Topo

Pro player de "FIFA 17" dá 5 dicas para ir bem no "FUT" sem gastar

Rafael "Rafifa13" Fortes venceu a última final regional do modo Ultimate Team de "FIFA 17", realizada em Miami (EUA) no final de fevereiro - Montagem/UOL
Rafael "Rafifa13" Fortes venceu a última final regional do modo Ultimate Team de "FIFA 17", realizada em Miami (EUA) no final de fevereiro Imagem: Montagem/UOL

Do Gamehall

02/03/2017 12h40

Quem joga "FIFA 17" sabe que o modo "Ultimate Team" tem potencial para acabar com seu tempo e seu dinheiro. Nessa modalidade, o jogador precisa montar e ir aprimorando um time a partir de cartas que representam os jogadores. Obviamente que a qualidade do jogadores influencia o preço de cada carta e é aí que mora o perigo: a tentação de investir seu suado dinheirinho na compra de coins - em todas as versões do jogo, um pacote com 12 mil coins sai por cerca de R$ 300 - é alta. 

Mas será que é preciso gastar tudo isso para se dar bem nesse modo? Segundo o jogador profissional Rafael “Rafifa13" Fortes, que será um dos representantes brasileiros na final mundial do game que acontece no mês de maio, na cidade de Berlim (Alemanha), a resposta é não. UOL Jogos conversou com o pro player e reuniu cinco dicas campeãs para se dar bem na modalidade sem investir um centavo sequer. Vamos a elas. 

  • Reprodução

    Pesquisar vale a pena

    De acordo com Rafifa13, ter o hábito de pesquisar e se inteirar do que ocorre na vida real é um primeiro passo importante. "Muitos jogadores de alto nível montam timaços sem gastar nada em dinheiro real. É importante pesquisar para ver como fazer as transações de forma a aumentar sua reserva de coins". Ou seja, mantenha um registro dos seus jogadores e analise quem valorizou ou desvalorizou, assim é possível lucrar com a venda e a compra dos jogadores. "Há sites que dão informações sobre essas variações, como o Fut Head. Acompanhar o esporte no mundo real também ajuda".

  • Reprodução

    Realize tarefas dos treinadores e jogue temporadas

    Realizar as tarefas dos treinadores é uma boa forma de conseguir dinheiro de maneira fácil. Elas, em geral, são rápidas e simples de serem concluídas e envolvem comprar ou vender jogadores, utilizar algum item etc. O mesmo vale para as temporadas: você começa em uma divisão inferior e, conforme avança, vai ganhando prêmios em coins. Os jogos iniciais são fáceis e são uma boa chance de se acostumar com o modo.

  • Reprodução

    Entrosamento é fundamental

    Mais do que um time recheado de craques, o entrosamento entre os jogadores é extremamente importante. O conceito é explicado no próprio site do jogo, e Rafifa13 explica a razão de sua importância: "Os jogadores têm melhorias nos atributos de acordo com o entrosamento com os companheiros de time. Então é melhor ter um time arrumado do que um time com entrosamento baixo". Uma boa notícia é que é possível ter o entrosamento máximo sem, necessariamente, ter um time formado por jogadores de uma mesma liga.

  • Reprodução

    Adapte seu estilo de jogo

    Por mais que você tenha um estilo de jogar definido, isso não deve ser levado em conta na hora de encarar o modo FUT. "É preciso entender as características dos jogadores do seu time e se adaptar. Não adianta eu ser um jogador que abusa dos cruzamentos se, com o meu time, eles não tão funcionando", explica. Uma vez compreendida essa questão, é possível utilizar o potencial máximo de cada jogador.

  • Reprodução

    FUT Draft é arriscado, mas compensa

    O modo FUT Draft pode ser uma boa forma de avançar no jogo, porém há um risco. "É um modo interessante, mas o jogador tem que 'se garantir'. Isso porque você gasta 15 mil coins para entrar no modo e precisa ganhar quatro partidas para ter acesso aos prêmios bons". O risco está em, justamente, perder no meio desse caminho, uma vez que o jogador perderá os 15 mil gastos na inscrição e, ainda, receberá um prêmio ruim. "É uma espécie de aposta", conta Rafifa13.