Topo

The Wolf Among Us

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

09/10/2013 15h37

  • Divulgação

    O Xerife Bigby Lobo usa seus dons de predador para manter a ordem na Cidade das Fábulas

Após o sucesso de "The Walking Dead", a produtora Telltale Games trabalha em uma nova aventura adaptada dos quadrinhos: "The Wolf Among Us" é baseado em "Fábulas", obra escrita por Bill Willingham para o selo Vertigo da DC Comics e ganhadora de vários prêmios Eisner, o "Oscar das HQs".

No universo de "Fábulas" você acompanha as desventuras de personagens bem conhecidos dos contos infantis, como Branca de Neve, Lobo Mau, Pinóquio, João (aquele do pé de feijão), a Bela e a Fera, Cinderela e vários outros - mas não exatamente como você costuma se lembrar.

Esses personagens vivem escondidos em um bairro de Nova York, a 'Cidade das Fábulas'. Seus habitantes foram exilados de suas terras natais após a invasão de um temível exército de duendes liderados pelo vilão conhecido apenas como O Adversário. As fábulas que não podem se passar por humanos normais são mantidas na Fazenda, uma propriedade rural habitada por bichos falantes e outras criaturas mágicas.

ASSISTA AO TRAILER DE "THE WOLF AMONG US EP. 1"

  •  

Em "The Wolf Among Us", você controla Bigby Wolf, o famigerado Lobo Mau dos contos de fadas. Bigby é um metamorfo e passa a maior parte do tempo em sua forma humana, fumando cigarros demais e trabalhando como Xerife da Cidade das Fábulas.

O trabalho de Bigby consiste em monitorar ameaças à Cidade das Fábulas e principalmente, na época do jogo, evitar que seus conterrâneos revelem suas identidades mágicas para os mundanos.

A produção da Telltale é ambientada muito tempo antes da trama de "Fábulas", livrando os jogadores recém-chegados do risco de 'spoilers' relativos aos eventos dos quadrinhos. Ao mesmo tempo, a produtora não quer alienar os leitores fiéis: "Os fãs de 'Fábulas' ficarão felizes ao ver que preenchemos algumas das lacunas e oportunidades abertas pela HQ", disse o roteirista Pierre Shorette ao site da revista Game Informer.

Investigação policial

Além de lidar com fábulas bêbadas que falam demais nos bares errados, Bigby terá que investigar uma série de assassinatos em "The Wolf Among Us", procurando pistas na cena do crime, em livros e interrogando testemunhas ou suspeitos - sempre evitando passar da conta e ser notado pelos mundanos.

Ao mesmo tempo, o jogador terá que lidar com escolhas morais típicas da Telltale Games. Seja ao lidar com Colin (um dos três porquinhos da fábula) ou decidindo trair a confiança de Branca de Neve - por quem Bigby nutre uma certa paixão - o game deixa a escolha nas mãos do jogador, mas esteja preparado para lidar com as consequências ao longo da trama.

A Telltale promete oferecer uma aventura pontuada por escolhas difíceis, em que será complicado decidir o 'certo' ou 'errado', conforme o jogador tenta equilibrar as relações pessoais de Bigby com outras fábulas e seu trabalho como Xerife.

Inclusive, ao favorecer demais um personagem, você pode acabar mal visto por outros, o que acrescentará um nível extra de complexidade ao jogo.

O tempo limitado para tomar uma decisão é um recurso que "The Wolf Among Us" importará direto de "The Walkind Dead". E não só o tempo vai contar, como você terá mais de uma escolha para fazer ao mesmo tempo em alguns casos, como salvar alguém em perigo ou capturar uma possível pista para sua investigação.

  • Divulgação

    Com um protagonista durão, "The Wolf Among Us" promete cenas de ação empolgantes

Ação e pancadaria

"The Wolf Among Us" promete uma dose maior de ação do que a primeira temporada de "The Walking Dead" ofereceu. No controle do Lobo Mau, um personagem forte, ágil e bom de briga, é o mínimo que você poderia esperar, certo?

Claro, as brigas terão hora certa para acontecer, dentro do contexto narrativo do jogo, mas com mais controle por parte do jogador do que nas cenas de ação de "Walking Dead".

"Bigby Lobo é uma fábula, um personagem realmente duro de matar, capaz de aguentar muita pancada", explicou Ryan Kaufman, designer do jogo, à revista Game Informer.

"Assim nós podemos ter grandes quebra-quebras que são divertidos, viscerais e cheios de adrenalina... e claro, consequências".

Se Bigby apanhar muito, por exemplo, sua aparência fica marcada e isso é notado pelos outros personagens ao conversar com o Xerife. Seus aliados podem questionar seus atos e rever a amizade com um encrenqueiro - ou coisa pior.

"Até onde você vai para resolver os problemas das pessoas que ama? E será que eles ainda vão te amar se você fizer isso?", questiona o designer.

  • Divulgação

    A tensão sexual entre Bigby Lobo e Branca de Neve é um dos motores da trama

Tramas paralelas

Em "The Wolf Among Us", alguns eventos acontecerão ao mesmo tempo e você poderá escolher de qual deles participar, em que lugar vai estar. Independente de sua decisão, o outro evento acontecerá mesmo assim, sem a sua participação.

Assim, para ver tudo o que pode acontecer, você terá que jogar o game múltiplas vezes, coisa que não acontecia em "The Walking Dead", por exemplo.

Assim como "The Walking Dead" e outros jogos da Telltale, "The Wolf Among Us" é distribuido em episódios por download, com versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.