Topo

Dragon Ball Z: Battle of Z

Rodrigo Trindade

Do Gamehall

10/01/2014 08h00

Um dos animes mais populares do mundo retornará ao universo dos games após um hiato de dois anos: "Dragon Ball Z: Battle of Z". O novo jogo de luta em 3D da Namco Bandai que promete refrescar a fórmula que foi repetida diversas vezes na última década com a franquia.

Com um elenco de mais de 70 lutadores, que inclui adições recentes como a transformação divina de Goku do filme "Batalha dos Deuses", "Battle of Z" terá como principal foco as partidas em multiplayer, que permitirão confrontos de até 8 jogadores, divididos em dois times, em arenas enormes.

Apesar da forte presença do multiplayer online, o novo "Dragon Ball Z" não permitirá batalhas locais sequer entre dois jogadores nas suas três versões, para PlayStation 3, Xbox 360 e PlayStation Vita. A justificativa dada pelos desenvolvedores para esta ausência é que os o visual do jogo não seria o mesmo dividindo o poder de processamento das plataformas para incluir novos pontos de vista na mesma tela.

Para compensar, porém, as lutas do jogo terão ritmo acelerado, lembrando os confrontos fantásticos e hiperbólicos que acontecem no anime. Com o objetivo de manter fidelidade ao material de origem, os gráficos tem o estilo cel-shaded e dão uma boa sensação de controle dos personagens dentro de ambientes conhecidos como o Planeta Namek e o observatório de Kami Sama na Terra.

O elenco, inclusive, é vasto e incluirá desde os tradicionais heróis, como Goku, Gohan, Piccolo até vilões como Freeza e Cell. Personagens secundários, do bem e do mal, das Forças Especiais Ginyu aos androides, também figuram entre as opções para os jogadores escolherem.

Cada um terá poderes característicos que se encaixam entre quatro estilos de luta: suporte, corpo-a-corpo, à distância e interferência. Enquanto os três primeiros podem ser explicados facilmente como técnicas de recuperação, golpes físicos e ataques baseados em energia (Kamehameha), o quarto se refere aos personagens especialistas em poderes que atrapalham o desempenho dos adversários, como reduzir a velocidade destes.

Pancadaria para todos os lados

Além dos estilos de luta, "Battle of Z" trará diferentes modalidades de combates em equipes, que vão desde a coleta de sete esferas do dragão espalhadas pela arena, batalhas em equipes por pontos/vidas e, por fim, a categoria cada um por si, que promete ser caótica apesar da mira automática, já estabelecida nos games de luta da franquia.

Embora o elemento mutiplayer seja a principal base do novo "Dragon Ball Z", a Namco Bandai incluiu um modo para um jogador que se baseia na história da série japonesa e pode ser jogada da perspectiva dos heróis ou vilões. A progressão no modo campanha será dividida em 60 missões, que estão divididas nas quatro sagas originais do anime e nos especiais criados posteriormente.

Certas missões permitirão convites a outros jogadores para facilitar o avanço em trechos mais difíceis. Estas incluem um dos atrativos inéditos do jogo, que consiste em batalhas contra adversários gigantes como Gohan e Vegeta durante suas transformações em macacos.

Com lançamento previsto para o próximo dia 28 de janeiro, "Dragon Ball Z: Battle of Z" não será dublado em português, mas apenas legendado para o público brasileiro. PlayStation 3 e Xbox 360 terão versões em discos vendidas nas lojas do país, enquanto a versão para PlayStation Vita será distribuída apenas digitalmente.

CONHEÇA OS MODOS DE JOGO DE "BATTLE OF Z"

  •