UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Wheelman

27/03/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Trailer de lançamento
Além de astro de filmes de ação, Vin Diesel é conhecido por ser um grande fãs de RPGs de mesa e videogames. Tal paixão levou o ator a fundar uma produtora própria, a Tigon Studios, que esteve por trás dos jogos baseados no filme "A Batalha de Riddick". "Wheelman" seguiu o caminho inverso: Diesel foi anunciado como astro do game que eventualmente se transformaria em longa-metragem, mas até o momento Hollywood não parece estar muito interessada. E isso não deve mudar muito ao julgar pela qualidade do produto.

Detonando em Barcelona

"Wheelman" é o tipo de jogo que se leva a sério, mas que não faz por onde. A começar pela história sem pé nem cabeça, que coloca Diesel na pele de um agente da CIA infiltrado no submundo do crime de Barcelona à procura de um item roubado muito importante para a segurança nacional. Nada é muito explicado, personagens surgem e desaparecem a todo instante sem motivo e o nosso famoso herói reage a tudo isso como um robô.
O esquema de jogo pega elementos de séries como "Grand Theft Auto" ou "Driver", criando situações que justificam grandes perseguições automobilísticas pela capital catalã, com momentos totalmente absurdos - pense nas sequências mais exageradas da série "Carga Explosiva" e já terá uma boa idéia do que lhe espera.

Diesel dirige por escadarias, salta rampas e consegue até mesmo voar de um prédio a outro com facilidade. Seu repertório ainda conta com cavalos-de-pau para atirar em inimigos em sua cola e até mesmo saltar de seu carro para roubar outro à sua frente. Também é possível utilizar o direcional direito para provocar os chamados "melee attacks", que jogam oponentes fora do caminho e servem como esquiva.

A falta de compromisso com a realidade não compromete o jogo. Pelo contrário, o ambiente inverossímil que permite que Diesel voe de um carro para outro é extremamente empolgante, como em alguns dos mais memoráveis filmes de Hollywood. O estilo arcade de dirigir, de resposta rápida e simples, aliado à possibilidade de tomar atalhos mais inusitados promove grandes momentos de diversão, instigando o jogador a explorar as aberturas que o design oferece. Os primeiros estágios, principalmente, são bastante cativantes.

Ação pedestre

Adrenalina e ação cinematográfica
Infelizmente o jogo logo começa a mostrar sinais de cansaço. Pelo próprio conceito básico, não há tanta coisa assim que dê para fazer com um carro. Para tentar minimizar a repetição, foram incluídas missões paralelas e um ou outro objetivo mais criativo, pulverizados ao longo das inúmeras perseguições. Até aí tudo bem, se o jogo contasse com mais maneiras de agir nessas situações, inimigos espertos e momentos que pedissem improvisos - o que não acontece.

Os oponentes sofrem com uma inteligência artificial fraca e os cenários - ainda que baseados em locações reais - limitam bastante a atuação do jogador, com traçados pouco interessantes que deveriam ser mais versáteis para recompensar o pensamento rápido do usuário. Para piorar, há alguns trechos a pé simplesmente terríveis que quebram o ritmo da aventura, com o herói passeando como um boneco pelas ruas atrás de bandidos estúpidos.

Os aspectos técnicos também não são dos mais empolgantes, a começar pela falta de modos multiplayer. A reprodução de Barcelona é bastante caricatural, com excesso de cores e falta de vida - com poucos pedestres e veículos preenchendo ruas e avenidas. Os personagens também são estranhos, principalmente o de Diesel, apresentado com sombras defeituosas e uma modelagem canhestra, piorados pelos diálogos batidos que deixariam os filmes do Rambo com ar shakespeariano. No mais, os componentes formam uma apresentação apenas adequada, sem qualquer elemento marcante.

CONSIDERAÇÕES

"Wheelman" poderia ser um jogo de ação memorável se abraçasse seu conceito original e tentasse aperfeiçoá-lo ao máximo, criando situações mais originais e adversas para pilotagem, estimulando assim o improviso. O que acontece, no entanto, é a repetição de objetivos em lugares que logo se tornam banais e a introdução de missões a pé que atrapalham o ritmo da ação. Somados à falta de modos multiplayer e uma apresentação medíocre, não é bem o game que os fãs de Vin Diesel esperavam, ainda que ofereça momentos bem empolgantes em suas horas iniciais.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Wheelman (Xbox 360)

    75 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Tigon Studios
    Lançamento: 24/03/2009
    Distribuidora: Midway
    Suporte: Cartão de memória, multiplayer online
    Outras plataformas: PC PS3
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host