Topo

Aqueles que você respeita: os 10 memes mais marcantes da história

Rodrigo Casarin

22/11/2017 09h41

Memes, uma das maiores contribuições dos brasileiros para o mundo. São incontáveis os casos de tiradas criativas e engraçadas que surgiram nessa terra e circulam por todo o planeta pela Internet. Sobre eles que o jornalista Kleyson Barbosa se debruçou para escrever "Os 198 Maiores Memes Brasileiros Que Você Respeita", publicado pela Abril.

O trabalho de Kleyson foi, sem dúvidas, bastante divertido. Então, a pedido do blog, o autor elencou os 10 memes que, na sua opinião, são os mais emblemáticos de nossa história. Confira a lista:

Old school: "Batman Feira da Fruta é uma hilária gravação que circulou por vários anos como VHS e que se tornou quase lendária quando finalmente se disseminou online em meados de 2003. Com cerca de 18 anos na época, dois adolescentes, sem nenhum script nas mãos, dublaram uma de suas séries predileta: 'Batman', aquela dos anos 60, estrelada por Adam West".

O que conquistou o Brasil: "'Menos Luíza, que está no Canadá': esse é quase impossível não se lembrar. Veio de um anúncio na TV de um empreendimento imobiliário de João Pessoa em que o colunista social paraibano Gerardo Rabello falava das qualidades do projeto e diz que todos ali estariam presentes na inauguração do negócio – menos Luíza… que estava no Canadá. Daí, várias montagens começaram a relacionar fatos que já eram do conhecimento de todos, exceto da mais famosa intercambista brasileira de todos os tempos. Ela virou tema de forró, falso Plantão Urgente da Globo e muito mais. Por causa de tamanha repercussão, o meme foi parar nos principais noticiários jornalísticos do país. Era oficial: 'Luiza no Canadá' havia se tonado o primeiro meme brasileiro a sair do virtual e pautar conversas no mundo real em larga escala.

O que conquistou o mundo: "Nazaré Confusa: a personagem mais lembrada e popular de 'Senhora do Destino', é sem dúvidas, a vilã Nazaré Tedesco, mas uma cena acabou se tornando conhecida mundialmente. Era um close da vilã, com a cara atordoada. No meme, ela encara a matemática! Provando que matemática é mesmo uma linguagem universal, o meme também se popularizou fora do Brasil".

Leia também:

O que ainda perturba: "'Caetano Estaciona No Leblon': a imprensa brasileira jamais foi a mesma depois do flagra bombástico alardeado em 2005. Num furo de reportagem palpitante, com profundas consequências socioeconômicas para o Brasil e o mundo, um portal informava que… o cantor baiano Caetano Veloso havia estacionado o carro no Leblon naquela quinta-feira. Fotos comprovavam a revelação estarrecedora. Quem ainda não está perturbado com essa notícia?"

Acidente doméstico: "'Eita, Giovana': era para ser apenas um 'Desce, sobe, empina e rebola', mas terminou como um meme que dominou as redes sociais brasileiras por quase um ano. O vídeo caseiro bombou em 2014 e forjou duas expressões que já entraram para o léxico da zoeira online: 'Eita Giovana', aplicada em qualquer situação de surpresa ou desespero, e 'Segura esse forninho!', a metáfora mais bagaceira para quem busca forças num momento de dificuldade".

Dos tempos do Orkut: "'Fica, vai ter bolo': Esse meme, que usa uma das frases mais faladas em aniversários, fez sucesso na internet pela primeira vez no Orkut, em 2005. Mas a popularização da expressão se deu graças a um Tumblr criado em 2011 por dois usuários do Twitter que tinham perfis falsos para as celebridades Nair Bello e Hebe Camargo, que reunia fotos engraçadas acompanhadas da frase".

A musa: "Gretchen, a cantora e dançarina, conhecida como a rainha do rebolado, é sucesso desde os anos 1980, mas foi graças às suas participações em diversos reality shows a partir de 2010 que sua imagem passou a ser associada aos memes. Os criadores sabem muito bem aproveitar sua expressividade, sinceridade e olhares versáteis. Graças ao sucesso na internet, a musa estrelou clipe de Katy Perry e coleciona fãs como Nicki Minaj (outra musa do rebolado)".

Mistura do Brasil com os Estados Unidos: "'Por que você não amadurece?': O retrato do ator norte-americano Miko Hughes ainda criança, estrelando a série 'Três É Demais', fez sucesso nas redes sociais do Brasil. Na foto, ele faz uma careta como se tirasse sarro do jeito de alguém falando. Miko reconheceu a popularidade no país com um post no Instagram agradecendo aos fãs brasileiros".

A protagonista que mitou: "'Ata', a ilustração deste famoso meme é de 2004, mas a imagem só fez sucesso em 2016, quando um usuário do Twitter a editou e colocou na tela do computador uma simples palavra de três letras: 'Ata'. Seu alcance foi instantâneo e a própria Mônica Sousa, filha do quadrinista Mauricio de Sousa e inspiração da personagem, fez uma versão na vida real".

Quem dera fosse verdade: "O rosto de Carolina Ferraz berrando o bordão 'Eu sou rica! Ricaaaaa!' em uma cena da novela Beleza Rara, de 2008, caiu na graça da internet e logo a frase começou a ser usada mesmo sem a referência da novela. O meme é sucesso até hoje. A atriz diz se divertir com a repercussão e já estrelou comerciais fazendo alusão ao meme".

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.