Topo

Trials Evolution

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

02/05/2012 18h01

"Trials Evolution", mais recente criação do estúdio RedLynx, traz tudo que já era bom no game original - física impecável, pistas malucas e desafio elevado - em versão refinada. Também inclui uma modalidade multiplayer e um viciante editor de pistas. A disputa pelo placar e a diversidade de cenários garantem uma longa vida útil ao game, que pode ser considerado um dos melhores jogos da Xbox Live Arcade.

Introdução

Para a RedLynx, "Trials" é mais do que uma série, é um gênero de jogo: você pilota uma moto - ou um esqui, ou uma enorme bola de metal - e atravessa uma pista cheia de obstáculos insanos. Seu objetivo: chegar ao fim da linha, ou ao menos, mais longe do que seus amigos.

Com um sistema de controles simples, baseado em equilibrar o piloto sobre a moto e combinar aceleração e frenagem, o jogo lembra incontáveis jogos em flash que existem pela internet. Mas com sua física que beira a perfeição e a disputa constante pelo placar, "Trials Evolution" se destaca como o melhor game do gênero, em qualquer plataforma.

Pontos Positivos

Diversidade de pistas

Cada pista de "Evolution" proporciona excelentes desafios e muita diversão. Desde as primeiras pistas, que servem apenas para aquecer os motores dos iniciantes e ensinar as manobras básicas do jogo, até as mais avançadas, que pedem por perícia sobrehumana para serem batidas, "Trials" envolve o jogador e oferece uma experiência viciante.

Desafio elevado

Mesmo com controles simples - ou justamente por causa deles - "Trials Evolution" oferece um desafio crescente. Você consegue terminar muitos de seus circuitos, mas é preciso praticar muito para fazer os melhores tempos.

Dominar cada trecho é essencial e, com o estímulo de ver os resultados dos amigos enquanto joga, é difícil resistir ao apelo do jogo.

Experimentar a mesma pista com motos diferentes, tentar manobras mais ousadas para ganhar segundos preciosos e até arrastar seu piloto, com o capacete quase arranhando o chão: são situações que seriam frustrantes em um jogo mediano, mas que são parte da rotina dos jogadores de "Trials Evolution".

Replay infinito

"Evolution" já vem com muito mais pistas do que o "Trials" original. Desde as desafiadoras pistas do modo carreira até as divertidas provas extras - que envolvem brincadeiras como explodir a moto e 'bater asas' para jogar o piloto o mais longe possível - o jogo é cheio de atividades para explorar e tentar dominar.

E, graças ao editor de pistas, que permite criar seus próprios circuitos e compartilhar o conteúdo através da Xbox Live, "Evolution" ganha incontáveis horas de diversão. Há também o modo multiplayer, em que até 4 amigos disputam as provas do game, no mesmo console ou online, para completar a festa.

Editor versátil

O editor de pistas de "Trials Evolution" permite criar, compartilhar e baixar novos circuitos para o jogo. Mais ainda, permite explorar as mecânicas de "Trials" em outros formatos: como algum esforço e muita criatividade, é possível fazer até um jogo de tiro em primeira pessoa.

Não é um sistema tão complexo quanto o de "LittleBigPlanet" (PS3), mas se você tem uma propensão para o design de games, vai passar boas horas brincando com as possibilidades do editor de "Trials Evolution".

Pontos Negativos

Trilha sonora repetitiva

"Evolution" tem uma trilha sonora um tanto quanto repetitiva, que não corresponde ao resto do jogo. Enquanto o desafio constante, a busca pela melhor pontuação e o editor de fases estimulam você a continuar jogando por horas, a trilha sonora só dá vontade de abaixar o volume o máximo possível.

Nota: 9 (Excelente)