UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Tekken 6

05/11/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Comercial norte-americano
Depois de chegar aos arcades japoneses no início de 2007, "Tekken 6" para PlayStation 3 teve seu desenvolvimento atrasado principalmente por conta de dois fatores. Primeiro foi a atualização do game para fliperama, batizada de "Bloodline Rebellion", que entre ajustes e outros acertos, adicionou mais cenários e dois novos personagens ao elenco.

Segundo foi o anúncio de quebra de exclusividade da franquia em consoles PlayStation e a chegada do título ao Xbox 360, o que pediu mais tempo de desenvolvimento uma vez que o game original foi construído na plataforma System 357, de arquitetura similar ao atual videogame da Sony.

Assim, depois de tanta demora, quase três anos desde o lançamento de "Tekken 5: Dark Resurrection", a tradicional franquia de luta 3D da Bandai Namco volta aos lares dos fãs para novos combates. Apesar de contar com gráficos de alta definição, ainda é o bom e velho "Tekken" de sempre, repleto de lutadores e uma mecânica atraente para novatos e veteranos no gênero.

Andar e bater

Leo Klieson estreia nos ringues
O maior defeito de "Tekken 6" é justamente o mesmo dos anteriores. O game tenta criar um clima de confronto épico para justificar um torneio de artes marciais, mas leva a sério demais sua história sem pé nem cabeça. Convenhamos que criar um enredo que consiga justificar a presença de monstros, demônios, lutadores de kung-fu, policiais, robôs, samurais e até um urso e um canguru boxeador é uma tarefa ingrata. O jeito é engolir a seco e deixar os designers acreditarem que algo na história faz algum sentido.

No entanto, o roteiro abre caminho para o modo de campanha de "Tekken 6". Apesar de vendido como grande novidade do título, funciona mais ou menos como uma evolução de minigames como "Tekken Force", apresentado em "Tekken 3". Nele, os novatos Lars e Alisa lideram um grupo de resistência com o intuito de peitar os avanços da corporação Mishima Zaibatsu, liderada pelo veterano Jin Kazama. A mecânica é a mesma de sempre, só que empregada em um estilo que lembra os antigos jogos de andar e bater dos anos 80 e 90, como "Final Fight". Não é nada profundo ou bem acabado, mas garante um respiro depois de vários duelos travados.

Para todos os gostos

Fora a campanha, "Tekken 6" conta com modos tradicionais como Arcade, Time Trial e Survival, além do Ghost Battles, que pede que o jogador escolhas os oponentes de acordo com seu nível de dificuldade, todos copiados de personagens customizados por outros jogadores ou pelo computador. Isto é possível pois o jogo premia os usuários, em praticamente todos os modos, com dinheiro que pode ser usado para comprar roupas e acessórios para os lutadores.

Poder é tudo no campeonato
Em todos, inclusive nos modos multiplayer online, a mecânica de "Tekken 6" permanece basicamente intocada. É atraente para novatos que não se preocupam em pressionar todos os botões sem muito cuidado, mas ao mesmo tempo abriga profundidade suficiente para atrair jogadores experientes uma vez que a riqueza de movimentos é sempre surpreendente.

Os controles se focam em quatro botões principais de ataques, dois para os braços e dois para as pernas. Há uma variedade absurda de golpes em combinação com o direcional, que também leva em conta a posição do lutador e sua postura. Combos, agarrões e outros elementos complementam o sistema, que conta com o maior número de lutadores da história da franquia. São 40 guerreiros, entre veteranos e estreantes, com destaque para a estranha ciborgue Alisa e o rechonchudo ex-campeão Bob.

Nos aspectos técnicos, "Tekken 6" mantém a linha tradicional da série. O design de personagens se mantém o mesmo, com modelos mais detalhados, ainda que alguns lutadores continuem funcionando como clones de outros. As arenas também são sempre dramáticas, com muita coisa acontecendo; há quebra de paredes, chão e outras interações com o ambiente - uma das mais interessantes é em um cenário repleto de ovelhas, que podem ser acertadas durante a luta. As coisas só perdem o brilho quando surge a infame tela de loading, que parece pedir mais tempo do que deveria, mesmo depois da instalação opcional no disco rígido do videogame.

CONSIDERAÇÕES

"Tekken 6" é um típico exemplar da série de luta 3D da Namco. A mecânica permanece praticamente inalterada, o que é bom para atrair novatos e alegrar os fãs de longa data. Há mais lutadores, opções de customização, arenas repletas de efeitos e alguns modos interessantes, ainda que a tal campanha principal seja rasa e sem muito apelo. Tecnicamente o jogo agrada ao ficar no padrão esperado do mercado, mas o loading entre os combates pode desanimar. Mesmo com tropeços, ainda é um jogo de luta memorável e de vida longa, graças ao eficiente modo online.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Tekken 6 (Xbox 360)

    447 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Namco
    Lançamento: 27/10/2009
    Distribuidora: Namco
    Suporte: Cartão de Memória
    Outras plataformas: PS3 PSP
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host