Topo

Flip anuncia novos convidados com destaque para literatura lusófona

Livros pendurados nas árvores da praça da Matriz para estimular a leitura de crianças durante a realização da 13ª edição da Flip - Sebastião Moreira/EFE
Livros pendurados nas árvores da praça da Matriz para estimular a leitura de crianças durante a realização da 13ª edição da Flip Imagem: Sebastião Moreira/EFE

Do UOL, em São Paulo

08/05/2017 13h40

A 15ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) anunciou que este ano terá com convidados diversos autores da comunidade lusófona, como a jovem romancista Djaimilia Pereira de Almeida e o rapper e ativista Luaty Beirão, ambos nascidos em Angola.

O evento, que ocorre entre os dias 26 e 30 de julho, em Paraty (RJ), também contará com a presença de Pilar del Río, jornalista e tradutora que preside a Fundação José Saramago, e Frederico Lourenço, já anunciado, ensaísta e tradutor de clássicos gregos como "Ilíada" e "Odisseia"

Djaimilia surpreendeu o circuito lusófono com seu romance de estreia, batizado de "Esse Cabelo", que será lançado no Brasil durante a Flip. Já Luaty Beirão trará ao Brasil seu livro "Sou Eu Então Mais Livre, Então", escrito quando ele esteve como preso político em Angola.

Já Pilar del Río, à frente da Fundação José Saramago, casou com o escritor em 1988 e traduziu todos os seus livros para a língua espanhola. Após a morte do escritor, assumiu a linha de frente de diversos projetos da fundação, como o prêmio José Saramago, que revela novos autores da língua portuguesa.

A novidade deste ano será também a instalação da Casa Amado e Saramago em Paraty, que contará com programação própria em homenagem à Jorge Amado e José Saramago. A fundação José Saramago, com apoio do Ministério da Cultura de Portugal, e em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, lançará durante a Flip um livro inédito, ainda sem título, com correspondências trocadas entre Jorge Amado e José Saramago, além de uma exposição de fotos dos dois e xilogravuras de J. Borges (feitas para o livro "O Lagarto", de Saramago).