Topo

Castlevania: Lords of Shadow 2

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do GameHall

02/08/2013 16h04

  • Jogadores retornarão à pele de Gabriel Belmont em "Castlevania: Lords of Shadow 2".

"Castlevania" não é mais como antes. Longe da influência de Koji Igarashi, que debutou na franquia com "Symphony of the Night" e reproduziu seu estilo de jogabilidade como produtor de mais de 10 outros jogos da série, a saga foi parar nas mãos de um então desconhecido estúdio espanhol chamado MercurySteam.

Auxiliada pela Kojima Productions, a produtora criou um título que a princípio lembrava um clone de "God of War", mas com o tempo mostrava sua própria identidade. "Lords of Shadow" marcou a primeira investida bem-sucedida de "Castlevania" no espaço 3D, e com sua longa e envolvente campanha conquistou novos fãs - mesmo desagradando os que ficaram órfãos da ação bidimensional clássica.

Agora, com "Lords of Shadow 2", a MercurySteam pretende encerrar sua participação na história da série da Konami, respondendo todas as perguntas deixadas para trás pelo título original e pela aventura paralela de 3DS "Mirror of Fate", e finalmente concluindo o conto de Gabriel Belmont.

ASSISTA AO TRAILER DE "LORDS OF SHADOW 2"

  •  

Rei dos vampiros

É impossível falar sobre a trama de "Lords of Shadow 2" sem estragar as surpresas do final de seu predecessor. Portanto, tiremos isso logo do caminho. Gabriel não é mais apenas Gabriel, mas sim Drácula, o vampiro máximo. Após séculos adormecido, ele acorda em busca da mortalidade, e se vê obrigado a combater não apenas seus velhos companheiros da 'Brotherhood of Light', como também os exércitos de Satã, que retornou das trevas.

Com seus poderes enfraquecidos, o vampiro deve buscar dentro de seu próprio castelo a chave para retomar sua força, ao mesmo tempo em que é caçado pelo clã Belmont e por seu próprio filho, Alucard.

Detalhes do rumo que a história tomará são escassos, mas a Konami não esconde em nenhum momento que o objetivo final de Gabriel é encontrar a paz ao readquirir sua mortalidade. Para isso, porém, ele terá legiões inteiras de oponentes para enfrentar.

  • Exploração de vastos cenários com arquitetura gótica será um dos destaques do game.

Jogabilidade recriada

HERÓIS COMO VILÕES

  • Além de Alucard, que já teve sua presença no game confirmada, "Lords of Shadow 2" também deverá contar com a presença de um novo membro do clã Belmont. A Konami ainda deu pistas de que outros Belmonts poderão enfrentar Drácula em flashbacks.

"Lords of Shadow 2" terá um sistema de combate baseado diretamente no de seu predecessor. Ao invés da 'Combat Cross' do primeiro "Lords of Shadow", Gabriel utilizará na sequência uma arma batizada de 'Blood Whip'. Mas os sistemas de combos unindo ataques pesados a ataques leves e de habilidades obtidas através de pontos retornam, funcionando quase que da mesma forma.

Como Gabriel agora é um vampiro, porém, ele tem a capacidade de sugar a energia vital de seus oponentes. Após obtê-la, o herói pode canalizar tal força para dois espectros distintos: 'Void' ou 'Chaos'. Quando o primeiro é ativado, a arma dele muda para a forma 'Void Sword', que permite que ele sugue os pontos de vida de seus inimigos. Na forma 'Chaos', o 'Blood Whip' muda para uma dupla de garras que quebra com mais facilidade as defesas dos oponentes.

De certa forma, esse novo sistema remete ao de magias da luz e da escuridão que estava presente no primeiro "Lords of Shadow". Algumas habilidades como uma que permite a Gabriel controlar oponentes e outra que transforma o protagonista em névoa, capaz de passar despercebido por certos inimigos, porém, são completamente inéditas.

DRÁCULA SERÁ JOGÁVEL EM "LORDS OF SHADOW 2"

  •  

Nova perspectiva

A maior diferença do novo "Castlevania" perante seu predecessor gira em torno de sua câmera. Antes fixa de acordo com o ambiente que estava sendo atravessado, ela agora é dinâmica, podendo ser livremente movimentada pelos jogadores.

Falando ao site IGN, o produtor da Konami Dave Cox revelou que a mudança foi feita para que os fãs tivessem uma maior sensação de liberdade, como se "Lords of Shadow 2" fosse um título de mundo aberto. Com isso em mente, o time de desenvolvimento preocupou-se em esconder pelos cenários diversas passagens secretas e coletáveis, que apenas os mais dedicados fãs conseguirão encontrar.

Jogar um "Castlevania" com a consciência de que ele encerrará um ciclo em termos de história pode ser uma experiência diferente para fãs da franquia. Mas é exatamente isso que "Castlevania: Lords of Shadow 2" propõe: um encerramento épico para a triste trajetória de Gabriel Belmont.

"Castlevania: Lords of Shadow 2" sairá em novembro de 2013 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.