UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Test Drive Unlimited

13/10/2006

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
A série "Test Drive" é a mais longeva dentro do gênero corrida, contabilizando pelo menos 13 jogos - sem contar as expansões - em quase 20 anos de carreira. Agora, a franquia dá um novo passo para o futuro, sendo o primeiro jogo de corrida feito nos moldes de um game online sem limite de número de jogadores (MMOG).

Não é exatamente um MMOG, pois, apesar de uma quantidade enorme de pessoas que podem se conectar ao jogo, os jogadores são separados em pequenos grupos, e somente estes podem interagir uns com os outros, pelo menos na parte "livre" do game. Mesmo assim imperfeito, o game brilha ao quebrar a barreira que separa a modalidade para um jogador, offline, do multiplayer, com a participação de vários jogadores pelo globo terrestre, e marca um novo passo na evolução dos games de corrida.

Havaí 40 graus

"Test Drive Unlimited" é basicamente um simulador de corrida, mas muda a apresentação no jeito como é estruturado. Esqueça aqueles jogos em que as modalidades são apresentadas sob ícones num menu, tendo, no máximo um mapa estilizado. Muitos games famosos também possuem pistas baseadas em localidades reais, mas a escala de "Unlimited", apesar de não ilimitada, é muito superior a de qualquer outro game do gênero.

Em vez de pistas isoladas, a Eden Studios simplesmente recriou toda a ilha de Oahu, a terceira maior do Havaí e que abriga a capital Honolulu. Pode parecer até pequeno olhando no mapa, mas ao pôr o pé nas estradas dessa ilhota de 1.545,34 km², você poderá perceber a dimensão do local. E todas as corridas acontecem usando trechos de sua malha viária.

O game não tem nenhuma história profunda, apenas uma introdução a título de localizar o jogador. O game começa num aeroporto, em que você escolherá um dos personagens do game. Essa opção é apenas cosmética, já que isso não influi no nível de dificuldade ou no controle dos veículos. Chegando ao Havaí, você deve alugar um carro e sair dirigindo até a corretora de imóveis, marcada no GPS no mapa, que ainda traz indicações de onde você deve fazer a curva para chegar ao destino.

Depois de comprada sua casa, e já tendo treinado um pouco os controles do carro, você está pronto para encarar desafios. Mas antes, você precisará comprar seu primeiro veículo. O dinheiro vai dar apenas para comprar um "mais ou menos", como um Audi TT, um bom modelo para começar o game. Bom, se esse é um dos mais modestos, imaginem como são os outros 89 disponíveis, que incluem motos.

Ótimo nas quatro rodas, nem tanto com duas

A sensação de explorar uma localidade real não seria nada boa se os controles fossem ruins - aliás, isso é pré-requisito de qualquer game com alguma ambição que se preze. Nesse sentido, "Test Drive Unlimited" não decepciona, adotando um tom entre o estilo arcade e os simuladores. Ou seja, provavelmente você não terá muitas dificuldades em pilotar os carros, já que a aceleração e a frenagem são irrealmente boas, mas também não dá para fazer uma curva a 200 km/h como em "BurnOut". O projeto foi pensado para que resultasse no mínimo estresse possível, tanto que há um botão para endireitar o carro imediatamente quando se está no sentido inverso o da corrida ou quando se embica o automóvel numa parede.

Por força de contrato, não espere ver seu carro com um mínimo arranhado sequer, nem mesmo se a batida for para perda total. O modelo de danos existe apenas para o tráfego comum, que, por sinal, é bastante preciso. Embora haja efeitos de física como a derrapagem no carro quando se acelerar ao máximo com o volante totalmente virado ou um bom cálculo de inércia nas curvas, a simulação das leis naturais parece ficar desligada quando seu carro colide, por exemplo, com um poste, ficando simplesmente parado. Sim, são apenas alguns detalhes que não chegam a comprometer a avaliação geral do game, afinal algumas das grandes franquias também devem nesse departamento.

A qualidade dos controles apenas não vale para as motocicletas. É visível que o recurso foi colocado apenas para constar na embalagem ou nas campanhas de marketing do game. Fazer um game de moto não é a mesma coisa que de carro e isso fica evidente em "Test Drive Unlimited". Esses veículos não têm boa dirigibilidade e é mais complicado fazer as curvas do que com os veículos de quatro rodas. Foi uma introdução aparentemente apressada, sem sinais de polimento.

Rodas para te quero

Com seu carro, você pode ir para qualquer parte da ilha e ícones nas estradas e ruas indicam os vários estabelecimentos e desafios do game. Entre as lojas estão concessionárias, corretoras de imóveis, as casas propriamente ditas, lojas de roupas e mecânicos, por exemplo. Este último permite melhorar o seu veículo, mas a opção é apenas básica. Não se trata de comprar e melhorar peça por peça, mas apenas um "tuning" geral.

