UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Lemony Snicket's Series of Unfortunate Events
PC
"O desenrolar da história é bem contado e se esforça para capturar a narrativa do livro..."


26/01/2005
da Redação

Baseado no filme e nos primeiros livros da série "Lemony Snicket" (conhecida aqui no Brasil como "Desventuras em Série"), a versão para PC do jogo é diferente dos games para consoles e voltada especificamente para o público infantil.

Uma visão pessimista

Jogadores mergulham no mundo dos irmãos Baudelaire: Klaus, Violet e Sunny. Seguindo a atmosfera do livro, eles devem seguir em suas miseráveis vidas cheias de tragédias para chegar em um final não-tão-feliz. O game faz um excelente trabalho em traduzir esse clima com a narração de Tim Curry - mas, infelizmente, como o game é completamente em inglês, muito disso será perdido para o público infantil.

A ação do game é simples: você controla os três heróis (o jogo escolhe qual automaticamente), e deve completar uma série de desafios que normalmente se resume a encontrar itens para uma nova invenção de Violet, encontrar a saída de uma área repleta de perigos e derrotar alguns dos atores capangas do perverso tio Olaf.

Infantil ou não?

Enquanto o desenrolar da história acontece de uma forma bem contada e se esforçando para capturar a narrativa literária (mesmo que em inglês), a ação é repetitiva e muitas vezes não deixa claro o suficiente qual é o seu objetivo ou como chegar nele. Os quebra-cabeças tentam capturar um ar educativo misturando letras e cores, mas são tão arbitrários que o verdadeiro desafio é entender qual é a sua lógica.

Para piorar a situação, o game não oferece suporte para controles: é preciso usar uma mistura de mouse e teclado para controlar câmera e movimento dos heróis. Apesar de simples para o público mais velho acostumado com jogo em primeira pessoa, a fórmula é bastante complicada para o público infantil.

Em termos de produção, o game conta com gráficos 3D elaborados, apesar de não chegarem perto dos títulos recém-lançados. Apesar da dublagem fantástica de Tim Curry, os demais atores parecem estar entediados com a necessidade de repetir suas falas para um game.

"Lemony Snicket" tenta ser um game voltado aos mais jovens com seu desafio baixo, mas o resultado é um game simples e repetitivo, com um controle complexo demais para iniciantes. O melhor aspecto, sua narrativa, só pode ser aproveitado por pessoas com amplo domínio do inglês.