UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Super Scribblenauts

15/11/2010

MÁRCIO PACHECO
Colaboração para o UOL
"Scribblenauts" foi uma das grandes surpresas de 2009, trazendo uma mecânica bastante criativa e inovadora em que o jogador para resolver quebra-cabeças deve escrever palavras que se materializam na tela, desafiando assim a criatividade dos jogadores.

Um ano depois chega a sequência, "Super Scribblenauts", mantendo toda a essência e genialidade do primeiro título, mas agora com a inclusão de adjetivos em seu dicionário, aceitando milhares de palavras.

Outra mudança significativa foi no sistema de controles de Maxwell, o protagonista do jogo, que é comandado através do direcional e não mais pela tela de toque do aparelho (mas pode-se optar também pelo modo antigo de controle pela tela).

Solte a imaginação

Assim como no anterior, a grande diversão de "Super Scribblenauts" é testar sua imaginação na criação de objetos. Quer alcançar uma plataforma fora de alcance? Então escreva "escada", que ela aparece e você pode usá-la. Ou então "corda", ou ainda "trampolim" e assim por diante.

Veja as novidades dos controles
Mas porque não ser mais criativo e ousado? Pode-se invocar, por exemplo, uma "vaca zumbi voadora vermelha" e pronto, como em um passe de mágica sua vaquinha morta-viva se materializa na tela, inclusive com as características dos adjetivos. Não quer uma vaca? Tudo bem, coloque então um "dragão gigante listrado obeso" e ele vai aparecer para te ajudar. Ou qualquer coisa que você imaginar.

E este é o grande trunfo do jogo, dar ao usuário uma gigantesca liberdade de criar os mais loucos objetos para alcançar um objetivo, e no fim coletar os itens chamados Starites, espalhados pelos cenários. As missões de cada fase são variadas e bastante inusitadas, algumas exigindo interações com outros personagens e objetos das áreas, como por exemplo criar um exército em uma vila que está sendo invadida ou furar uma fila comprida dando objetos para as pessoas, ou ainda criar uma nova forma de extinção para os dinossauros que não seja pelos meteoros.

O sistema de controles por meio da tela sensível a toque era o grande problema do anterior, e foi facilmente resolvido com a adição da opção de se jogar pelo direcional e botões do aparelho, tornando as coisas melhores e mais fluidas.

Veja trailer da Gamescom 2010
Ganha-se bônus ao coletar as Starites e ao usar palavras novas, e com eles é possível comprar dicas para a resolução de quebra-cabeças ou comprar novos avatares para o personagem. A possibilidade de uso dos adjetivos acrescenta uma infinidade de criações e combinações, mas eles também têm uso prático no jogo. Há fases especiais que o jogo irá exigir a criação de objetos adjetivados, como chaves coloridas para completar as missões.

Por outro lado, outras fases proíbem o uso de adjetivos e possuem uma solução bem específica, enquanto outras (em menor número) permitem uma liberdade maior da imaginação, como se infiltrar em uma base inimiga como um espião. Adjetivos como "grande" e "gigante" fazem diferença na criação dos elementos, sempre incentivando o jogador a fazer novas experimentações.

Assim como o anterior, o game possui algumas limitações, as criações precisam ser objetos físicos e não são aceitas palavras vulgares, palavrões, nomes com uso de direitos registrados e nomes próprios.

Um ponto que alguns jogadores podem sentir falta foi a visível diminuição das fases de ação, em que tínhamos que controlar Maxwell por plataformas, o que era bom para dar uma variada nas fases de quebra-cabeças. Ainda há fases longas em que se deve controlar o personagem, mas elas estão em menor número e a maioria exige apenas que se crie os objetos e os posicione na tela. Outro probleminha é que depois de algum tempo, algumas fases começam a se repetir, apesar de serem missões diferentes, suas resoluções seguem o mesmo esquema.

Há a opção para o português, ideal para os mais jovens ou para quem tem problemas com o inglês. Mas assim como o game original, algumas palavras não foram traduzidas e alguns adjetivos podem não ser aceitos, sendo necessário mudar para o idioma em inglês. Faltou um refinamento melhor neste quesito.

Trailer da E3 2010
São 120 fases de dificuldade crescente, e o jogador ainda pode voltar para os cenários já visitados e jogar em um modo avançado, que consiste em cumprir os objetivos sem repetir palavras ou adjetivos já usados anteriormente, o que pode se mostrar um desafio para a criatividade.

Existe ainda uma opção para criação de cenários, permitindo que os usuários criem seus próprios quebra-cabeças, com várias ferramentas de customização, e que depois de prontos, podem ser compartilhados com outros jogadores via rede Nintendo WiFi Connection.

Apesar da inclusão dos adjetivos no sistema do jogo (que realmente fazem uma grande diferença) e na melhora dos controles do personagem, o jogo não apresenta muitas outras diferenças significativas do anterior, com um visual ainda em estilo de desenho animado e os efeitos sonoros característicos.

CONSIDERAÇÕES

"Super Scribblenauts" é sem dúvida um dos jogos mais divertidos que pode ser encontrado para o portátil da Nintendo. Ele pode apresentar uma dificuldade relativamente baixa, mas a grande diversão reside em desafiar o dicionário do game e testar seu poder de criatividade. A inclusão de adjetivos em sua mecânica aumentou ainda mais o número de possibilidades e imaginação de seus usuários e é perfeito para uma plataforma portátil, seja para matar o tempo em longas filas, em viagens demoradas ou simplesmente para passar o tempo num dia chato.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Super Scribblenauts (DS)

    239 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: 5th Cell
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: Warner Bros
    Suporte: 1 jogador
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host