UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Mario & Sonic at the Olympic Games

22/01/2008

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
Na década de 1990, Mario e Sonic eram mais que mascotes, mas os soldados de linha de frente na guerra dos consoles de 16 bits. O encanador bigodudo é o símbolo máximo da Nintendo e seu Super NES, enquanto o ouriço terrestre representava a Sega e o Mega Drive. Depois que esta abandonou seu negócio de hardware, após o insucesso do Dreamcast, Sonic começou a aparecer em outros videogames e, no final de 2007, pela primeira vez, as duas mascotes co-estrelaram um game baseado nas Olimpíadas de Pequim para o Wii.

Agora, poucos meses depois, "Mario & Sonic at the Olympic Games" chega para o Nintendo DS. Trata-se praticamente do mesmo jogo, ou seja, uma coletânea de minigames que fazem alusão às principais modalidades esportivas das Olimpíadas, e que traz personagens das franquias "Mario Bros." e "Sonic the Hedgehog". Se no Wii a graça estava nos controles que fazia o jogador mexer freneticamente os braços, na edição portátil, o destaque vai para a precisão e o tempo de resposta dos comandos.

Olimpíada de bolso

Grande parte das provas coincide com a edição para Wii, mas, naturalmente, os controles são completamente diferentes. No portátil, os comandos são feitos com a caneta ou usando o direcional e os botões, dependendo da modalidade. Existem alguns movimentos comuns: para correr, por exemplo, é preciso esfregar a caneta para os lados, o mais rápido que puder.

Duelo do século em duas telas

Um dos contratempos da edição original foi corrigido: está muito mais fácil saber o que se deve fazer em cada uma das provas, pois as instruções aparecem de forma mais clara e estão sempre visíveis. Nem tudo é intuitivo, e algumas vezes é preciso recorrer ao manual interno do game, mas, de toda forma, está muito mais amigável desta vez. Além disso, tem-se a impressão de que o tempo de resposta é melhor, e que os comandos são compreendidos de forma mais precisa pelo sistema.

Menos esportes clássicos...

O número de provas caiu: eram 20 modalidades esportivas para o Wii, e no portátil sobraram 16. Certamente é uma perda, mas foram retirados aqueles que tinham mecânicas similares, então não comprometeu muito a diversidade. Como no original, a Sega se esforçou para que as provas tenham controles variados. Mesmo na competição mais simples, a de 100 metros rasos, não basta apenas riscar a tela freneticamente, mas fazer uma boa largada.

As provas de natação exigem que se façam certos movimentos com a caneta, ao mesmo tempo em que você deve se preocupar em acertar o tempo para apertar o botão de respirar. Já a competição de saltos exige que se arraste a caneta na diagonal, e o ângulo, em conjunto com a velocidade da corrida, determina a distância do pulo. Algumas disciplinas mudaram radicalmente, como é o caso de tênis de mesa. No Wii, os controles são feitos com gestos, mas, no DS, usam-se os direcionais e botões. Uma das provas exclusivas para o portátil é o ciclismo, que lembra um pouco o esquema de "Mario Kart", pois há itens na pista, que servem para recuperar o fôlego.

Alguns esportes perderam a diversão na transposição para o portátil. É o caso do arco-e-flecha e do tiro esportivo. Em ambos os casos, está muito mais rápido e preciso fazer a mira, diminuindo sensivelmente a dificuldade e a tensão (sem falar que no Wii, essas são algumas das provas cujas sensações mais se assemelham ao esporte real).

... e mais fantasia

Sonic recordista
Se a edição portátil perdeu algumas modalidades esportivas clássicas, por outro lado, tem o dobro de eventos "dream" - oito, no total -, que são aqueles com regras especiais, mais "videogame". O "Dream Race" e o "Dream Table Tennis", por exemplo, vieram do Wii, mas também existem opções como o "Dream Shooting", que é a competição de tiro com itens, que podem ser usados para atrapalhar os oponentes. Ainda, é possível roubar os pontos dos adversários, acertando nos balões. Já no "Dream Canoe", o objetivo é juntar uma determinada quantidade de moedas e seguir para a linha de chegada. Existem itens que permitem atacar os outros competidores, e tomar-lhes seu dinheiro.

Os modos de jogo são semelhantes ao original. Para um jogador, a principal opção é o Circuit, no qual se compete contra três outros adversários (no Wii há até sete competidores controlados pelo computador) num circuito de três a cinco provas, dependendo da categoria. Em uma das disciplinas, o jogador pode usar a opção de dobrar a pontuação. Ao conseguir bons resultados em cada um dos circuitos, abrem-se novas fases e mais modalidades para o modo de competição avulsa. Na modalidade Mission, o intuito é cumprir determinados objetivos, como tirar uma pontuação entre 7 e 8 no salto sobre o cavalo usando o Mario. As missões são diferentes para cada um dos 16 personagens.

Menos festa e mais competição

Melhores momentos
O multiplayer é mais confortável no DS, já que cada jogador tem a sua própria tela. Algumas das provas podem ser jogadas com apenas um cartucho, mas, para acionar todas as disciplinas, cada jogador precisa ter sua cópia. Como os controles, em geral, estão mais simples no portátil, o título é mais acessível para um maior número de usuários. Por outro lado, não tem aquele clima de festa que é proporcionado pela edição para Wii - afinal, os próprios jogadores acabam virando atração nesse console.

Naturalmente, o visual é mais modesto que o da edição para Wii, mas parece utilizar melhor a capacidade da plataforma. Os personagens estão todos bem caracterizados e com bom nível de detalhes. A tela não flui tão bem, mas não atrapalha em nada o desempenho da partida. A trilha sonora é a mesma sem inspiração do original, mas, em termos de qualidade de áudio, é similar à versão para o console.

CONSIDERAÇÕES

"Mario & Sonic at the Olympic Games" para o Nintendo DS supera o game para Wii em alguns quesitos, enquanto perde em outros. Certamente tem explicações mais claras e controles mais simples, que faz com que mais jogadores possam abraçar o título. Por outro lado, algumas provas, como as de tiro e de arco-e-flecha, tão adequadas ao console, perderam muito de sua sensação física. No fim das contas, consegue apenas levar uma medalha de bronze.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Mario & Sonic at the Olympic Games (DS)

    62 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Sega
    Lançamento: 22/01/2008
    Distribuidora: Sega
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória
    Outras plataformas: WII
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host