Topo

Painel de "Liga da Justiça" exibe novo trailer e sugere volta de Superman

James Cimino

Colaboração para o UOL, em San Diego*

22/07/2017 16h48

Com a presença de Gal Gadot (Mulher Maravilha), Ben Affleck (Batman), Jason Momoa (Aquaman), Ezra Miller (Flash) e Ray Fisher (Ciborgue), a Warner exibiu neste sábado (22), na San Diego Comic-Con, um novo trailer de "Liga da Justiça", que estreia no dia 16 de novembro. E o vídeo de 4 minutos sugere o retorno do Superman (Henry Cavill), morto ao fim de "Batman vs Superman", e a possível entrada do Lanterna Verde no universo compartilhado da DC, já que o herói também tem filme confirmado.

O novo trailer de "Liga da Justiça" é um avanço considerável em relação a tudo que o estúdio mostrou do filme até agora. Mais focado e menos confuso, sugere uma trama mais simples: o vilão Lobo da Estepe (Ciarán Hinds) está na Terra atrás das caixas maternas, três artefatos de uma poderosa tecnologia alienígena deixados em Themiscyra (lar das amazonas), na Atlântida e entre os humanos. Ele narra que a Terra não tem Lanternas Verdes, não tem mais o kryptoniano e cairá como tantos outros mundos. Daí a ação se concentra na dinâmica da equipe, com o equilíbrio certo de tensão e humor (boa parte por conta do Flash de Ezra Miller), elemento ausente em "Batman vs Superman".

Jason Momoa se empolga e quebra uma cadeira após trailer de "Liga da Justiça" - Reprodução - Reprodução
Jason Momoa se empolgou e quebrou uma cadeira após trailer de "Liga da Justiça"
Imagem: Reprodução

As cenas de ação surgem mais claras e coloridas e a atmosfera opressora abre espaço para um filme mais bonito e otimista. A cena final - um "pós-créditos" no trailer -, mostra Alfred (Jeremy Irons) falando com alguém fora de cena e dizendo que agora eles têm motivo para ter esperança. Será que é a volta do Superman após sua morte nas mãos do Apocalypse? Ou será o surgimento do Laterna Verde no universo estendido DC?

O ator Henry Cavill, o Superman, não foi ao painel, e sua ausência foi sentida pelo público -- um fã chegou a perguntar sobre o porquê de ele não estar no evento. "Se você viu o último filme, o Superman está morto", respondeu Momoa, referindo-se a "Batman vs Superman".

Gal Gadot então emendou: "Se você é um fã do Superman, você vai ficar satisfeito com 'Liga da Justiça'".

Mais cedo, a Warner já havia revelado um novo cartaz de "Liga da Justiça". Nele, os heróis protagonistas se reúnem ao lado da frase "você não pode salvar o mundo sozinho".

Ben Affleck desconversa rumores

Elenco de "Liga da Justiça" na Comic-Con 2017 - Kevin Winter/Getty Images/AFP - Kevin Winter/Getty Images/AFP
Elenco de "Liga da Justiça" na Comic-Con 2017
Imagem: Kevin Winter/Getty Images/AFP

O trailer de "Liga da Justiça" foi o ponto alto do painel, mas outrosmomentos também se destacaram. Ben Affleck, envolto em rumores de que poderia deixar o papel de Batman por desejo da Warner, desconversou e deu a entender que estará no filme solo do herói dirigido por Matt Reeves.

"Deixa eu ser claro", respondeu o ator, interrompendo uma pergunta, "Batman é o papel mais foda do mundo. Estou muito animado em fazê-lo".

Mais Mulher Maravilha

Após o grande sucesso de "Mulher Maravilha", o estúdio anunciou oficialmente que dará uma sequência ao filme da heroína. Geoff Johns, co-presidente da DC Filmes, afirmou que está escrevendo o roteiro para o segundo longa de Diana Prince, com participação da diretora Patty Jenkins. Também foram confirmados "Shazam!", "Esquadrão Suicida 2", "Batman", "Liga da Justiça Sombria", "Green Lantern Corps" e "Batgirl".

Flashpoint

Os planos anteriores para o filme do Flash, com Ezra Miller como protagonista, foram deixados para trás. Em outro grande anúncio do painel, Warner e DC revelaram que o longa será baseado na minissérie de HQs "Flashpoint", em que o herói viaja ao passado e acaba alterando todo o futuro.

A decisão de mudar a direção do filme do Flash é uma aposta ousada do estúdio, que fica à frente da concorrência ao introduzir a noção de realidades alternativas, linhas temporais paralelas e uma ambientação radicalmente diferente do filme de super-herói tradicional -- com a possibilidade de dar um reboot em seu universo.

Spoiler de "Aquaman"

Foi exibida ainda uma cena inédita de "Aquaman", que está sendo filmado na Austrália neste momento. Na cena, dois velhos aparecem pescando em um barco, e a vara de um deles é puxada, como se tivesse fisgado um peixe.

A câmera mostra então o que está acontecendo debaixo d'água, e são submarinos indo em direção a Atlantis. No final, vemos a barbatana de um peixe gigante (na verdade um dos submarinos) cortando a água, e Aquaman frente a frente com um oponente não revelado.

Sem conseguir segurar o spoiler, Jason Momoa revelou que os submarinos mostrados na cena pertencem ao Mestre do Oceano, um dos maiores oponentes do Aquaman. "Sou famoso por me meter em encrenca, mas como eu vim da Austrália só para a Comic-Con, vou contar que o exército é do Mestre do Oceano, o meu irmão", disse.

*Colaborou Roberto Sadovski