UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Lunar Knights: Vampire Hunters

13/02/2007

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
Normalmente, os jogos mais admirados nos portáteis são aqueles que, mesmo com as dificuldades técnicas do hardware - ainda mais se comparado com o dos consoles -, realizam grandes feito, e "Lunar Knights" é um deles, refletindo a competência e experiência da Kojima Studios, a produtora do pai da série "Metal Gear".

"Lunar Knights" era esperado desde 2004 e levou mais tempo para ser desenvolvido do que a média para jogos portáteis. Embora não seja uma continuação direta de "Boktai", para Gameboy Advance, o universo é o mesmo em ambos. Desta vez, um clã de vampiros adquire uma tecnologia, chamada de paraSOL, capaz de impedir a entrada de raios solares na Terra. Longe da luz, os vampiros aprisionam os humanos e seres de outras espécies, criando um verdadeiro estoque de sangue, enquanto constroem um grande império.

Caçadores de vampiros

Você começa controlando Lucius, um caçador de vampiros arrogante e de passado obscuro, que age com total independência, a não ser pela sua única companhia, o "gatinho" Nero. Armado com uma espada, você pode atacar, criar combos e usar o poder da escuridão de Nero, uma criatura que carrega em si o poder de um elemento natural. Depois de acostumar-se ao controle de Lucius, você passa a comandar Aaron, um órfão que usa como arma uma pistola fortificada pelo poder da luz.

Uma das características de "Lunar Knights" mais divulgadas pela Konami é o sistema de passagem do tempo (do dia para a noite e vice-versa) e alteração do clima. Antes, no entanto, convém explicar a barra de energia, que decresce quando você corre ou utiliza algum "terrenial" para amplificar o poder de seus ataques. Para recarregá-la, Aaron pode captar os raios do sol, durante o dia, e Lucian, a luz da lua, durante a noite. Outras opções incluem o uso de itens especiais ou a procura por pequenos focos de energia que pairam pelo ar em determinados pontos.

Na prática, o sistema serve apenas para você saber se é dia ou noite, mostrando a transição do sol para a lua e o encobrimento das nuvens, que dificultam a captação de luz. No entanto, tudo é meramente cosmético, visto que é possível saber o período através das cores do cenário. As falhas do sistema aparecem quando você necessita da luz da lua durante o dia, ou a situação contrária, para enfrentar um chefe, e não possui nenhum item para carregá-la. De duas, uma: ou você morre, ou carrega o jogo anterior. Frustrante.

Seu personagem é controlado tradicionalmente, através do direcional. Similar aos jogos da série "Boktai", os gráficos são em 2D, com um nível de detalhes impressionante e a câmera possui uma angulação isométrica, mas um pouco mais elevada do que estamos acostumados a ver nos jogos do gênero. A ausência de um direcional analógico no DS dificulta um pouco a movimentação de seu personagem, visto que graças à isometria, andar para frente significa andar na diagonal.

A partir de um determinado momento, ambos personagens ficam disponíveis, bastando pressionar o botão Select para alternar entre um e outro. Eles se diferenciam pelo estilo de combate (curta e longa distância) e terrenial (escuridão e luz). Existem quebra-cabeças que utilizam as habilidades específicas de cada um, mas que se resumem a usar a pistola de Aaron para ativar uma alavanca distante ou algo não muito mais elaborado. Além disso, ambos podem correr e invocar o poder de outros quatro terrenials, quando coletados.

A invocação só é permitida quando a barra TRC está preenchida, exigindo que você aniquile algumas dezenas de inimigos ou consuma determinados itens. Dependendo do terrenial selecionado, você invoca um tipo diferente de catástrofe, usando a stylus. Com movimentos circulares e contínuos, cria-se um furacão para o furação, por exemplo. Se os inimigos atingidos carregarem o poder do elemento terra, oposto ao elemento ar, eles tomarão danos elevados.

A stylus também é utilizada após derrotar de cada chefe, em um minigame em 3D remanescente dos jogos de nave do tipo "shooter". Com a canetinha, você "arrasta" a nave pela tela, desviando de projéteis e atirando nos inimigos, com toques simples. Embora traga o nível de desafio ideal, com seqüências de inimigos diferentes e dois chefes para cada fase, os cenários são idênticos e repetitivos.

Deixa até o Solid Snake com inveja

O jogo possui enfoque na ação sem se limitar ao combate direto com inimigos, como em qualquer RPG de ação baseado em masmorras ("dungeons"). É possível passar por seus inimigos sem ser notado e ainda aproveitar a ocasião para atacá-los e causar um dano muito maior. A influência de "Metal Gear" fica ainda mais clara quando você assopra no microfone do DS e ouve seu personagem assoviando e atraindo a atenção do inimigo.

As batalhas são bastante ricas, graças à variedade de inimigos e à maneira única de cada um reagir, defender e atacar, podendo atingir seus próprios comparsas. Em alguns momentos, é preciso cumprir missões específicas, como resgatar pessoas ou sobreviver a uma armadilha. Algumas fases possuem ainda caminhos que só podem ser acessados em uma segunda ou terceira visita.

Seqüências animações em 2D aparecem no decorrer da aventura, dando um ar mais dramático aos momentos-chave da história. A trilha musical também merece destaque, por conseguir captar o clima de cada fase ou batalha do jogo. Em conjunto, o jogo ganha uma cara, uma identidade, tão forte quanto a de outras séries consagradas, como "Castlevania".

CONSIDERAÇÕES

Sem cair na repetição dos RPGs de ação, que assolou jogos como "Children of Mana", Lunar Knights consegue trazer desafio, variedade e diversão na medida certa. Apesar de seus pequenos problemas, é um dos melhores jogos do gênero para o DS e possui um charme capaz de atrair mesmo aqueles que não se interessam pelo mesmo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Lunar Knights: Vampire Hunters (DS)

    16 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Kojima Productions
    Lançamento: 06/02/2007
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1 jogador
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host