UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

14/07/2008 - 19h23

"Final Fantasy XIII" rouba cena na coletiva da Microsoft

da Redação

Divulgação

Xbox 360 rouba exclusividade de "Final Fantasy XIII" do console da Sony

Xbox 360 rouba exclusividade de "Final Fantasy XIII" do console da Sony

Siga UOL Jogos
Já consolidada entre o público "hardcore", como são chamados os jogadores entusiastas, a Microsoft realizou sua conferência da E3 na West Hall do LA Convention Center nesta segunda-feira (14) trazendo novidades principalmente para a audiência casual, sem, no entanto, esquecer de anúncios para seu público cativo e tradicional.

O evento foi conduzido por Don Mattrick, vice-presidente sênior da divisão de entretenimento e dispositivos da Microsoft. O executivo destacou que o Xbox 360 é o "lar dos maiores blockbusters" dos games, incluindo "Grand Theft Auto IV" e "Call of Duty 4", mas que também tem a capacidade de prover diversão para todos, trazendo com exemplo títulos como "Rock Band", "Guitar Hero" e "Uno". O melhor, como sempre, veio por último.

"Blockbusters"

As primeiras aparições foram de games para o público entusiasta, como a demonstração de "Fallout 3", conduzido pelo diretor Todd Howard, da Bethesda, que destaca que o jogo terá mais de cem horas e que conteúdos adicionais exclusivos serão acrescentados à versão para PC e Xbox 360.

Depois veio, "Resident Evil 5", com a revelação que o game será lançado em 13 de março de 2009. Nada mais apropriado que um game de terror ser lançado numa sexta-feira 13. A demonstração mostrou um inimigo segurando uma serra elétrica, muito parecido com o que se viu no game anterior.

Depois, foi a vez de Peter Molyneux, da Lionhead Studios, falar sobre seu "Fable II". Ele começou dizendo que o jogo está pronto e mostrou algumas novidades. Novamente, o jogador começa como uma criança, e se desenvolve até se tornar um herói adulto. O jogador possui um cachorro, que Molyneux diz ser um agente com inteligência artificial incrível. Ele também demonstrou o modo cooperativo do game: em "Fable II", o jogador encontra outras pessoas fazendo suas respectivas campanhas, mas um usuário pode convidar o outro para uma partida multiplayer, no ato. Assim, o convidado pode observar como o mundo do anfitrião se desenvolveu. O game está previsto para aparecer em outubro.

Por último, vem Cliff Bleszinki, designer de "Gears of War 2", demonstrar a modalidade cooperativa para dois jogadores de seu game. A fase era uma ruína pegando fogo, e Bleszinki aproveitou para mostrar uma nova arma: o lança-chamas. No fim, anunciou uma nova modalidade cooperativa para cinco jogadores no qual se enfrentar hordas e hordas de inimigos e também a data de lançamento do game: 7 de novembro.

UOL Jogos na E3 2008


Avatares

Mattrick retorna para falar dos números do Xbox 360. São 10,3 milhões vendidos nos Estados Unidos, contra 10,2 milhões do Wii e está cinco milhões à frente do PlayStation 3. E lançou um desafio: disse que o Xbox 360 vai vender mais que o console da Sony nesta geração. Apesar de deixar subentendido que brigar como o Wii será difícil, destaca que as produtoras independentes lucraram mais na sua plataforma que no Wii e no PlayStation 3 somados, nos últimos 12 meses. A Live já conta com 12 milhões de usuários.

O Mercado de Vídeos, seção da Live que vende filmes e séries por download, recebe o reforço dos estúdios Universal e NBC. Na Europa, a MGM e a Constantin Films passam a oferecer seus produtos no Mercado de lá.

Depois, John Sheppart, vice-presidente da Live, entra para explicar as mudanças na "dashboard" do Xbox 360, que terá navegação em 3D. E mais: o jogador poderá fazer um avatar, tal e qual os Miis do Wii. Naturalmente, esses bonecos poderão ser usados dentro dos games e há seções de comunidade no sistema do Xbox 360 em que os avatares podem interagir, trocando fotos, por exemplo. Além disso, em parceria com a Endemol (proprietária do formato de reality show "Big Brother"), a Live prevê shows de pergunta e respostas com esses avatares. Os bonecos também podem ser usados em games como "Uno Rush" e "Scene It? Box Office Smash".

A Live Arcade, seção da rede online do Xbox 360, recebe novos games, como "Portal: Still Alive". Por ora, ainda não se sabe se é uma continuação ou uma expansão para o primeiro "Portal". Ainda tem "Galaga Legions", um jogo baseado em "South Park" e a continuação de "Geometry Wars".

Usando a câmera

Shane Kim, vice-presidente corporativo da Microsoft, fala sobre os games para públicos mais amplos, a começar por "Viva Piñata: Trouble in Paradise", cuja maior novidade é o uso da câmera Live Vision para ler cartões, e assim gerar novas criaturas dentro do game. "Banjo-Kazooie" original, para Nintendo 64, está previsto para sair no Live Arcade e o game "Scene It?" receberá uma continuação.

Uma das novidades apresentadas é o "You're In The Movies". Nesse game, utilizando a câmera do Xbox 360, o jogador usa o corpo para participar de diversas atividades. "´É como se 'EyeToy Play' nunca tivesse acontecido", disse Kim sobre o game da Sony. Com o título também é possível gravar e editar um filme caseiro, usando uma coleção de efeitos do tipo "filme B".

Kim diz que o Xbox 360 é o "claro líder" no setor de games musicais, sendo responsável por 80% dos downloads de extras de "Guitar Hero III" e "Rock Band". Foi a deixa para Kai Huang, da Red Octane, e Alex Rigopulos, da Harmonix, falar das continuações de seus games musicais. A arma de "Guitar Hero World Tourn" é o novo álbum do Metallica, "Death Magnetic", que será disponibilizado na íntegra. Além disso, tem a exclusividade sobre Van Halen e Eagles. Já "Rock Band 2" contra-ataca com "Shackler's Revenge", música de "Chinese Democracy" do Guns 'n Roses, além de Bob Dylan e AC/DC. Além disso, prevê 20 músicas gratuitas até o final do ano. Outro game musical para o Xbox 360 é "Lips", game de karaokê da iNiS, produtora de "Elite Beat Agents".

"Final Fantasy XIII"

Por fim, entra Yoichi Wada, presidente da Square Enix, que anunciou os RPGs "Infinite Undiscovery", "The Last Remnant" e "Star Ocean: The Last Hope", e se despediu. Muitos ficaram intrigados, pois os anúncios estavam longe de serem espetaculares e teria sido um desfecho com anticlímax. Mas, quando Mattrick já estava para fechar a conferência, Wada retornou e disse que tinha um último anúncio para fazer. E mostrou cenas de "Final Fantasy XIII", game que até então havia sido anunciado apenas para PlayStation 3. Com isso, o Xbox 360 conseguiu obter mais um "trunfo" do PlayStation 3, afinal, "Final Fantasy" é tido como uma dos mais consagradas séries de RPG da história. Foi um desfecho e tanto para os jogadores entusiastas, mas, como visto, a companhia também prevê investir muito no público casual.

A E3 segue até o dia 17 de julho, com cobertura ao vivo do UOL.
Mais
Cobertura UOL da E3 2008

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host