Topo

Hackers vazam telefones e emails de estrelas de "Game of Thrones"

Atores de "Game of Thrones" tiveram telefones vazados - MACALL B. POLAY/HBO
Atores de "Game of Thrones" tiveram telefones vazados Imagem: MACALL B. POLAY/HBO

Do UOL, em São Paulo

08/08/2017 10h49

Os hackers que roubaram dados da HBO divulgaram nesta segunda (7) uma leva de informações da emissora, e, segundo o jornal “The Guardian”, entre eles estavam os telefones e e-mails pessoais de atores de “Game of Thrones” e cinco roteiros da série, incluindo um do quinto episódio, que vai ao ar no próximo domingo.

Ao todo, 3,4 gigabytes de arquivos foram divulgados. Além das histórias e das informações de contato de estrelas como Peter Dinklage (Tyrion) e Emilia Clarke (Daenerys), os hackers vazaram e-mails da vice presidente de programação da HBO, Leslie Cohen, e conteúdos descritos como confidenciais, como uma lista de processos contra emissora, ofertas de emprego a executivos de televisão e planos futuros da empresa.

Acompanhando os arquivos, o grupo de hackers soltou uma carta em vídeo direcionada ao presidente da HBO, Richard Peppler. Identificado apenas como Sr. Smith, o porta-voz dos criminosos informou à empresa que eles deveriam fazer um pagamento dentro de três dias –caso contrários, eles divulgarão todo o material que está em posse deles.

Os hackers afirmam ter roubado 1,5 terabyte de dados da HBO. Eles exigem “nosso salário de seis meses em bitcoin”, dizendo que costumam arrecadar entre 12 e 15 milhões de dólares ao ano chantageando empresas cujos sistemas conseguiram invadir. Eles afirmam que lidarão apenas com o presidente da empresa e enviarão mais uma carta detalhando como fazer o pagamento.

Em pronunciamento após o roubo ser revelado ao público, a HBO afirmou que não acredita que todo o seu sistema de e-mails tenha sido comprometido, mas reconheceu o roubo de informações. A empresa continua a investigar o caso com a polícia e especialistas de segurança.

Os últimos dias não têm sido fáceis para a HBO. Na sexta-feira, o quarto episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" foi vazado dois dias antes de ir ao ar. Na ocasião, porém, a responsabilidade foi da Star India, distribuidora da série no país.