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Análises
Maximo vs. Army of Zin
PlayStation 2
"As mudanças estruturais fazem dele um game muito mais divertido."


11/02/2004
da Redação

A série "Ghouls 'n Ghosts" foi ressuscitada pelo estúdio americano da Capcom com "Maximo", um jogo que de moderno tinha apenas o visual: o desafio era nostalgicamente hardcore: vidas contadas, era preciso pagar até para salvar o jogo e a pouca energia deixava o jogador sempre na ponta dos pés. O esquema deixou muita gente frustrada, e a continuação parece ser uma resposta a quase todas as críticas ao original.

Maximo sobreviveu ao ataque de Midas, mas não conseguiu salvar sua esposa, Sofia. Agora, junto com seu amigo Grim (a Morte) ele deve enfrentar uma nova ameaça: um exército de robôs movidos a almas! Mas mal sabe o herói que precisará explorar todo um novo reino para chegar à raiz do problema.

Mas as minhas cuecas, quanta diferença!

"Army of Zin" pode parecer quase idêntico, mas as mudanças estruturais fazem dele um game muito mais divertido (ou, pelo menos, menos assustador). Diferentemente do primeiro "Maximo", agora o pobre ex-rei é confrontado por um número muito maior de inimigos - mas com seu novo acesso ao elaborado sistema de combos, a experiência está muito mais emocionante. Como Dante, o herói é capaz de realizar uma grande variedade de golpes (que precisam ser comprados durante a aventura) e conectar longos combos para garantir sua sobrevivência.

Isso não quer dizer que a dificuldade do jogo desapareceu: você ainda trabalha com vidas contadas (e sem continues, apesar de coletar mais vidas durante a partida), pouca energia que não é facilmente recuperada e fases bastante longas. Os itens especiais, que incluem novas armas, agora não são perdidos quando você morre. Em tese, o jogador pode ficar repetindo uma fase mais fácil para juntar mais vidas ou dinheiro para novos itens e golpes - uma concessão razoável para os menos experientes.

Fãs de um bom desafio não precisam se preocupar: completar o "Master" de todas as fases, que exige que todos os tesouros sejam encontrados, todos os reféns salvos, todos os segredos desvendados e todos os inimigos mortos deve levar uma pequena eternidade. Infelizmente, isso parece fazer pouco mais do que liberar galerias de arte.

A cabeça de Maximo parece menor...

A apresentação do jogo é carismática, em grande parte devido aos personagens como Maximo, Grim e algumas novas figuras. A parte visual e sonora, por outro lado, é quase genérica - o aspecto técnico cumpre seu papel, mas o PS2 já viu e ouviu coisa muito melhor.

Muito mais acessível que o game anterior, "Army of Zin" ainda pode ser considerado um jogo voltado para os saudosistas. Mas quem arrancou os cabelos com "Ghosts to Glory" vai se divertir bem mais descobrindo os segredos dessa aventura mecânica.