UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Super Street Fighter IV

05/05/2010

PABLO RAPHAEL
Colaboração para o UOL
Trailer de apresentação dos lutadores
Na década de 90, era tradicional que os jogos de luta recebessem edições atualizadas ano após ano, com poucas mudanças significativas entre uma versão e outra. Por isso não foi surpresa para ninguém quando a Capcom anunciou "Super Street Fighter IV", edição revisada e ampliada de seu grande sucesso de 2009, "Street Fighter IV".

Não foram poucos os que taxaram o título como apenas um caça-níqueis, com conteúdo que poderia facilmente ser incluído em Street Fighter IV através de distribuição digital. Porém, é preciso discordar e admitir: trata-se de uma revisão completa do jogo. A Capcom conseguiu tornar o que era bom, melhor ainda.

A mecânica de jogo é a mesma de "Street Fighter IV", em que os jogadores escolhem seus lutadores e duelam em um ambiente 3D, mas com movimentação limitada ao plano 2D. Ajustes técnicos foram feitos para equilibrar melhor as lutas, mas os jogadores habituados ao game original não encontrarão dificuldades para entrar na partida.

Mais do que uma expansão

Desde o primeiro momento percebe-se o esmero da Capcom em renovar o jogo e afastar a sensação de que é o mesmo lançado um ano atrás. Uma nova animação de abertura, livre da irritante música tema de "Street Fighter IV" é seguida por menus completamente novos e mais funcionais, cada um com uma bela ilustração ao fundo. Na tela de seleção, uma surpresa que pode agradar alguns jogadores e decepcionar os afoitos por todo tipo de desafio: todos os lutadores, inclusive o chefão Seth, estão liberados desde o começo. Ainda assim, para enfrentar Akuma e Gouken no modo Arcade, é preciso cumprir condições específicas.

Chun-Li e Cammy enfrentam Juri
Há alguns cenários novos, todos bem trabalhados, como a savana africana, que além de vários animais, inclui um eclipse solar durante a luta. Outros cenários remetem a personagens específicos, mesmo que não estejam diretamente associados, caso do mercado na Índia. É difícil pensar em um cenário com elefantes ao fundo e não assumir que é a arena de Dhalsin, mas a Capcom insiste em manter os cenários das lutas aleatórios, para representar o fato de que todos os lutadores estão viajando pelo globo em busca de oponentes.

O jogo conta com todos os lutadores disponíveis em "Street Fighter IV" e também com T.Hawk e DeeJay, de "Super Street Fighter II"; Adon, Cody e Guy da série "Alpha"; Ibuki, Makoto e Dudley, oriundos de "Street Fighter III". Também há dois lutadores estreantes, a ágil Juri e o exótico e oleoso Hakan. Agora todos os personagens contam com duas opções de "Ultra Moves, que devem ser selecionados pelo jogador no começo da partida. Ao lado dos novos guerreiros, os movimentos extras garantem um aumento considerável na variedade de técnicas disponíveis para o jogador.

Personagens considerados exageradamente fortes, como Sagat e Seth, passaram por modificações e tornaram-se mais equilibrados. O mesmo vale para os personagens muito fracos. Claro que nem tudo são flores e entre os novos personagens, T.Hawk e DeeJay apresentam problemas de balanceamento, um muito forte, outro muito fraco, quando comparados ao resto do grupo.

O modo Arcade apresenta algumas novidades, como os vários níveis de dificuldade adicionais e as fases bônus, vindas direto de versões anteriores de "Street Fighter II". Na primeira, o jogador deve destruir um carro e na segunda, acertar os barris que caem pela tela. Os estágios bônus podem ser desativados e posteriormente acessados no modo Challenge. Ainda no Arcade, as histórias dos lutadores acontecem alguns meses depois de "Street Fighter IV" e há novos finais para os personagens do jogo anterior, mesmo que os encontros com os rivais continuem os mesmos. A animação inicial de cada história foi substituída por cenas estáticas, muito mais bonitas, mas o final ainda é narrado em uma animação horrível, que destoa da qualidade geral do título.

No modo Challenge, há três opções de jogo: os dois estágios bônus e o modo "Trial", que deveria ser um tutorial para os iniciantes, mas na verdade é um desafio para os jogadores mais dedicados, que devem realizar vinte séries de golpes com cada um dos personagens. A dificuldade crescente dos combos apresentados certamente vai frustrar os jogadores iniciantes, que deveriam ser os maiores beneficiados pelo treinamento. Os modos "Time Trial" e "Survival" de "Street Fighter IV" foram retirados nessa nova edição.

Diversão sem fim

Entenda os novos modos online
A principal modalidade de "Super Street Fighter IV" sem dúvida é o Network Battle, as famosas lutas online. Além das opções "Player Match" e "Ranked Match", há duas novas e interessantes alternativas: "Endless Battle", que coloca grupos de até oito jogadores disputando para derrubar o primeiro da lista, que enfrenta os amigos um por um. Quando o jogador é derrotado, vai para o fim da fila, onde deve aguardar a vez para enfrentar o novo líder.

A outra opção é o modo "Team Battle". Nessa modalidade, até oito jogadores são divididos em dois times que lutam pela vitória. Os primeiros lutadores de cada time se enfrentam e o vencedor luta contra o próximo adversário do outro time e assim por diante. São novas formas de levar a diversão das acirradas disputas dos tempos áureos de "Street Fighter II" para a geração atual e nesse ponto a Capcom atinge seu objetivo com louvor.

Tanto no modo "Endless" quanto em "Team Battle", os jogadores que esperam a vez ou que foram derrotados podem assistir as lutas em andamento. Outra novidade de "Super Street Fighter IV" é a possibilidade de gravar e assistir replays das lutas. Além de exibir sua habilidade através da rede, é possível assistir as batalhas de outros jogadores e quem sabe, aprender novas estratégias para as próximas lutas.

CONSIDERAÇÕES

"Super Street Fighter IV" é recheado de pequenos detalhes que agradarão aos fãs de longa data dos jogos de luta da Capcom, mas é mais acessível para os novos jogadores do que seu antecessor direto. Com um plantel extenso de personagens, novos golpes e excelentes modos de jogo online, o título vale a aquisição, mesmo para quem ainda joga "Street Fighter IV".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Super Street Fighter IV (Xbox 360)

    468 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Capcom
    Lançamento: 27/04/2010
    Distribuidora: Capcom
    Suporte: 1-8 jogadores, multiplayer online
    Outras plataformas: PS3
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host