Topo

"Pro Evolution Soccer 2017" brilha mas há trabalho a fazer nas 4 linhas

Divulgação
Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

28/09/2016 20h13

"Pro Evolution Soccer 2017" faz uma coisa muito bem: recriar com emoção o futebol jogado dentro das quatro linhas.

O game deste ano segue a evolução forte iniciada em "PES 2015" e apresenta controles precisos, disputas de corpo realistas e chutes, passes e lançamentos versáteis. Cada chute e passe errado transmite bem a impressão de que falta apenas mais habilidade de quem joga.

E sim, as disputas no "PES 2017" são um pouquinho mais emocionantes e acirradas do que no "FIFA 17", mas é só isso. Em todo o resto o jogo da Konami leva um banho da Electronic Arts, especialmente ao conferir a qualidade do modo Jornada do "FIFA".

Menus confusos e burocráticos ainda estão lá, agora acompanhados de uma enorme quantidade de times genéricos do mundo todo.

PES 2017 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Barcelona aparece licenciado e o estádio Camp Nou é exclusivo do "PES", mas é pouco animador fazer um clássico contra o MD White de Cristiano Ronaldo em vez do tradicional Real Madrid.

Por sua vez, o enxuto cardápio de opções sofre com a saída da Libertadores, que aparece de forma genérica no jogo, e o promissor MyClub volta um pouco melhor, porém ainda mais no campo da promessa do que da realidade.

É verdade que nas plataformas PlayStation é razoavelmente prático para utilizar arquivos criados por outros usuários para corrigir os elencos, mas duvido que seja o tipo de processo que a maioria dos fãs da série vão querer encarar.

PES 2017 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Felizmente, o Brasil é uma das poucas exceções em relação a isso. Pela primeira vez em um jogo de videogame o Campeonato Brasileiro aparece 100% licenciado, com Corinthians e Flamengo mais uma vez exclusivos, e seis estádios daqui - Arena Corinthians, Beira-Rio, Maracanã, Mineirão, Morumbi e Vila Belmiro.

Mas nem tudo é alegria. O lado brasileiro de "PES 2017" celebra também a estreia de Milton Leite como narrador, substituindo Silvio Luiz, que comanda as partidas ao lado de Mauro Beting, mais uma vez no papel de comentarista. Milton traz novos ares à série, mas fica a impressão de um trabalho feito às pressas.

Muitas das falas de Milton Leite são repetições quase literais do que Silvio Luiz falava. Muitos dos bordões de Milton soam forçados e é muita clara a falta de variedade na narração.

PES 2017 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em linhas gerais, valem para "PES 2017" as mesmas conclusões e reflexões sobre o jogo do ano passado: é o melhor da série, refinando ainda mais tudo que brilhou na edição anterior, mas ainda há muito trabalho a ser feito fora das quatro linhas, especialmente ao ver o que o rival "FIFA" vem fazendo ano a ano.

Milton Leite fala sobre narrar PES e FIFA

Start

Nota: 9 (Excelente)

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol