Topo

Imaginação e explosivos: como foi gravar batalha com dragão de "GoT"

Emilia Clarke, a Daenerys de "Game of Thrones", filma cenas com dragão em frente a uma tela verde - Reprodução/YouTube
Emilia Clarke, a Daenerys de "Game of Thrones", filma cenas com dragão em frente a uma tela verde Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

07/08/2017 17h50

A batalha que foi ao ar no quarto episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" é, sem dúvidas, uma das maiores já vistas na série. Mas ela teve um complicador significativo: como mostrar toda a destruição causada por Drogon, o dragão que Daenerys levou para a guerra?

Em um vídeo divulgado pela HBO no YouTube, a equipe responsável pelos efeitos especiais de "Game of Thrones" revelou os desafios por trás da sequência. Para começar, muitas câmeras: na maior parte do tempo, eram 4, mas a produção chegou a usar 7 ou 8 ao mesmo tempo. Algumas, inclusive, ficaram no ar, para mostrar o ponto de vista do dragão: uma sobre um drone que se assemelhava a um pequeno helicóptero e outra que deslizava em um cabo e podia atingir até 112 quilômetros por hora.

Drogon, um dos dragões de Daenerys em cena do novo trailer de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Drogon finalmente foi para a ação
Imagem: Divulgação/HBO

Já para as cenas que envolviam fogo, foram usados explosivos e acendedores. Os primeiros foram empregados pela equipe no momento em que Drogon incendeia as carruagens dos Lannisters que levavam suprimentos para Porto Real. Para criar o efeito desejado, os explosivos foram colocados próximos uns aos outros, ao lado dos veículos, e detonados enquanto a câmera passava. 

A maior dificuldade, porém, foi incendiar uma série de dublês. A sequência, aliás, colocou fogo em 73 pessoas ao mesmo tempo -- um recorde. “Nenhum filme ou série de TV jamais fez isso, nem em uma série inteira, muito menos em uma sequência. Nós já colocamos fogo em 20 pessoas uma vez, e isso também é um recorde", disse Rowley Irlam, profissional responsável pelos figurantes de “Game of Thrones”, à revista "Entertainment Weekly em junho".

No chão, foram colocados cilindros de gás. Quando um acendedor perto deles era ligado, formava-se uma grande bola de fogo. E os figurinos dos dublês também tinham acendedores, o que fazia com que eles realmente ficassem em chamas. "Era assustador", definiu o ator Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime. 

Para quem estava queimando, o desafio era manter a respiração sob controle. "Enquanto você está pegando fogo, você tem que segurar a sua respiração. O intuito é manter sua taxa de batimentos cardíacos baixa, de forma que você possa prender a respiração durante a cena toda", contou o dublê Calvin Warrington-Heasman. 

"Você tem que juntar a sua imaginação"

Mas para Emilia Clarke, que vive Daenerys, o que contou mesmo foi a imaginação, já que ela gravou suas cenas em um estúdio em Belfast (Irlanda do Norte), em frente a um fundo verde e montada em uma grande estrutura feita para se movimentar como o dragão. 

"Você está nesse brinquedo de parque de diversões, que de certa forma é o que ele é, você está presa e tem que aparentar estar no controle, enquanto há tanta coisa acontecendo. Você tem que juntar todo pedaço de imaginação que você tiver e usá-lo. Você consegue imaginar estar nas costas de um réptil que está cuspindo fogo ao seu comando? É enorme", disse a atriz.