Topo

Ameaças forçam debate sobre livros LGBTs a mudar de lugar em Porto Alegre

Rodrigo Casarin

10/11/2017 12h49

Samir e Natália.

Marcado inicialmente para acontecer no Santander Cultural, a mesa "Os Livros Fora do Armário: A Literatura Orgulhosamente LGBT", que integra a programação da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, foi transferida para o Centro Cultural Erico Verissimo por motivos de segurança. A organização do evento temia que o encontro fosse alvo de militantes reacionários.

Atualização às 12h20 deste sábado, 11: a mesa mudou novamente de lugar, mais uma vez por conta da segurança: agora acontecerá no Teatro Carlos Urbim, às 19h15. Os responsáveis pelo prédio onde o Centro Cultural Erico Verissimo está instalado temiam que eventuais protestos causassem danos ao edifício.

"Já fizemos dois eventos nos quais tivemos problemas com o pessoal do MBL (Movimento Brasil Livre). Um deles [a invasão seguida de intimidação de um rapaz em um sarau feminista] precisou terminar antes por conta da tensão. Em outro, pelo que me relataram, um dos participantes sofreu ameaça de morte, algo que ainda estou apurando melhor. Então, mesas com temáticas que estão no alvo dessas pessoas precisam acontecer em um lugar mais seguro", diz Marco Cena, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, organizadora da Feira.

PARA REAGIR A LUNÁTICOS E FASCISTAS, QUADRINISTA CRIA SÉRIE BRASIL MEDIEVAL

"No Santander Cultural não temos autonomia para colocar nossos seguranças, por isso que mudamos para o Centro Cultural Erico Verissimo. O principal objetivo é fazer com que tudo aconteça e os temas sejam discutidos sem que as pessoas se sintam incomodadas", explicou Cena.

Como vocês devem lembrar, o Santander Cultural foi alvo da ira de conservadores e reacionários em julho, quando sofreu ataques e, por conta disso, resolveu suspender a exposição "Queermuseu", cuja temática dialoga diretamente com o que será discutido em "Os Livros Fora do Armário".

CANCELAMENTO DE MOSTRA LGBT APÓS GRITARIA DO MBL COMPROVA NOSSO RETROCESSO

Participarão do papo, que acontecerá neste sábado (11), os escritores Samir Machado de Machado ("Homens Elegantes" e "Quatro Soldados", os dois divertidíssimos) e Natália Borges Polesso ("Amora", vencedor do Jabuti na categoria Contos e Crônicas), cujas histórias são protagonizadas também por personagens homossexuais. Ambos publicaram uma nota conjunta sobre o ocorrido, veja:

"Por decisão da Câmara do Livro, entidade que organiza a Feira do Livro de Porto Alegre, o local do debate 'Os livros fora do armário: a literatura orgulhosamente LGBT', que ocorreria no Santander Cultural nesse sábado, foi transferido para o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

O motivo que nos foi colocado são razões de segurança, já que a Câmara teria recebido ameaças quanto à realização do debate no Santander Cultural, onde outros eventos e saraus já teriam sido interrompidos e os espectadores intimidados. Se a Feira do Livro não confia na capacidade do Santander de garantir a realização do evento, isso nos deixa de mãos atadas.

PELA FAMÍLIA E PELAS CRIANÇAS! SETE LIVROS QUE O BRASIL PRECISA BANIR

É importante colocar que a escolha do Santander Cultural como espaço original do debate foi uma decisão da própria Feira do Livro, um fato irônico que achamos que poderia ser problematizado no próprio debate.

Os participantes da mesa entendem que não é aceitável recuar frente a ameaças às liberdades de pensamento, e assim decidiram manter sua participação como forma de reforçar o combate a essa postura covarde.

O debate ocorrerá no mesmo horário, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na Avenida Andradas nº 1223, 4º andar, onde esperamos conseguir falar também de literatura LGBT".

Procurado, o Santander Cultural ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.