UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Teenage Mutant Ninja Turtles

16/03/2007

FABIO PANCHERI
Da Redação
"Tartarugas Ninjas" nasceu nos quadrinhos, em 1984. Paródia que mistura dois sucessos da Marvel da época, "O Demolidor" e "Os Novos Mutantes", o enredo gira em torno de quatro tartarugas mutantes que foram adotadas pelo rato mestre em artes marciais Splinter. Vivendo nos esgotos da ilha de Manhattan, os heróis combatem de bandidos a alienígenas, mas a maior ameaça é o clã do arquiinimigo Destruidor, que quer controlar a cidade.

Bizarro ou não, cinco anos depois as tartarugas se transformaram em ícones da cultura pop, com direito a desenho animado, filme, bonecos articulados e até cuecas. Claro, a franquia não fechou os olhos para os games e chegou aos fliperamas pelas mãos da competente Konami. Para quem viveu a febre, "Teenage Mutant Ninja Turtles" foi um inesquecível jogo de ação para até quatro jogadores. De volta ao presente, a adaptação para Xbox Live Arcade chega para comemorar o lançamento do quarto filme das tartarugas. Um bom presente para os saudosistas.

Hora da pizza!

No jogo, o quarteto precisa resgatar a repórter April O'Neil e o mestre Splinter das mãos de Krang e do Destruidor. Para tal, Leonardo, Michelangelo, Donatello e Rafael contam com suas respectivas habilidades e algumas pizzas pelo caminho. "Teenage Mutant Ninja Turtles" usa perspectiva lateral com uma pequena liberdade de movimentação também na vertical, muito comum nos jogos 2D da época.

Não é um jogo de luta como "Street Fighter II", com lista de golpes especiais para decorar e treinar. O game usa apenas dois botões, um para ataque e outro para pulo. Apertando os dois ao mesmo tempo, é possível desferir um golpe especial que mata inimigos menores com um único acerto e que também pode ser usado nos chefes de fase.

Fora a cor da máscara - todo super-herói precisa esconder sua identidade, mesmo que não existam muitas tartarugas falantes andando pelas ruas de Nova York -, não há diferenças relevantes na escolha entre um ou outro personagem: Donatello consegue arremessar inimigos com mais facilidade; já Rafael finaliza os oponentes com um chute devido ao alcance curto de sua arma. Nada disso afeta a estratégia durante o jogo, mas há os que brigam para jogar com determinado personagem.

Quatro tartarugas para quatro jogadores

São sete estágios no total. O arcade original podia ser ajustado para "Fácil", "Normal", "Difícil" e "Muito Difícil", opções que foram abolidas nesta versão para Live Arcade. Mas chegar ao final da aventura é questão de continuar jogando. No "offline", seja no modo para um jogador ou no multiplayer, as vidas vêm marcadas com "zero" e se pode continuar o game infinitamente. Como terminar não é mérito, os produtores tiveram bom senso em condecorar o bom desempenho: limpar o apartamento de April em menos de dois minutos e resgatar Splinter sem ser atingido pelo lança-chamas são duas das conquistas que liberam pontos ao seu perfil.

Diversão maior é ver o quarteto em ação no modo cooperativo online e matar as saudades dos bons tempos de fliperama. Diferente do single-player, aqui cada um tem 20 vidas para "salvar o dia". O número de inimigos na tela, e consequentemente a dificuldade, varia conforme o de jogadores - em quatro tartarugas, muitas vezes é difícil saber quem está batendo em quem. Eventuais engasgos nas partidas multiplayer acontecem e em uma oportunidade o jogo simplesmente travou. Mas no geral, o jogo corre bem e a ação não fica comprometida. Um defeito bizarro e freqüente que merece um arquivo de correção é a tela de um dos jogadores ficar estreita no começo da partida. Não se desespere. Nesses casos, bastar apertar "start" e ajustar o tamanho.

Visualmente, "Teenage Mutant Ninja Turtles" se mantém fiel ao fliperama. Na era da alta definição, serrilhados que TVs convencionais fazem o favor de esconder vêm à tona em telas de 42 polegadas. O pixelado é mais evidente nas tartarugas e nos vilões. Os cenários coloridos em tons chapados não envelheceram tanto, mas se deve levar em conta que se trata de um jogo que acaba de completar a maioridade: 18 anos se passaram desde o lançamento. A parte sonora faz melhor reproduzindo a trilha e efeitos do desenho que ainda se mantém atuais.

CONSIDERAÇÕES

Lançado na febre pelo desenho, "Teenage Mutant Ninja Turtles" foi, no bom sentido, um verdadeiro caça-níquel que causou filas em fliperamas. Jogadores da nova geração devem torcer o nariz para os gráficos datados e ação simplória. De fato, opção de visual melhorado seria bem vinda, mas antes de se esconder dentro do casco, vale a pena dar uma chance para o quarteto - como todos os jogos disponíveis na Xbox Live Árcade, "Teenage Mutant Ninja Turtles" tem uma versão demo. Se o modo single-player não oferece muitos atrativos, terminar o cooperativo com 20 vidas não é desafio para qualquer tartaruga e por si só vale os 400 Microsoft Points (US$ 5) cobrados pelo game. Custa menos que uma pizza.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Teenage Mutant Ninja Turtles (Xbox 360)

    28 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Digital Eclipse
    Lançamento: 14/03/2007
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    Outras plataformas: PC PS2 XB
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host