"Dune 2" moldou a maneira como quase todos os futuros jogos de estratégia em tempo real seriam feitos. Mas "Will of Steel" pretende mudar isso com alguns aspectos diferentes: o jogador controla o comandante William Steel, que se prepara para controlar um grupo de soldados em missões no Afeganistão e Iraque.
Além de afetar a carreira de Steel, ganhando medalhas que abrem novas opções no game, o game não terá nenhum aspecto de recolher recursos (forçando o jogador a criar sua estratégia com base em suas unidades iniciais) e permitirá que comandos sejam dados sem o uso do mouse - será possível conversar diretamente e dar ordens usando um microfone.
As missões exigem que o jogador não apenas saiba usar de maneira eficiente as tropas que lhe forem passadas, mas se aproveitar do terreno e hora do dia (que vai passando durante o decorrer das operações). É possível mudar as estratégias e táticas de cada um de seus regimentos. Tropas incluem soldados, tanques, veículos de reconhecimento e até artilharia anti-aérea.
O jogo terá uma série de missões com mais de 100 tipos de unidades diferentes para comandar, além de outras dezenas controladas pelo computador - todas mostradas nos gráficos 3D do game.