E quase não há opções de personalização. No máximo dá para mudar a pintura do carro e as rodas, o que é muito estranho num jogo com fortes componentes de comunidade como esse. Aliás, os personagens, que aparecem basicamente nas cenas de demonstração, têm muito mais opções de personalização, permitindo trocar entre várias roupas. As compras têm um propósito, que é desbloquear as conquistas e, conseqüentemente, melhorar seu ranking de piloto - você começa como novato (rookie). E isso abre novos desafios.

Você também pode encontrar missões, que consistem basicamente em levar alguém ou alguma mercadoria para o destino. Na maioria dos casos, existe um caminho sugerido, mas esse quase nunca é o mais curto, e é importante considerar isso, pois o tempo não costuma ser muito folgado. Ao mesmo tempo em que se dirige rápido, também é preciso evitar as batidas e saídas de pista, pois os passageiros ficam apreensivos diante de direção perigosa. Mas, levando-os com perfeição, sem nenhuma barbaridade, ganha-se um bônus na recompensa.

Dentre as missões, a que confere melhor recompensa é levar um carrão para seu dono. Mas, se por um lado não há limite de tempo, por outro, qualquer arranhão ou passeios fora da pista são descontados do pagamento final. E, ao contrário das outras missões, não é possível recomeçar esses objetivos.

Correndo sozinho ou em grupo

Mas o primordial do game são as corridas mesmo. Nem tanto pelo dinheiro, mas pela possibilidade de abrir mais provas com a progressão. Elas são de vários tipos e muitas delas têm condições específicas, como possuir um carro de uma determinada classe. A regra mais simples é a corrida (race), para até oito competidores, na qual vence quem cruzar primeiro na linha de chegada. Tem também as corrida do tipo speed, que consistem em obter a maior velocidade ao passar pelos radares fotográficos. Os desafios do tipo tempo (time), apenas para um jogador, têm como objetivo completar uma prova, sem oponentes, com um tempo menor que o estabelecido. As provas offline são representadas com um ícone azul no mapa. Os desafios começam fáceis, mas vão ficando cada vez mais complicados ao progredir.

Mas se você estiver conectado à rede Xbox Live e tendo uma conta Ouro, o espectro do game fica muito mais amplo. Para começar, surgem ícones laranjas, que é onde ocorrem as provas multiplayer. Nesses lugares, o lobby funciona como o de outras modalidades via Live, com opções para Quick Match e Custom Match. Há vários filtros para escolher os oponentes, em partidas amistosas ou valendo pontos para o ranking.

O mais interessante é que o próprio jogador pode fazer seu desafio, escolhendo qualquer trajetória e definindo as regras - você pode até mesmo limitar o tipo de visão que pode ser usado -, a quantia de aposta e o prêmio. Feito isso, o desafio aparece para todos que estiverem conectados ao game.

Uma outra forma de desafiar os adversários é acenando para outros jogadores quando estiver passeando pela ilha. Todos os carros controlados por pessoas são acompanhados por sua "gamertag", e basta acenar com a lanterna para propor um tête-à-tête, que pode ser aceito ou não, é claro. Novamente, define-se a trajetória antes de correr de fato.

O fato de ter apenas alguns jogadores no mapa é para que o lag interfira o menos possível, e, provavelmente, as conexões que possuem o melhor desempenho entre si devem ser sorteadas para estarem numa mesma partida. Isso explicaria o desempenho multiplayer do game, onde as travadas, se não são raras, são menos comuns que em outros games. Por outro lado, pode ser difícil encontrar um conhecido para jogar, mas para isso há o recurso de clã, que aqui tem o nome de clube do automóvel.

Polícia 8 ou 80

As localidades já conhecidas, cujos ícones são opacos na tela de mapa, podem ser visitadas com um apertar de botão. Já aquelas em que o jogador não passou nenhuma vez aparecem semitransparentes e é preciso dirigir até lá de fato para acessar o local, que depois passa a ser tratado como lugar já visitado. É uma maneira inteligente de propor um passeio direcionado pela ilha, assim como são os trajetos das missões, principalmente. Mesmo assim, muitos cantos ainda ficam por serem descobertos pela iniciativa do próprio jogador.

Os policiais tiveram papéis importantes nos games da série, mas não é exatamente o caso de "Test Drive Unlimited". A lei só se torna um problema quando você causa acidentes em série e, no alerta máximo, parece que toda a força policial de Oahu está atrás de você. E, nesse caso, a multa pode ser muito doída. E, se for para resetar o game, faça isso durante a perseguição, pois quando você receber o tíquete, o valor já estará debitado de sua conta e devidamente salvo. Se puder, entre em qualquer loja ou desafio para que tudo fique esquecido. Nem precisa pagar o cafezinho.

