Topo

“Pai” do corcunda de Notre Dame, Victor Hugo seria chamado de mortadela nos dias de hoje

Rodrigo Casarin

30/06/2017 11h56

O Google tem dado certa atenção para escritores nos últimos dias. Depois de homenagear Machado de Assis, hoje é a vez de Victor Hugo, um dos principais nomes da literatura francesa, ganhar um doodle.

Muito por conta do desenho da Disney, "O Corcunda de Notre Dame" é, provavelmente, a obra mais conhecida do autor entre os brasileiros. Mas é pelo seu grande clássico que Hugo recebe a homenagem do Google. Nesta data, em 1862, era publicado o último capítulo de "Os Miseráveis", uma novela colossal que recheada de críticas sociais e ideias revolucionárias. Na narrativa, Jean Valjean, o protagonista, é preso após roubar um pão, condenado a trabalhos forçados e colocado em situações que lhe impedem de se reintegrar à sociedade.

Sim, como o Google lembra, o autor era um ativista dos direitos humanos e alguém extremamente preocupado com a sociedade na qual vivia – dentre as causas que defendia estava, por exemplo, o fim da pena de morte. Por conta de seu posicionamento político, foi obrigado a passar mais de 10 anos longe da França. Se por acaso vivesse no Brasil de hoje, não há dúvidas de que seria chamado de comunista ou mortadela. Precisamos mesmo de mais mortadelas como Hugo.

Veja a sequência feita pelo Google:

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.