UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Viva Piñata: Troube in Paradise

24/09/2008

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
Para uma franquia recente, "Viva Piñata" já rendeu muitos (e bons) frutos. A série estreou na forma de desenho animado para TV em 2006 e no mesmo ano ganhou seu primeiro jogo, lançado no Brasil totalmente em português. Depois de duas incursões, uma delas no Nintendo DS, "Trouble in Paradise" chega trazendo exatamente a mesma fórmula do original, mas com novidades e aprimoramentos muito bem-vindos.

Um mundo em papel machê

"Viva Piñata" é essencialmente um jogo de gerenciamento de recursos. Seu objetivo é atrair diferentes espécies de Piñatas, as famosas e coloridas pichorras feitas em papel machê recheadas de balas e doces que alegram as festas infantis. Para isso, você precisa cuidar de um jardim, cultivando frutas, verduras e legumes, formando lagos, contratando ajudantes, montando casas para seus moradores e mais.

Bandidos ameaçam as piñatas
Aqui, não apenas a mecânica foi completamente preservada, como todo o conteúdo do jogo original, incluindo gráficos, músicas, efeitos sonoros, personagens e até mesmo as dublagens (desta vez, infelizmente, em inglês) - o que é bom, visto que "Viva Piñata" esbanja capricho e polidez. Contudo, há novidades suficientes para agradar os fãs do primeiro game, como novas áreas de jogo, onde pode-se capturar piñatas selvagens, novos itens, mini-games, controle aprimorado e um modo de jogo cooperativo para até quatro jogadores.

Como em um jogo de estratégia em tempo real, você controla um cursor e tem acesso às ferramentas de jardinagem, como a pá e o regador, além de diversos personagens, os quais oferecem serviços variados. Cada uma das 100 diferentes espécies de piñatas, sendo 32 inéditas, exigem certas regalias para visitar ou morar em seu jardim. Piñatas comuns costumam aparecer quando seu jardim já passa a apresentar certos cuidados, como grandes áreas gramadas e plantas. Já as piñatas raras e mais valiosas exigem itens caros ou mesmo a presença de piñatas de determinadas espécies para se alojarem em seu jardim.

Trata-se de uma mecânica progressiva: a cada nova piñata conquistada, planta cultivada, serviço contratado etc., você ganha pontos que aumentam o nível de seu jardim, possibilitando o acesso à ferramentas melhores, novos itens, serviços e maior espaço para seu terreno. Obviamente, tudo tem seu preço, e o dinheiro só é conquistado através da venda de plantas cultivadas, piñatas e outros itens. Desta forma, há sempre algo para ser feito, o que torna a mecânica um tanto complexa e viciante.

Entre as novidades estão os novos tipos de terreno, como areia e gelo, essenciais para manter em seu jardim as criaturas selvagens capturadas no deserto ou no ártico. Dentre elas, estão piñatas em forma de pingüins, camelos, tigres, gorilas, hienas e mais, todas tão graciosas e engraçadinhas quanto as originais. A única maneira de adicioná-las em seu jardim é visitar uma região isolada e preparar armadilhas com iscas para atrair a atenção de uma piñata selvagem.

Mesma experiência, mesma diversão

Jardins coloridos e vibrantes
Evoluir seu jardim também ficou mais fácil em "Trouble in Paradise", pelo menos nas primeiras horas de jogatina. As novas missões exigem que você prepare piñatas específicas para festas de aniversário ao redor do mundo, aumentando o nível de felicidade da criaturinha selecionada. Contudo, vale destacar que quanto melhor e maior seu jardim, mais raras são as piñatas requisitadas.

"Trouble in Paradise" também elimina alguns defeitos frustrantes do primeiro jogo, como as piñatas que constantemente ficavam presas entre os objetos do cenário ou teimavam em não responder às suas ações. A compra e venda de itens ficou muito mais prática, sem a necessidade de visitar a lojinha sempre que precisar de algum item.

Ainda que o jogo esteja mais equilibrado, facilitando o jogador a progredir, o que nem sempre acontecia no primeiro jogo, ainda há problemas. Um deles é uma plantinha venenosa lançada pelas piñatas maliciosas que, se não eliminada a tempo, se espalha rapidamente pelo seu jardim, criando um caos praticamente irreversível. O principal inimigo do jogo, o Professor Pester, desta vez dá as caras esporadicamente, quebrando coisas e destruindo piñatas, o que também pode ser bastante frustrante, já que sua visita é inevitável.

Como no primeiro jogo, quando você dá início a um novo jardim, todas suas conquistas são preservadas, incluindo o tamanho de seu terreno e os itens adquiridos anteriormente. Desta forma, se você não estiver satisfeito com o desenvolvimento de seu jardim ou sofrer ataques de criaturas indesejadas, pode começar um jardim novo, mas partindo do nível que havia parado.

Liberdade

"Trouble in Paradise" traz também um modo de jogo livre, sem as restrições e desafios do modo normal, para partidas mais descompromissadas. Outra boa adição é a possibilidade de dividir as tarefas com outros três jogadores online. Desta forma, você e seus amigos podem trabalhar cooperativamente, realizando tarefas distintas e ver o jardim florescer mais rapidamente. Já o modo cooperativo para dois jogadores em mesmo local não funciona tão bem, uma vez que a câmera é a mesma para os dois participantes e o menu de serviços só pode ser acessado por um único jogador.

Trailer da E3 2008
A compatibilidade com a câmera Live Vision, que permite a leitura de cartões para a transferência de itens e piñatas em seu jardim, não passa de uma idéia mal aproveitada. O sistema funciona sem problemas, mas não é tão divertido ou atraente quanto parece. Além disso, a função exige a compra de decks vendidos separadamente, já que no pacote do jogo há apenas uma amostra.

A continuação traz exatamente o mesmo visual do jogo original, isto é, gráficos belos e coloridos e animações caprichadíssimas, que dão às piñatas muito carisma. A trilha musical e sonora também é reciclada, o que não é ruim, já que conta com as mesmas composições tocantes do original e os efeitos que ajudam a dar vida ao mundo do jogo.

CONSIDERAÇÕES

Sem grandes inovações, "Viva Piñata: Trouble in Paradise" oferece exatamente a mesma mecânica viciante e a experiência profunda do original, mas traz adições e novidades suficientes para agradar mesmo quem já passou horas no jogo de 2006. Novas modalidades, com detaque para o cooperativo para quatro jogadores via Xbox Live, deixam o jogo ainda mais divertido.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Viva Piñata: Trouble in Paradise (Xbox 360)

    21 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Rare
    Lançamento: 02/09/2008
    Distribuidora: Microsoft
    Suporte: Cartão de memória, Xbox Live
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host