UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Pokémon Black & White

11/03/2011

FELIPE CARETTONI
Colaboração para o UOL
A segunda maior franquia da Nintendo (atrás apenas do Super Mario) chega à quinta geração de monstrinhos de bolso em pleno aniversário de quinze anos, período marcado por títulos variados, card games, desenhos animados, filmes e muitos brinquedos. Mas agora a linha principal de jogos de "Pokémon" embarca em sua primeira empreitada em três dimensões, numa época em que o portátil Nintendo DS aos poucos perde fôlego com a chegada do sucessor, o 3DS.

Mesmo com a transição de aparelhos eminente, "Pokémon" brilha mais uma vez e traz uma experiência que deve durar longos anos e fazer sucesso tanto com os mais novos quanto com os jogadores experientes. Apesar de já parecer clichê, a série mantém sua fórmula principal intacta e ainda ousa com novidades surpreendentes.


Uma nova história

Game traz mais de 150 novos Pokémons
"Pokémon Black & White" inaugura a região de Unova e apresenta mais de 150 pokémons inéditos, somando um total de 649 monstrinhos de bolso. Por querer criar cenários em três dimensões, a Game Freak inventou um conjunto de cidades grandes interligadas por pontes colossais, cada uma com perspectivas de câmera diferentes e animações próprias, trazendo uma boa sensação de profundidade.

O jogador mais uma vez entra na pele de um garoto ou garota que deseja se tornar um(a) grande treinador(a) de pokémon. Mas diferente das séries anteriores, o personagem é acompanhado por dois rivais e amigos de infância que se alternam para trazer maior desafio ao game.

E como nem tudo são flores, o papel de vilão é protagonizado pela equipe Plasma, uma organização que tem como objetivo separar os humanos dos pokémons e gerar uma suposta paz entre ambos. Em meio à confusão, surge uma misteriosa figura com o nome "N" que também transforma-se em um rival para o jogador.

Com um total de três inimigos, uma equipe misteriosa, oito ginásios completamente diferentes e uma elite de quatro treinadores experientes, "Pokémon Black & White" consegue ser a geração mais complexa de toda a franquia de monstrinhos de bolso. O jogador é instigado a treinar desde os seus primeiros passos e ainda conta com uma série de dicas que mantêm o game desafiador e divertido em um nível tão equilibrado que qualquer pessoa pode experimentar.


Combates mais equilibrados

A inclusão da terceira dimensão foi acompanhada de uma profunda modificação visual nas batalhas. Todos possuem agora animação própria de combate, se mexendo durante toda a partida. Isso não apenas trouxe fluidez para as batalhas, mas também criou um novo ritmo à elas, acabando totalmente com o combate monótono das gerações passadas.

Grande parte dos antigos golpes sofreu alterações de força e nível de acerto para equilibrar as partidas entre todos os tipos de pokémon. O ataque Petal Dance, por exemplo, recebeu acréscimo de 30 pontos de força e agora pode ser comparado a poderosos golpes tal qual Thunder, Blizzard e Fire Blast. Por outro lado, a técnica Hypnosis perdeu 10 pontos de acerto para dificultar a indução de dormência em um combate.

Victini é um novo Pokémon raro
Outra novidade interessante é a batalha tripla, tipo de competição entre trios de pokémons que, assim como os combates em duplas, traz uma gama enorme de estratégias inéditas e combinações diferentes de monstrinhos. A regra é simples: apenas o pokémon posicionado no meio do grupo pode acertar todos os adversários, incluindo os seus companheiros. Já aqueles posicionados nos cantos só podem mirar em seus inimigos opostos e o do centro. Há ainda a opção de girar a disposição dos pokémons em sentido horário ou anti-horário, modificando os respectivos alvos.

Apesar das novidades, alguns aspectos continuam iguais desde a última modificação, da terceira para a quarta geração, quando cada golpe recebeu a classificação de "especial" ou "físico". Manter a mesma fórmula de sucesso por tanto tempo e ainda conseguir inovar é prova de que a franquia Pokémon ainda permanece em seu ápice de qualidade.


Muito mais interatividade

"Pokémon Black & White" possui três tipos de interações entre jogadores: wireless, infravermelho e online. Estes podem ser ativados no interior dos Pokémon Centers de qualquer cidade, ou então pelo inédito sistema chamado C-Gear, um aparelho que permite acessar todas as funções anteriores utilizando a tela sensível do Nintendo DS a qualquer momento do jogo.

O infravermelho é a principal ferramenta para a interação entre dois jogadores, já que seu sistema funciona mais rapidamente. Com ele, é possível batalhar, trocar monstrinhos e ainda utilizar as câmeras dos portáteis para comparar ambos jogadores, checar a compatibilidade entre os dois e assim receber itens especiais. Além disso, esse sistema pode facilitar a troca de Friend Codes, necessitando apenas que os dois aparelhos estejam próximos um do outro.

O wireless mantém as mesmas funções das gerações passadas, com batalhas e trocas, mas é preciso utilizá-lo nos Pokémon Centers, diferente do que ocorre com o infravermelho. As únicas excessões são as inéditas Entralink e Xtransceiver. A primeira possibilita que o jogador se una a outros para completar determinadas missões em locais especiais, enquanto a segunda ativa um chat em vídeo para até quatro jogadores.

Assista a demonstração japonesa
No entanto, a modalidade mais completa e divertida é a online, utilizada através do Nintendo Wi-Fi Connection. Além de interagir com os seus próprios amigos, o jogador pode optar por desafiar qualquer oponente em batalhas simples, duplas ou até triplas, sem a necessidade de Friend Codes. Esse sistema utiliza uma procura aleatória por adversários e ainda permite que o jogador faça upload de seu desempenho para colocá-lo em um ranking mundial. O Global Trade Station, modo que permite a troca de monstrinhos entre jogadores de qualquer parte do mundo, está de volta. Dessa vez, porém, o sistema pode ser acessado no interior de qualquer Pokémon Center.

A interatividade entre os jogadores nunca esteve tão completa como nesta quinta geração. Cada modalidade traz um desafio divertido e diferenciado, como nenhum outro jogo de RPG para os portáteis da Nintendo conseguiu fazer. Apesar da baixa qualidade de conexão da NWFC, as simples batalhas entre pokémons não interferem o desempenho do jogo e muito menos causam atrasos nas partidas.

CONSIDERAÇÕES

Após 4 anos desde o lançamento da quarta geração dos monstrinhos de bolso, "Black" e "White" marcam um novo capítulo da linha principal dos jogos de "Pokémon", sem perder a mecânica consagrada da série. O ótimo enredo, a trilha sonora impecável e as melhorias gráficas fazem dessas versões a mais profunda experiência de um jogo da série. O balanceamento das batalhas e o excelente modo online com ranking completam a quinta geração de maneira exemplar, possibilitando que qualquer pessoa consiga se divertir.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Pokémon Black and White (DS)

    147 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Game Freaks
    Lançamento: 06/03/2011
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: Multiplayer online
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host