Topo

Zoo Tycoon 2013

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

15/01/2014 11h19

"Zoo Tycoon" tinha muito para dar errado. Desde seu anúncio, o jogo passava a impressão de ser uma versão minimalista da clássica série de gerenciamento, com sua identidade diluída por um foco no uso do Kinect e em outras superficialidades.

Felizmente, ter o jogo em mãos espanta esse preconceito. No Xbox One, o game se prova versátil por oferecer desafios para os amantes do gênero estratégia e também diversão simples aos que só querem interagir com os animais virtuais. Essas duas facetas coexistem em harmonia, sem que uma afete negativamente a outra.

Com o tempo, muitos aspectos do game tornam-se repetitivos, mas o modo de desafios serve para injetar um pouco de adrenalina na experiência.

Introdução

Versão repaginada de uma clássica série de games de estratégia para PC e DS, "Zoo Tycoon" coloca os jogadores no papel de um administrador de zoológico, que deve cuidar de todos os aspectos e detalhes de como o estabelecimento funciona.

Todo poderoso, esse personagem deve visar tanto o bem-estar de visitantes humanos quanto o dos habitantes animais, criando e realizando a manutenções de instalações que vão desde lanchonetes até centros de reprodução assistida.

O currículo dos desenvolvedores da Frontier inclui "Kinect Disneyland Adventures" e "Kinectimals" - e a herança desses dois jogos afeta positivamente "Zoo Tycoon", que conta com um modo de exploração inteligentes influenciado pelo simulador de parque de diversões, além de animais extremamente fofos.

Pontos Positivos

Dois jogos em um só

Fãs de "Kinectimals" encontrarão muito para aproveitar em "Zoo Tycoon". Através de um modo de exploração que dá carne e osso ao administrador do zoológico, é possível interagir com os animais por comandos do Kinect, fazendo caretas e gestos que são reproduzidos pelas criaturas, ou então alimentando-as diretamente.

Enquanto isso, fãs do aspecto estratégico de "Zoo Tycoon" também têm suas vontades saciadas. Apesar de parecer superficial em um primeiro momento, o jogo oferece todas as opções de personalização que a série clássica tinha, e mais.

Sem tornar obrigatório o uso do Kinect, o game não aliena os jogadores antigos. No sentido oposto, o manuseio das opções avançadas de personalização é completamente opcional, de forma que casuais não sentem-se intimidados em nenhum momento. Isso funciona bem para todos.

Variedade de modos

"Zoo Tycoon" inclui três modalidades diferentes que reproduzem suas mecânicas básicas de jogabilidade sob regras distintas.

O mais casual deles permite que jogadores construam um zoológico livremente, sem preocupar-se com limitações financeiras ou outros empecilhos. Em outros, porém, é preciso fazer um parque prosperar a partir de condições iniciais difíceis, ou então começar do zero com uma quantidade bem limitada de dinheiro. Em todos eles é possível cooperar com até três amigos por meio de uma conexão de rede.

Nos modos 'hardcore', um sistema de desafios atualizado automaticamente tenta manter a experiência fresca mesmo após dezenas de horas no controle de tudo.

Pontos Negativos

Repetitividade

Tal qual "Kinectimals" ou até mesmo como o "Zoo Tycoon" clássico, o novo game eventualmente esbarra na repetitividade.

Alguns de seus desafios rapidamente tornam-se cansativos, e mesmo assim continuam aparecendo vez após vez. Exemplos disso são os de corrida, em que um carrinho precisa ser pilotado de um canto para outro do parque em curtos intervalos de tempo.

Por mais que as modalidades de desafio ajudem a prender o interesse dos jogadores por certo tempo, "Zoo Tycoon" é uma experiência com um prazo de validade curto - o que, claro, não oculta seus méritos.

Nota: 7 (Bom)