UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Ultimate Mortal Kombat 3

25/10/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
Quem acompanha o mercado de jogos desde o início da década de 90 se lembra da briga "Street Fighter II" e "Mortal Kombat" nos fliperamas e videogames. O jogo foi uma resposta da americana Midway ao estrondoso sucesso da japonesa Capcom. Do lado oriental, "Street" tem personagens desenhados à mão e cenários bem coloridos. Já o ocidental "Mortal" optou por personagens digitalizados e um visual sombrio.

Mas além de lutadores reais, "Mortal Kombat" tinha um outro diferencial que se tornaria marca registrada da série: o uso exagerado da violência. Uma boa seqüência de golpes no adversário é ilustrada com uma quantidade absurda de gosma vermelha jorrando na tela. Se não bastasse, ao vencer o duelo, o jogador pode humilhar o adversário com um gracioso golpe especial que arranca o coração do oponente, entre outras animações. Batizado de "Fatalities", o resultado varia conforme o personagem.

Não é preciso ser vidente para saber que a novidade gerou controvérsia e censura na época - na versão para o Mega Drive, por exemplo, o sangue só era acionado através de uma seqüência secreta do controle. Hoje, a violência é vista como cômica tamanho o exagero e absurdo. Mas justiça seja feita, "Mortal Kombat" tem seus méritos além das mutilações. Tanto que continua firme mesmo nos dias de hoje, com títulos inéditos para PlayStation 2 e Xbox. Apesar disso, a primeira versão da série para o Xbox 360 remete ao passado.

Mortal Kombat definitivo

Como aconteceu com "Street Fighter II", a Midway achou que seria interessante levar para a Live Arcade a versão revisada de "Mortal Kombat 3", lançada originalmente nos fliperamas em 1995. Batizada de "Ultimate Mortal Kombat 3", o jogo resgata esquecidos da primeira e segunda edições - Jade, Kitana, Scorpion, Smoke e Reptile, além dos secretos Mileena, Classic Sub-Zero e Ermac - elevando o total para 22 lutadores. Há também Human Smoke, uma variante do Smoke acionado através de código logo após a escolha.

Com elenco ampliado, alguns lutadores tiveram sua lista de golpes modificada para melhorar o balanço, o jogo ganhou a modalidade "2-on-2 Kombat" - na qual cada jogador escolhe dois lutadores - e há um novo torneio para oito combatentes. Claro, essa versão para Live Arcade vai além e explora o multiplayer online com direito a ranking unificado dividido em várias categorias e adiciona lista de conquistas.

São duas as opções online: a primeira é a tradicional mano-a-mano com partidas que podem ou não valer pontos para ranking; já a batizada de "Challenger Versus" é bem similar ao "Quarter Mode" de "Street Fighter II" para Xbox 360. A idéia desse modo é recriar o ambiente informal das rodas de amigos nos fliperamas. No "Challenger Versus", quatro pessoas se reúnem numa mesma sala e jogam alternadamente. Enquanto dois duelam, os outros assistem e quem ganha a disputa enfrenta o próximo da fila. Funciona bem. Diga-se de passagem, melhor que o "Quarter Mode" de "Street" quando foi lançado na Xbox Live. Mas não sem problemas.

A falha na comunicação durante o sorteio de oponentes é constante. No geral, isso acontece porque do outro lado as pessoas estão fazendo o mesmo que você e encontram um adversário antes que seu combate se estabeleça. Resta ficar tentando e tentando até que um adversário apareça. Não é um defeito exclusivo de "Ultimate Mortal Kombat 3" e acontece com freqüência nos jogos de luta para o Xbox 360. Uma vez começado o combate, a fluidez fica dentro do aceitável na maioria dos casos, mas não é raro se deparar com oponentes distantes ou com conexão ruim gerando horríveis partidas em câmera lenta.

A lista de conquistas inclui desafios para novatos e experts. São doze no total e vão desde ganhar com "Fatality" a completar 100 vitórias na Xbox Live. A mais fácil chama-se "Double Time", destravada com um combo de dois golpes contra o computador, mas só confere oito pontos ao seu perfil dos 200 que a lista de conquistas oferece.

Som brutal

Em termos de animação, os personagens duros de "Mortal Kombat" não são páreos para a turma de Ryu e Chun-Li, mas a Midway fez um excelente trabalho de ambientação, principalmente na parte sonora. A conversão do arcade se beneficia do som digital do videogame da Microsoft e proprietários de um home theather serão imersos na trilha sonora com clima de halloween.

De resto, "Ultimate Mortal Kombat 3" duplica as qualidades e defeitos do original. Os gráficos são o que se espera de um arcade de 95. O mesmo não se pode dizer da inteligência artificial, que chega a ser vergonhosa. Falta prazer e desafio nas partidas contra o computador.

Outra ausência afetará jogadores profissionais que preferem a precisão de um controle do tipo arcade: não há como configurar a posição dos botões. A disposição padrão, no entanto, é boa no joystick do Xbox 360, mas aquele combo mortífero pode não sair como planejado na hora mais desejada. Quem não se recorda dos golpes tem de recorrer a sites especializados para lembrar todos os comandos, já que a venda online dispensa manual imprenso - fica a idéia para os produtores incluírem uma tela de ajuda em futuros jogos do gênero para a Live Arcade.

CONSIDERAÇÕES

Depois de "Street Fighter II", nada mais justo que "Mortal Kombat" também tenha espaço na arena do Xbox Live Arcade. O jogo de luta da Midway não é tão azeitado quando seu concorrente, mas conquista pelo exagero na violência e prazer de humilhar oponentes após a vitória. É a melhor conversão do fliperama que um videogame já teve, mas não sem suas manchas. Melhor que o rival "Street" no multiplayer online, a qualidade da conexão merecia um polimento maior. Pesando prós, contra e preço (800 Microsoft Points, ou 10 dólares), vale a pena perder a cabeça nessa arena.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Ultimate Mortal Kombat 3 (Xbox 360)

    15 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Digital Eclipse
    Lançamento: 21/10/2006
    Distribuidora: Midway
    Suporte: 1-2 jogadores, Xbox Live
    Outras plataformas: DS
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host