Topo

Teatro descobre 20 acusações de "comportamento inadequado" contra Spacey

Kevin Spacey trabalhou no teatro britânico The Old Vic - Getty Images
Kevin Spacey trabalhou no teatro britânico The Old Vic Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/11/2017 11h32

O tradicional teatro britânico The Old Vic, do qual Kevin Spacey foi diretor artístico, anunciou nesta quinta-feira (16) que uma investigação interna encontrou 20 casos de “comportamento inadequado” do ator – que nas últimas semanas foi acusado de assédio e abuso sexual por vários homens.

Em seu relatório, a instituição reconheceu que as pessoas não se sentiram encorajadas a denunciar o ator e pediu desculpas. “Apesar de termos os procedimentos adequados, foi dito que aqueles afetados se sentiram impotentes para fazer suas denúncias e que Kevin Spacey agia sem ser devidamente responsabilizado por seus atos. Isso é claramente inaceitável e o The Old Vic genuinamente pede desculpas por não criar um ambiente ou uma cultura em que as pessoas se sintam capazes de falar livremente”.

Veja mais

O presidente do teatro, Nick Clarry, reforçou o pedido de desculpas em uma declaração oficial: “Comportamento inadequado por parte de qualquer pessoa trabalhando no Old Vic é completamente inaceitável. Vamos criar um ambiente sem preconceito, assédio ou bullyiong de qualquer tipo, em todos os níveis. Queremos que qualquer pessoa que trabalhe aqui se sinta confiante, valorizado e orgulhoso de fazer parte da família The Old Vic”.

O atual diretor artístico do Old Vic, Matthew Warchus, disse que tem “uma genuína e profunda simpatia por todos aqueles que se manifestaram e disseram que se machucaram, de alguma forma,” com as ações de Spacey, que ocupou o cargo de 2004 a 2015. Ele negou, porém, que o comportamento do ator já fosse conhecido pela instituição: “Essas acusações foram um choque e uma surpresa perturbadora para muitos de nós. É incorreto, injusto e irresponsável dizer que todo mundo sabia.”

Entenda as acusações contra Spacey

As acusações contra Spacey surgiram no final do mês passado, quando o ator Anthony Rapp, de Star Trek: Discovery, afirmou ter sido assediado por Spacey quando tinha 14 anos. Depois, uma série de outros casos foram revelados. 

Spacey disse que não se lembrava dos fatos relatados por Rapp, no mesmo momento que revelou que era homossexual. A saída do armário ao se defender da acusação de assédio também provocou uma onda de críticas em Hollywood.

Logo após o escândalo estourar, a Netflix suspendeu a produção da sexta temporada de "House of Cards", que já estava em andamento. Dias depois, oito funcionários da produção disseram ter sido assediados ou abusados por Spacey, que também é produtor da série. Depois, a Netflix cortou os laços com o ele, anunciando que não daria continuidade à atração enquanto Spacey estivesse no elenco. A plataforma de streaming ainda cancelou o lançamento do filme "Gore", que era estrelado e produzido pelo artista.

O ator já está sendo investigado pela Scotland Yard, a polícia britânica, por uma acusação de estupro.