UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Friends: The One with All the Trivia
PlayStation 2
"...a interatividade de tocadores de DVD seria mais que suficiente para produzir o game."


26/01/2006
da Redação

Não bastou para "Friends" ser uma das séries de TV de maior sucesso dos últimos tempos e ter dez temporadas. Ainda tinha que lançar uma espécie de continuação - "Joey" conta o que aconteceu com um deles depois que a turma se separou - e, de tempos em tempos, se ouvem notícias sobre um possível retorno.

Mas, como seria complicado desenvolver um jogo baseado numa "sitcom", a Artech Studios e a Warner Bros. Interactive optaram por um caminho mais simples: um título de "quiz", do tipo perguntas e respostas. Para quem é (muito) fã de Joey, Chandler, Ross, Monica, Rachel e Phoebe, estão em "The One with All the Trivia" mais de três mil perguntas e 700 pequenos clipes.

Estarei aí para você

"Friends: The One with All the Trivia" é simples assim. Faz-se uma pergunta e o jogador escolhe uma das quatro opções apresentadas. Está certo que é difícil inventar um "algo a mais" num gênero como esse, mas, do jeito que foi produzido, poderia ser feito com tecnologias existentes para sites, como o Flash, de tão simples que é.

O conteúdo parece destinado aos fãs mais dedicados, haja visto o nível de dificuldade e os detalhes que as perguntas buscam nos dez anos que durou a comédia. Se você é um telespectador apenas ocasional do seriado, provavelmente não fará idéia da resposta da maioria das questões. Mesmo no nível de dificuldade mais fácil, não é qualquer um que lembrar de todos os pormenores.

Enfim, para realmente se dar bem no jogo é bom ter visto e revisto todos os DVDs de "Friends", ou passar o dia inteiro assistindo às intermináveis reprises nos canais de TV a cabo. Você precisará saber, por exemplo, que Rachel já se vestiu de Leia Skywalker para satisfazer as fantasias de Ross e que o "screensaver" de seu computador era o da boyband NSync.

Para quem quer conhecer um pouco mais das curiosidades da trama, "The One with All the Trivia" também pode ser útil, ainda que o começo seja bem difícil. É que, pelo menos, o game indica a resposta caso o jogador erre a opção. Bom, como mencionado, são mais de três mil questões e, potencialmente, três mil curiosidades para aprender sobre "Friends".

Às vezes, o simples não é bom

A interface é mais que simples: o jogador pode criar perfis ou ir para um jogo rápido, sem se preocupar com ajustes, que incluem o tipo de partida - por tempo ou por pontuação -, o nível de dificuldade e a duração (simples, duplo ou triplo). Também, até quatro jogadores podem competir para ver quem sabe mais sobre os seis amigos e todo o mundo que os rodeia.

Grande parte das perguntas é apenas em texto, acompanhadas de sua leitura por atores coadjuvantes à trama, mas também há perguntas com vídeos, de longe as mais interessantes, apesar de rodarem numa telinha muito pequena. Algumas das respostas merecem uma explicação mais detalhada e até um vídeo, mas essas são poucas, infelizmente.

As perguntas incluem descrições de situações, apelidos de cada um, do tipo "complete a frase" ou "o que acontece a seguir?" e muitos outros. Os personagens secundários, como os pais, irmãos e amigos dos amigos, também entram no rol de questões. Nesse departamento de relações interpessoais ninguém parece páreo para Phoebe, que tem de lidar até com o seu alter-ego francês.

Está certo que esse DVD é um produto "budget", vendido a preços reduzidos, mas o valor de produção é bem pobre, com vídeos pequenos e quase nenhum extra, a não ser um trailer do próprio game. E a abertura da série você já deve ter visto milhares de vezes. Enfim, a interface é apenas funcional, sem nenhuma sofisticação.

Dez anos de amizade num disco

"Friends: The One with All the Trivia" não precisaria ser feito para o PC ou o PlayStation 2. Tecnologias para internet ou a interatividade de tocadores de DVD seriam mais que suficientes para produzi-lo. Quem está ávido para testar seus conhecimentos sobre o seriado encontrará milhares de questões. Mesmo os fãs ocasionais poderão tentar saber mais sobre os seis amigos nova-iorquinos. Aliás, alguém sabe o que aconteceu com a caixa de brinquedos de infância da Monica?