UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

01/06/2009 - 18h14

Microsoft aposta em sensor de movimento e redes sociais

da Redação

Divulgação

Sofisticado, sensor do Project Natal tem câmera e microfone

Sofisticado, sensor do Project Natal tem câmera e microfone

A Microsoft realizou nesta segunda-feira (1º) sua coletiva na E3, feira de games que acontece oficialmente entre esta terça e quinta, em Los Angeles. A companhia fez uma apresentação mais longa que nos anos anteriores, e mostrou muitas novidades.

Naturalmente, muitos títulos foram mostrados para os jogadores tradicionais, como "Modern Warfare", "Forza Motorsport 3", "Splinter Cell: Conviction" e "Alan Wake", mas a Microsoft parece mesmo empenhada em atingir uma demografia cada vez maior para seu Xbox 360.

A prova disso são as parcerias fechadas com diversas redes sociais, como o Last.fm (rádio online e comunidade de música), o Facebook (site de relacionamento análogo ao Orkut) e o Twitter (o aplicativo de microblog que é a sensação do momento). Além disso, será possível, nos países em que estiver disponível, ver filmes e shows televisivos através do Sky TV.

O grande destaque da apresentação da Microsoft foi mesmo o Project Natal, um dispositivo que pretende mudar o jeito que as pessoas interagem com o videogame. Como ele, os comandos podem ser feitos através de gestos e voz, podendo ser empregado não apenas em jogos, mas em todos os aplicativos do Xbox 360 (como fazer tocar vídeos). O produto também pode ser empregado como canal de comunicação, pois permite um chat como se a pessoa estivesse por perto, permitindo interagir com elementos na tela através de movimentos corporais.

Em "Project Natal" você é o controle


A coletiva

A apresentação da companhia começou com uma demonstração de "Beatles: Rock Band", game musical que tem como tema a famosa banda de Liverpool. Uma das novidades do game é que permite usar até três microfones. Os Beatles remanescentes - Paul McCartney e Ringo Starr - vieram prestigiar o evento, junto com Yoko Ono e Olivia Harrison. Dez músicas foram reveladas, além de uma canção exclusiva para Xbox 360.

É John Schappert, vice-presidente de Xbox da Microsoft, que comanda a coletiva. Depois de dizer que a indústria dos games permanece forte apesar da crise financeira mundial, chama Tony Hawk, o astro do skate, para demonstrar "Ride", jogo de esporte radical que leva seu nome e que é jogado com um controle em forma de skate.

Depois veio mais um título da Activision: o aguardado "Modern Warfare 2". A fase demonstrada era no meio da neve, com visão ruim. Mas a arma do jogador conta com um radar, que revela a posição dos oponentes. O clima era de um filme de "007". O game terá dois pacotes de mapas lançados primeiro para o Xbox 360.

O time responsável pelo RPG "Final Fantasy XIII" entra no palco (no ano passado a revelação do game, até então exclusivo para PlayStation 3, foi a bomba da Microsoft). A sequência mostrada era a mesma do demo já disponível para o console da Sony, mas a Square Enix revelou uma boa notícia: o título estava previsto para sair até meados de 2010.

Da Epic Games veio "Shadow Complex", um título para Live Arcade inspirado em clássicos 2D como "Castlevania" e "Metroid", ou seja, aliando exploração e combates. Além disso, um novo conteúdo para "Gears of War 2", chamado "Dark Corners", foi mencionado. Já "Joy Ride" é um título da BigPark que será gratuito. Dois títulos inéditos foram confirmados em trailers: "Crackdown 2" e "Left 4 Dead 2".

Depois de algum tempo desaparecido, "Splinter Cell Conviction" retorna à cena. A Ubisoft mostra o game ao vivo, com algumas das novas habilidades de Sam Fischer. O game está prometido para o final do ano, exclusivamente para Xbox 360. Para outubro está previsto "Forza Motorsport 3", com 400 carros de 50 montadoras. "Halo" apareceu em duas versões: na conhecida "ODST" e no inédito "Reach", que foi mostrado somente em um breve trailer. Outro game que voltou a aparecer depois de algum tempo desaparecido é "Alan Wake". O título de terror foi demonstrado ao vivo, com previsão de chegar até meados de 2010.

Acompanhe a trajetória do 'Fab Four'


Comunidade

Nesse ponto, a companhia falou das novas ou ampliadas parcerias da Live, como o Last.fm, Netflix, Sky TV, Facebook e Twitter. Todos esses recursos serão integrados à Xbox Live, como o MSN. Don Mattrick, vice-presidente sênior de negócios de entretenimento interativo, adentra o palco. Ele diz que ainda falta uma peça importante no quebra-cabeça. É quando aparece Hideo Kojima e o alerta clássico da série "Metal Gear" soa no ambiente. Sim, a famosa série vai aparecer no Xbox 360, mas não com Solid Snake, e sim tendo Raiden como protagonista. "Metal Gear Solid: Rising" parece mais um título de ação.

O maior tempo foi dedicado ao Project Natal, demonstrando várias possibilidades do sensor. Os comandos podem ser feitos com movimentos corporais e por voz. Vídeos e demonstrações ao vivo (como "Ricochet" e "Paint Party") permearam a apresentação, além de trazer personalidades como Steven Spielberg ("Boom Blox") e Peter Molyneux ("Fable II"). Este mostrou um título de personagem virtual, em que reconhece, através do sensor do Natal, a voz e as expressões faciais de seu interlocutor, e reage de acordo. Assim, a companhia fechou sua coletiva.

Veja todas as notícias da E3 na cobertura UOL.
Mais sobre a conferência da Microsoft
"Beatles: Rock Band" traz suporte para três microfones
Epic Games mostra na E3 jogo para Live Arcade
Tony Hawk apresenta "Ride" na E3
"Final Fantasy XIII" ganha lançamento para meio de 2010
Microsoft confirma "Forza Motorsport 3"
Escalada perigosa em "Modern Warfare 2"
"Splinter Cell: Conviction" vem no fim do ano só para X360
Microsoft surpreende com anúncio do novo "Halo: Reach"
"Alan Wake" chega no segundo trimestre de 2010
Xbox 360 terá "Metal Gear: Rising"; Raiden é o herói

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host