Topo

Vilão ou herói? O que podemos esperar do anão na última temporada de "GoT"

Do UOL, em São Paulo

28/08/2017 10h31

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do episódio final da sétima temporada de "Game of Thrones". Não leia se você não quer saber o que acontece.

A conversa franca com Cersei, o olhar misterioso quando Jon entra no quarto de Daenerys, afinal, o que esperar de Tyrion Lannister na última temporada de “Game of Thrones”? Na final da sétima temporada, exibida neste domingo (27), o comportamento do anão deixou dúvidas.

Simultaneamente, enquanto ele olhava fixamente para o quarto da Mãe dos Dragões, Sam e Bran revelavam que Jon Snow é mesmo filho legítimo de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen, portanto, sobrinho de Daenerys. Será que Tyrion sabia do parentesco e estava processando a relação incestuosa proibida entre os dois? Será que Tyrion estava com ciúmes de sua rainha?

Vamos lembrar: Na quarta e quinta temporada, depois de matar o pai, Tywin, o anão fugiu, traiu a família, quase morreu várias vezes até tornar-se mão do rei de Daenerys. Nos livros, escritos por George R.R. Martin, ele ainda não conheceu a rainha, então não temos ideia de como a nova versão de tudo isso vai se desenrolar. Mas o que já sabemos é que Tyrion foi responsável por enviar Jorah Mormont para longe de Mereen (depois de ter a certeza que ele era apaixonado por Daenerys). O anão também foi o único que aconselhou Daenerys a fazer Daario, fiel escudeiro e “namorado” da rainha, a ficar em Essos.

Daenerys acatou e, percebendo que ela estava triste, o anão disse: “Ele não foi o primeiro a amar você e não será o último”. Pode ser amor pela Mães dos Dragões, mas pode ser também que Tyrion está sendo político. Talvez ele tenha tirado os homens que amam Daenerys de sua vida porque não queria que ela perdesse o foco na guerra contra Cersei. Mas o anão, pelo visto, ainda terá que lidar com o amor de Daenerys e Jon pela frente.

Foi Tyrion o responsável por convencer a irmã a se aliar a Daenerys, o que rendeu um dos melhores diálogos do episódio, cheio de referências ao passado e, particularmente, à morte do pai de ambos. E claramente um diálogo cheio de ironias.

Mas teoricamente funcionou. Cersei então surgiu diante de Jon e Daenerys para afirmar que iria se juntar à batalha. Ao ver Jaime começar a organizar as tropas, porém, ela entregou que tudo não passava de um golpe.

Apaixonado ou não, Tyrion promete ser a peça fundamental na guerra final. Não podemos esquecer de Jamie, que provavelmente vai se aliar ao irmão contra Cersei.