Topo

Forza Horizon 3

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

20/09/2016 15h07

Um dos principais lançamentos da Microsoft para este ano, "Forza Horizon 3" é o maior jogo da PlayGround Games, estúdio formado por ex-desenvolvedores da Codemasters, de "Grid" e "Dirt", e que, ao longo dos anos, recrutou talentos experientes de séries como "Need for Speed", "Burnout" e "Grand Theft Auto", para desenvolver uma franquia derivada de "Forza Motorsport" - e que hoje pode ser considerada a melhor das duas.

O terceiro "Horizon" se passa na Austrália e repete a ambientação básica da série: Um festival de música e velocidade, onde os jogadores disputam corridas em cenários incríveis, com uma extensa campanha solo, rachas nas estradas, um mapa enorme cheio de colecionáveis e desafios, além de um modo online para competir e curtir com os amigos. "Forza Horizon 3" eleva a fórmula ao máximo: São 350 carros já no lançamento, 10 ecossistemas diferentes e muitas opções de corrida, que podem ser jogadas sozinho ou em modo cooperativo com mais 3 amigos.

Nota Forza Horizon 3 - Divulgação - Divulgação
"Forza Horizon 3" tem versões para PC e Xbox One
Imagem: Divulgação

A ambientação de "Horizon 3" mantém o clima de "vibrações positivas" dos dois primeiros jogos, deixando para trás a competição para sair do zero até o estrelato. Você é o dono do festival australiano e seu objetivo é conquistar mais fãs para o evento, seja ganhando corridas, fazendo manobras radicais ou arregimentando outros pilotos famosos (representados pelos Drivatars dos seus amigos na Live).

O game faz de tudo para arrancar sorrisos do jogador a todo instante - e não soa forçado em momento algum. Você começa guiando uma Lamborghini Centenario, supercarro ainda não lançado, dispara por estradas e vê cangurus saltando ao lado dos carros, cruza córregos e muda para uma pick up Ford tunada e experimenta as pistas off-road australianas, terminando a prova na praia. Pouco depois, corre em um buggy contra um jipe carregado por um helicóptero. É um primeiro contato muito satisfatório com um jogo que só fica melhor dali em diante.

Mesmo coisas simples, como escolher a aparência do piloto entre vários meninos e meninas de raças e estilos visuais diferentes, até a enorme variedade de nomes disponíveis (e o jogo, muito espertamente, já reconhece o seu nome na lista como primeira opção), tornam a experiência de jogar "Forza Horizon 3" mais elaborada e melhor do que nos games anteriores. O mesmo vale para as rádios: São oito emissoras diferentes, com listas de músicas que mantém a pegada positiva do jogo em estilos como eletrônico, rock alternativo, música clássica e hip-hop, entre outros.

Só a opção de montar uma rádio com suas próprias músicas deixa a desejar pela burocracia: Você pode reproduzir as músicas do serviço Groove (que é como um Deezer da Microsoft) ou subir suas músicas no serviço de nuvem da Microsoft para aí transmitir online para o seu jogo. É muito trabalho para algo que poderia ser resolvido com um espetar de pen-drive.

VEJA A DEMONSTRAÇÃO DE "FORZA HORIZON 3"

Start

Personalização total

Você, como dono do festival, pode decidir onde será cada etapa do evento e organizar suas próprias corridas caso não esteja satisfeito com as opções oferecidas pela PlayGround Games. Pode também jogar as corridas criadas por outros usuários. De tempos em tempos, o evento ganha fãs o bastante para que você abra um novo festival. Fica na sua mão decidir onde ele vai ser: no desértico Outback ou nas ruas de uma cidade costeira? Na floresta ou na praia?

A personalização dos carros segue presente e permite a criação de designs únicos, como é de costume na franquia "Forza". Para quem não tem a criatividade (ou paciência) dos artistas, é possível importar os designs criados pela comunidade. Para os jogadores mais dedicados e acostumados com os "Motorsport", é possível regular vários aspectos do carro numa aba de tuning, tudo bem explicado em português. Aliás, a dublagem do jogo segue o alto nível dos jogos mais recentes da família Xbox.

Jogando cooperativamente

"Forza Horizon 3" tem uma campanha, mas deixa para trás a narrativa competitiva dos jogos anteriores. Você quer vencer para atrair mais fãs para o festival. Tanto que, ao invés dos adversários do primeiro "Horizon" ou da disputa ferrenha com os Drivatares do segundo game, agora você corre junto com os amigos, seja com seus Drivatares ou com os próprios, em grupos de 4 pessoas via Xbox Live.

É possível chamar os amigos para competir em qualquer evento da campanha (e preservar o resultado para sua carreira solo), disputar campeonatos com um número determinado de eventos ou simplesmente reunir a turma para correr pelo enorme mapa australiano. Uma novidade que é emulada de maneira bacana na campanha solo, onde, além de desafiar outros pilotos em corridas de ponto a ponto, você também pode formar comboios para dirigir por aí.

"Forza Horizon 3" traz 350 carros já no lançamento, um número superior aos jogos anteriores e com uma seleção muito boa de veículos, combinando supercarros, buggies, camionetes, carros esportivos e parrudos "muscle cars" em um catálogo variado e divertido. Os fãs de automobilismo vão gostar de saber que todos os bólidos podem ser explorados nos mínimos detalhes no modo ForzaVista. Ou simplesmente passar um bom tempo fotografando os veículos nas belas paisagens do jogo.

Dublado em português e com versões para Xbox One e Windows 10, "Forza Horizon 3" é o melhor jogo da série e o melhor game de corrida do ano.

Nota: 10 (Imperdível)