The Adventures of Tin Tin - The GameRETRAIR FICHA

The Adventures of Tin Tin - The Game

Jogo de ação baseado no filme do cinema e que foi feito com parceria com Steven Spielberg e Peter Jackson

  1. Desenvolvedora: Ubisoft
  2. Lançamento: 06/12/2011
  3. Distribuidora: Ubisoft
  4. Suporte: 1 jogador
  5. Gênero: Ação
6 Razoável
26/01/2012

Análise: The Adventures of Tin Tin - The Game

AKIRA SUZUKI
do UOL, em São Paulo

Considerações

"The Adventures of Tintin" traz várias mecânicas de jogo - plataforma, corrida, combate de aviões e luta de espadas -, mas não se aprofunda em nenhuma delas. Não há nada de errado no jogo, mas também tem pouquíssimos momentos de inspiração. O título pode até ser um bom começo para quem está iniciando nos videogames ou os mais novinhos, tendo como apelo um filme de grande visibilidade, mas, se você busca mais consistência, desafio e diversão, existem opções bem mais atrativas na praça.

Introdução

Hoje em dia, se tornou comum lançar um jogo junto com um blockbuster de cinema. Do ponto de vista comercial, faz todo sentido, mas quase sempre resulta em títulos de qualidade duvidosa, por várias razões (sendo o prazo uma delas). "The Adventures of Tintin" vem com o simpático filme dirigido por Steven Spielberg e, assim como ele, tem seu público-alvo na audiência infanto-juvenil.

Pontos Positivos

  • Variedade de ação
  • Na essência, "The Adventures of Tintin" é um jogo de plataforma 2D, não muito diferente daqueles da década de 80 e 90 (guardadas as proporções, me fez lembrar do primeiro "Prince of Persia"). Ou seja, em sua jornada, o repórter Tintim percorre vários locais da Europa e África, pulando buracos, escalando plataformas e enfrentando bandidos.

    É tudo bastante simples (usa apenas três botões) e fácil, o que é bom para quem está começando a jogar games ou aqueles mais novinhos. Somadas às partes de plataforma, o garoto e seu fiel cão, Milu, além do capitão Haddock, também participam de perseguição de motocicleta, combate de avião e luta de espadas.

    A campanha principal dura cerca de seis horas, com poucos atrativos para revisitar as fases, a não ser para coletar itens secretos. Não é muita coisa, mas, por outro lado, "The Adventures of Tintin" conta com uma modalidade cooperativa offline (mas que também pode ser jogado sozinho) que diverte tanto quanto a modalidade primária. E, quem busca desafio, pode encontrar algum por aqui.

Pontos Negativos

  • Sem profundidade
  • Se por um lado o jogo traz diversas mecânicas, por outro, nenhuma delas vai a fundo. Tirando as partes de plataformas, o restante parece mais com minigames. Outro problema é que a aparente variedade não consegue esconder a repetição de situações. Na mais clamorosa, virtualmente a mesma batalha contra um chefe de fase acontece três vezes.

    A sensação de que as partes de corrida, combate de aviões e de luta de espadas parecem minigames é reforçada pela modalidade de desafios, em que cada uma delas vira tema para missões de dificuldades variadas.

  • Enredo diferente
  • Quer dizer, em linhas gerais, jogo e filme compartilham o mesmo roteiro, mas, no detalhe, há várias discrepâncias que tornam o game bem menos interessante. Seja lá por qual motivo, o vilão do filme é omitido, e, no jogo, um "vice" ocupa esse lugar. "The Adventures of Tintin" traz cenas que não fariam feio na telona, mas esses momentos são raríssimos; no geral, a história é aborrecida.

    Outra coisa que não ajuda são a modelagem de alguns personagens, a começar pelo protagonista, que pouco lembra a figura do filme. É uma pena, porque o trabalho de dublagem é competente (idem para as legendas em português, que até preserva as traduções originais, como licorne, em vez de unicórnio). Por fim, fica um mistério: como as cenas pré-renderizadas conseguiram ficar piores que as do próprio jogo?

  • http://jogos.uol.com.br/xbox360/analises/the-adventures-of-tintin---the-game.htm
  • Leia a análise de 'The Adventures of Tin Tin - The Game'
  • 21/12/2014
  • Xbox 360 - UOL Jogos
  • UOL Jogos
  • @UOLJogos
  • 1

AVideoanálise

Últimos Comentários

TOP 5 DOS USUÁRIOS DO FACEBOOK