UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Unreal Tournament III

30/07/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Depois de terem que agüentar as provocações dos fãs da Sony, além dos habituais jogadores do PC, os donos de um Xbox 360 finalmente ganham a oportunidade de conferir "Unreal Tournament III", ainda que com um semestre de atraso. A tradicional franquia da Epic chega ao console da Microsoft ainda em ótima forma, proporcionando várias horas de diversão intensa regada a tiroteios colossais, mesmo com algumas limitações em relação às versões das outras plataformas.

De volta à arena

Trailer da E3 2008
"Unreal Tournament III" é relativamente novo, mas ainda tem sua mecânica presa a um jeitão antiquado, voltado para a ação direta e frenética. É um conceito clássico e sua tradição imóe respeito, principalmente entre jogadores veteranos que viveram o auge da competição entre "Quake III: Arena" e o "Unreal Tournament" clássico, com duelos online eletrizantes, repletos de pulos duplos e tiros de foguete.

Para tentar dar uma renovada e disfarçar que o foco do título é a competição online, a Epic desta vez incluiu um modo para um jogador com direito a uma história original, que, mesmo soando genérica e termine de uma forma abrupta, funciona como uma boa introdução à mecânica do jogo e batismo de fogo para os combates online. Há também a opção de jogar offline sozinho, contra bots, ou seja, adversários controlados pelo computador.

É algo imprescindível para os novatos, uma vez que "Unreal Tournament III" não dá trégua para aqueles que ficam parados marcando bobeira. Por mais variadas que sejam as paisagens e os modos de jogo, a ação se foca em combates intensos, que requerem muita agilidade e concentração. Para ter sucesso é necessário correr e pular sempre, para se esquivar dos ataques inimigos, e ao mesmo tempo atirar com precisão. É uma experiência que, diante de tanta intensidade, é cansativa ainda que compensadora.

Arsenal de respeito

"Unreal Tournament 2004", o jogo anterior da franquia, deu nova vida aos combates inserindo o uso de veículos e novas armas, que retornam com algumas mudanças nesta versão, como o tradicional Flak Cannon, que perdeu poder de fogo. Para os saudosistas irão curtir a volta do Impact Hammer e a dupla de Redeemers do primeiro "Unreal Tournament", assim como do Stinger, da série original de "Unreal", substituindo armas como a Minigun e o Assault Rifle.

Ação sem igual no Xbox 360
Os veículos da versão 2004 voltam a figurar à disposição da facção Axon Corporation, mas em contrapartida, há uma coleção de novos modelos específicos, com um design mais gótico, da Necris - os oponentes dos tradicionais personagens da franquia, que parecem como mortos-vivos. Apesar do design e funcionamento diferenciados, sem mantêm equilibrados.

Talvez o aspecto mais interessante seja a inclusão do hoverboard, como aquele skate flutuante de Michael J. Fox em "De Volta para o Futuro parte 2". Com ele, se cria uma nova dinâmica nos mapas, uma vez que torna possível ir mais rápido ao ponto do objetivo sem ter que recorrer a ajuda de veículos. Em contrapartida, um ataque inesperado resulta em queda e perda da bandeira, por exemplo.

Guerra online

Como a mecânica do jogo gira em torno de duelos online, é claro que "Unreal Tournament III" se dispõe a apresentar uma grande variedade de modos de jogo. Há os tradicionais de todos os jogos que se prezam como Deathmatch, Team Deathmatch e Capture the Flag (com a variação que traz veículos, a Vehicle Capture the Flag), além do Duel, que é um mata-mata que lembra as antigas competições nos jogos de lutas do fliperama.

Mas grande chamariz do pacote é, com certeza, o Warfare, que reúne características dos antigos modos Assault e Onslaught, apresentando um grande campo de batalha onde é necessário capturar pontos estratégicos que rendem respawn points e novos recursos. Com times formados por jogadores sérios e entrosados, este modo se revela como uma das experiências online mais intensas e divertidas dos últimos tempos, diante da grandiosidade das batalhas e suas repercussões.

Montagem com cenas do jogo
A performance na Xbox Live foi extremamente satisfatória, com poucos momentos de lentidão e sem maiores percalços. O código do jogo parece bem aperfeiçoado e leve, causando mínimos problemas de perda de quadros ou outros defeitos comuns em partidas online - o que não chega a ser nenhuma surpresa, diante da grande experiência da Epic no assunto.

Diferenças nas versões

"Unreal Tournament III" não é um jogo tão novo assim, está no mercado já há algum tempo e no Xbox 360 não chegou a ganhar nenhum tipo de verniz extra. Ainda assim, os gráficos se seguram bem, trazendo tudo do que se espera de um título de ponta, com texturas de alta qualidade e efeitos de luz e partículas que criam um ambiente de caos, mesmo em meio a cenários bucólicos. Algumas perfumarias visuais acabam perdidas em modos multiplayer, principalmente com a tela dividida até em partidas locais, mas é algo que se espera e não chega a ofender.

O áudio, se ligado a um equipamento de home theater, também impressiona pela riqueza de detalhes e ajuda no campo de batalha, por ampliar a sensação espacial, tornando mais clara a posição de outros personagens e veículos a seu redor.

O torneio em plena ação
Uma diferença importante no Xbox 360 é que sua versão é a única que não tem suporte ao combo teclado e mouse, facilmente o modo de controle que resulta em melhores resultados. Ainda assim, jogar com o gamepad tradicional funciona bem, com um assistente de mira automática bem calibrado, que ajuda nos momentos mais complicados, sem tirar seu poder de decisão ou minar seus reflexos. As coisas só derrapam um pouco quando você precisa pilotar veículos com mais precisão, em manobras mais curtas e secas, e a resposta não parece ser tão sensível quanto o necessário.

Agora, a grande limitação está na ausência do editor de conteúdo, presente tanto no PC quanto no Playstation 3. Devido a restrições impostas pela Microsoft, que não permite a troca e difusão de material criado por usuários, a versão para o 360 não suporta mapas e outras modificações criadas por outros jogadores. Com isto, esta versão fica manca e ganha apenas alguns mapas inéditos, como bônus para tentar corrigir esta falha.

CONSIDERAÇÕES

"Unreal Tournament III" demorou para ser lançado no Xbox 360, mas ainda impressiona pela beleza e pelo polimento, proporcionando ação de primeira qualidade para os fãs do estilo. Mesmo sem o suporte a teclado e mouse, a mecânica tradicional da série se apresenta intacta, com combates ágeis e precisão, que requerem grande perícia do jogador. O ponto negativo mesmo fica por conta da falta do editor de conteúdo, um ponto fortíssimo da franquia nos PCs,que limita bastante a expansibilidade e vida útil do jogo na plataforma da Microsoft.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Unreal Tournament III (Xbox 360)

    88 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Epic Games
    Lançamento: 07/07/2008
    Distribuidora: Midway
    Suporte: 1-16 jogadores, Xbox Live, cartão de memória
    Outras plataformas: PC PS3
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host