UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Ghosthunter
PlayStation 2
"Fãs do filme Caça-Fantasmas serão capazes de contar dezenas de referências emprestadas..."


26/08/2004
da Redação

É raro ver um jogo que combine uma visão artística forte, uma execução tecnológica de qualidade e uma jogabilidade de amarra tudo isso de maneira cativante. "Ghosthunter" pode não ser o mais original dos games, mas quase todos os seus detalhes parecem funcionar perfeitamente para criar uma experiência capaz de agradar aos mais diferentes gostos.

Não aperte esse botão!

Nesse game desenvolvido por um dos estúdios britânicos da Sony, você é Lazarus Jones, um policial que acidentalmente liberta um grupo de fantasmas durante uma investigação de rotina. Com a ajuda de um computador estranho, ele deve usar os equipamentos deixados por um cientista para recapturar os espectros e salvar sua parceira.

O game de ação conta uma história com excelente narrativa (apesar de um tanto previsível e não muito original), exigindo que o jogador cace fantasmas e resolva alguns quebra-cabeças durante as fases temáticas. Cada um desses mundos traz uma história própria que explica a razão pela qual os espíritos tiveram problemas psicológicos que os impedem de cumprir um descanso eterno.

Lazarus ganha logo em sua primeira missão algumas armas feitas especialmente para caçar fantasmas, além de sua pistola e espingarda. Além de rifles energéticos (que são recarregados pela energia espiritual), ele precisa aprender a utilizar uma granada que prende os fantasmas. Os espíritos que não podem simplesmente ser derrotados por tiros devem ser enfraquecidos e então capturados com esse item.

O controle do jogo é simples e intuitivo, como quase tudo no game. Jogadores são carregados por fases longas e lineares, lutando e capturando espíritos entre os ocasionais quebra-cabeças. Alguns deles exigem a invocação de um espírito que ganha novos poderes durante a aventura, quebrando um pouco a mecânica de caçar fantasmas.

Cadê o Geléia?

Fãs do filme "Caça-Fantasmas" serão capazes de contar dezenas de referências emprestadas do longa-metragem, que vão do equipamento utilizado até a estranha mistura de humor e terror usada na narrativa. O equilíbrio entre ação e narrativa é perfeito, mantendo a atenção do jogador sem cair no erro de "Metal Gear Solid" de colocar a interação em segundo plano.

"Ghosthunter" merece uma menção especial à sua produção. Toda a apresentação do jogo é não apenas impressionante visualmente, mas conta com um estilo forte e maximiza o impacto dos sustos e da comédia. Não espere um "Silent Hill" - o jogo definitivamente mostra através de sua simplicidade que foi feito para um público bem amplo.

Apesar de não inovar ou revolucionar em nenhum aspecto, "Ghosthunter" é um dos títulos mais bem acabados dessa geração. O desafio não é dos maiores, mas com uma duração aproximada de oito horas, o game justifica seu investimento.