E eles nem ligam para "pequenas" infrações como dirigir na contramão ou em excesso de velocidade. Um dos únicos inconvenientes que os policias podem causar é em algumas provas que acontecem com tráfego, e qualquer acidente com quem não está nos rachas pode acionar as forças da lei, e isso é definitivamente um empecilho.

O jogo também é extremamente punitivo para quem sai da pista. Simplesmente, todas as partes "offroad" têm dirigibilidade ruim, como se fossem bancos de areia. Além disso, elas são o que causam o maior prejuízo nas caronas e na condução das missões de carro esportivo, e que desconta mais tempo na provas do tipo tempo, sendo, inclusive, fator de eliminação automática. O melhor que você tem a fazer é realmente fugir dessas áreas como o diabo da cruz.

Clima de férias em paraíso tropical

A tela de mapa é outro destaque do game, muito em parte por sua funcionalidade. Os ícones podem ser filtrados de várias maneiras e há diversos níveis de detalhes para analisar a visão topográfica de Oahu. Na verdade, o sistema todo lembra o Google Maps, e realmente parece uma foto aérea da ilha havaiana. O bacana é que a transição da tela de jogo para o de mapa, e vice-versa, é feita sem cortes - trata-se de um truque, evidentemente - e isso cria uma sensação que você realmente está no local.

Saber que está dirigindo em ambientes reais definitivamente confere um charme a mais para o game, afinal, autenticidade é uma qualidade, e muito valorizada. O jogo tem uma variedade de paisagens que somente um ambiente real poderia proporcionar e do jeito que foi belamente reproduzido, a reação do jogador pode ser a vontade de visitar um lugar paradisíaco assim.

Não que o visual seja extremamente realista, mas é muito bonito, principalmente com a aplicação de diversos efeitos, como a iluminação HDR e o borrão de movimentos. Primeira técnica aparece principalmente quando se olha para o Sol, o que causa uma superexposição de luz, como realmente acontece na vida real. E o segundo faz borrar os cantos da tela, e dá a sensação de maior velocidade e fluidez de movimento, que já é bom por si só, nunca inferior a 30 quadros por segundo.

Os carros também foram montados com bons detalhes e efeitos, ainda que sejam inferiores ao que foi mostrado em "Project Gotham Racing 3". Mesmo assim, estão lá as sombras que interferem nos carros e o cenário sendo refletido na lataria. Já os personagens estão apenas medianos, com modelagem até decente, mas quase inexpressivos. Além disso, não há muita variação. A impressão é de que uma mesma "atriz" faz a dona da locadora, da concessionária e da imobiliária, apenas variando o cabelo e o figurino. O mesmo pode ser dito para as modelos para as quais você dá carona e os rapazes que pedem que entreguem um carro para o cliente.

"Test Drive Unlimited" também tem sua cota de defeitos, até conhecidos de outros games, como a aparição tardia de texturas e objetos. Às vezes, um objeto só aparece quando está muito perto, e isso inegavelmente incomoda. Mas, como dito, o fluxo de tela é estável, e isso é importante, além de não tem problemas com sincronia vertical, um fato um tanto comum nos games para Xbox 360.

No departamento sonoro não há nada de mais. A sonoplastia básica é o barulho do motor, e não há como fugir muito disso. Como de praxe, há uma rádio no carro para ouvir cerca de 30 músicas, com alguns nomes famosos, como a banda Queens of the Stone Age, mas a seleção é um pouco limitada. Felizmente, isso não é problema para o Xbox 360, que permite ter sua própria seleção musical. Como tem o mínimo de história, também não há dublagens.

CONSIDERAÇÕES

Se fosse um jogo de corrida nos moldes tradicionais, "Test Drive Unlimited" não teria quase nada para chamar atenção. Porém, do jeito que foi realizado, integrando liberdade para explorar a ilha de Oahu, com modalidades solitárias e de multijogador online, o game ganha uma dimensão e um poder de imersão muito maior. Tudo isso deixa as corridas mais autênticas, com carros, pistas e pessoas de verdade, ainda que o sistema de direção não seja lá muito genial.

Só pelo esse ineditismo de ser o primeiro game de corrida com um mundo online, onde vários - mas não todos - jogadores se integram, além da relativa facilidade em se acostumar com os controles e ter um ambiente baseado numa localidade real, faz valer o investimento no título. Ainda mais pelo fato de o título ser mais em conta que os outros jogos para Xbox 360. Por outro lado, sem o componente online, a experiência fica bem mais limitada, ainda que as modalidades solo também sejam divertidas, mas, naturalmente, tendem a cansar mais rápido.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Test Drive Unlimited (Xbox 360)

    339 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Eden Studios
    Lançamento: 05/09/2006
    Distribuidora: Atari
    Suporte: 1-8 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    Outras plataformas: PC PS3 PSP PS2
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host