Topo

"Game of Thrones" retorna para 7ª temporada: o que você precisa saber

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo e em Londres*

16/07/2017 04h00

Após uma espera de mais de um ano, “Game of Thrones” estreia neste domingo (16) aquela que promete ser a sua temporada mais grandiosa até agora – tanto pela escala da produção como pela euforia construída pelos fãs e estimulada pela HBO.

Impulsionada por uma sexta temporada que bateu recordes de audiência e de prêmios, a sétima chega com a missão de preparar o terreno para o esperado desfecho da saga criada por George R.R. Martin nas “Crônicas de Gelo e Fogo”, ainda sem previsão de ser concluída nos livros originais.

Com a morte de boa parte do elenco em 2016, os protagonistas estão mais em evidência do que nunca. E, o mais importante, convergindo para os mesmos lugares e contra uma ameaça comum: os White Walkers.

“Acho que a sétima temporada é menos sobre as disputas entre as famílias e mais sobre o quadro geral”, disse Sophie Turner, a Sansa, em entrevista ao UOL. “Há mais em jogo nessa temporada. Essa ameaça dos White Walkers está crescendo, e isso é o que une muitas pessoas que você não esperava. Há muitas alianças sendo feitas”.

Para ajudar a entender o status atual dos habitantes de Westeros, separamos abaixo o que você precisa lembrar para acompanhar os novos episódios.

Daenerys desembarca em Westeros no primeiro episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Daenerys desembarca em Westeros no primeiro episódio da sétima temporada de "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação/HBO

Dany e cia

Daenerys, a personagem que passou mais tempo longe dos outros, desembarcará em Westeros logo no primeiro episódio, um momento que era aguardado com grande expectativa desde o começo da série. Fotos oficiais da HBO confirmaram que ela chegará à Pedra do Dragão, que durante séculos foi o lar da família Targaryen.

A Mãe dos Dragões estará ao lado de seus novos aliados, Yara e Theon Greyjoy, Ellaria Martell e suas Serpentes de Areia, e Olenna Tyrell.  E ela ainda conta com o apoio de uma horda dothraki, dos Imaculados e dos conselheiros Varys e Tyrion, que foi nomeado como Mão da Rainha. Ah, e Dany está solteira depois de terminar o relacionamento com Daario Naharis, já de olho em uma possível aliança por casamento.

E ela deve encontrar bem cedo uma pedra em seu caminho: Euron Greyjoy. O tio de Theon e Yara matou o pai deles, Balon, reclamou para si o trono das Ilhas de Ferro e está em uma missão para matar os sobrinhos e conquistar Daenerys com seus “dotes”.

No Norte...

Em Winterfell, Jon Snow foi aclamado como Rei do Norte. E Sansa, que foi responsável pela vitória na Batalha dos Bastardos ao convocar os cavaleiros do Vale, acabou deixada de lado – o que promete tensão entre os dois.

Outro habitante de Winterfell neste momento é Petyr Baelish, o Mindinho, que deixou bem claro para Sansa que gostaria de se casar com ela e vê-la no Trono de Ferro.

Melisandre, apesar de ter ressuscitado Jon Snow, acabou banida de lá pela morte da pequena Shireen – e, segundo os trailers, deve acabar em Pedra do Dragão, talvez cortejando uma aliança com Daenerys. Davos, por outro lado, permanece por lá. 

Além da Muralha, temos Bran e Meera, que escaparam por um triz do Rei da Noite -- com a ajuda de Benjen Stark, tio dos garotos Stark que estava desparecido desde a primeira temporada e, atualmente, é um morto-vivo. Bran, vale lembrar, se tornou o Novo Corvo de Três após o antigo ser morto pelos White Walkers e é o único que sabe a origem dos White Walkers e a verdadeira paternidade de Jon Snow, informações reveladas por meio de suas visões.

Arya

Após deixar Braavos, a Stark caçula retornou a Westeros e matou o lorde Walder Frey – o grande responsável pelo Casamento Vermelho da terceira temporada –, não sem antes servir a ele uma torta feita com a carne de seus dois filhos. E, pelo que os trailers mostram, ela irá em direção ao Norte.

Realeza complicada

Em Porto Real, as coisas não estão promissoras. Cersei está no Trono de Ferro após o suicídio de seu último filho vivo, Tommem – causado pela decisão dela de explodir o Septo de Baelor, com boa parte do elenco da série dentro dele.

Jaime retornou a tempo da coroação da irmã, e não fez uma cara boa ao perceber o que estava ocorrendo – afinal, ele matou Aerys, o Rei Louco, justamente para impedir que ele explodisse a cidade.

Sam

No fim da sexta temporada, o amigo de Jon Snow chegou à Cidadela, na esperança de descobrir uma forma de matar os White Walkers. Será ele a grande esperança dos Sete Reinos?

Cão 

Ele estava levando uma vida tranquila até que teve seu grupo brutalmente assassinado. Em busca de vingança, acabou se juntando à Irmandade Sem Bandeiras, que partiu rumo ao Norte. Seu irmão, Montanha, segue em versão zumbi em Porto Real. 

O que dizem as estrelas de "Game of Thrones" sobre seus personagens na 7ª temporada

  • Divulgação

    Ela tem esse poder recém-descoberto que ela não tinha antes. Não é tanto quanto Jon tem, mas ela está aprendendo a lidar com isto nesta temporada

    Sophie Turner, a Sansa
  • Divulgação/HBO

    A relação com Sansa, que é o caminho que ele escolheu pra facilitar a sua ascensão, está dando frutos, na forma que ele planejou e em outra também. Ela provou ser uma igual, o que era esperado, e isso é uma posição interessante, ver que a pessoa que você mentorou e tutorou é capaz de te superar se ela quiser. Eles estão brincando um com o outro

    Aidan Gillen, o Mindinho
  • Divulgação/HBO

    Ele está nessa situação precária em que está sozinho, só com a Meera, e tem toda essa informação que pode mudar todo o destino da história, especialmente a origem dos White Walkers. Não tem porque isso não pode revelar alguma informação-chave para detê-los. Bran realmente precisa manter a cabeça erguida e levar essa informação para as pessoas certas e fazer com que elas o escutem, porque se ele não conseguir, o mundo corre um grave perigo

    Isaac Hempstead Wright, o Bran
  • Divulgação/HBO

    É diferente para Davos estar com alguém jovem que é inseguro e está à vontade para pedir conselhos

    Liam Cunningham, o Davos
  • Divulgação/HBO

    Você não vai mais vê-la tão confiante quanto ela era no início da série, você vai ser mais vulnerabilidades ? mas ela se sente mais fortalecida por causa do milagre de Jon Snow

    Carice van Houten, a Melisandre
  • Divulgação/HBO

    Quando ele pediu a Jon para ir para Cidadela, ele não estava tentando conseguir uma vida confortável para ele mesmo. Ele estava tentando proteger Gilly e o bebê dos horrores do mundo, e era lá que ele poderia exercitar suas habilidades e fazer o que era melhor para todos. Ele não quer uma vida confortável, ele quer ir lá, se esforçar muito e lutar a mesma guerra que todos estão lutando. E ele acha que esse é o lugar me que ele pode fazer isso. Ele não ficará feliz até ter atingido completamente o seu potencial

    John Bradley, o Sam

*A jornalista viajou a convite da HBO