAC

13/05/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Considerando que o novo filme de "Star Trek", que reinicia as aventuras da tripulação da Enterprise em tempos mais agitados, teve um atraso considerável em sua estreia devido à greve de roteiristas de 2007, é de se espantar que ninguém tenha pensado em criar um jogo nele baseado. Na verdade parece que a idéia surgiu um pouco tarde demais e os produtores não puderam desenvolver nada além de um simples game de tiro, que sequer ficou pronto a tempo para lançamento no Playstation 3 e PCs - por enquanto, está disponível apenas no Xbox 360, através do serviço de venda por download, o Xbox Live Marketplace.

Onde o homem já esteve

A mecânica de "Star Trek: D-A-C" é bastante comum, com elementos que lembram vagamente desde clássicos como "Star Control" a modernos como "Geometry Wars". O jogador escolhe uma entre três naves com características distintas e escolhe seu lado, o da Frota Estelar ou dos Romulanos. Depois, basta vagar pelos cenários em busca de inimigos para destruir ou pontos a conquistar, dependendo do modo selecionado.

É bom frisar que o jogo é voltado para partidas online, não há um modo de história ou algo parecido e o máximo que se pode fazer sozinho é enfrentar oponentes controlados por computador sem muita malandragem ou ousadia. Assim, resta se conectar e escolher entre três modos, Team Deathmatch, Conquest e Assault. O primeiro é óbvio, se tratando de um mata-mata entre grupos; o segundo é voltado para o domínio de pontos específicos do mapa (como na série "Battlefield"); e o terceiro coloca os dois times se revezando entre ataque e defesa de um cenário específico.

O jogo não apresenta nada que podemos chamar de original, mas consegue oferecer alguns bons momentos de adrenalina, com combates bastante caóticos e energéticos. Não há muito tempo para pensar ou traçar uma estratégia muito complicada, geralmente os reflexos é que determinam que lado irá predominar. No entanto, mesmo passeando entre os modos, a fórmula fica velha logo, sem um real senso de evolução, se mantendo atraente apenas para aqueles que curtem tentar alcançar o maior placar possível.

Pelo menos um bom clima estes bravos pilotos podem aproveitar. "Star Trek: D-A-C", mesmo voltado para o público casual, tem uma ótima produção, apresentando modelos bastante detalhados, com texturas vibrantes e efeitos de luz bastante elaborados. O som é especialmente importante, pois usa bem os graves para realçar explosões e criar um bom envolvimento, amplificado por trechos da trilha original do filme, composta por Michael Giacchino.

CONSIDERAÇÕES

"Star Trek: D-A-C" não é a típica adaptação de filme para o videogame. Se trata de um jogo bem menos ambicioso, que apela para a simplicidade de combates espaciais como nos velhos tempos, os jogos "de navinha", utilizando alguns poucos botões. Claro, com elementos modernos como modos com objetivos específicos e suporte a multiplayer online. Diverte, mas é uma experiência rasa demais para o potencial da lendária franquia.

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    GALERIA

    Star Trek D-A-C (Xbox 360)

    19 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Naked Sky
    Lançamento: 05/2009
    Distribuidora: Paramount Digital Entertainment
    Suporte: 1-12 jogadores, multiplayer online
    Outras plataformas: PC PS3
    RegularAvaliação:
    Regular

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