Topo

"GoT" tem ação, reencontro e aceno para teoria sobre herói da saga

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

23/07/2017 23h16

ATENÇÃO: Este texto contém spoilers do segundo episódio da sétima temporada de "Game of Thrones". Não leia se você não quer saber o que acontece

“Game of Thrones” retornou para sua sétima temporada com uma estreia empolgante, mas que pouco avançou a trama. O segundo episódio, porém, corrigiu isso e começou a movimentar as peças da guerra dos tronos, ainda que em marcha lenta, com direito a um encontro inédito, um esperado reencontro e uma sequência de ação que rendeu a primeira derrota estratégica a Daenerys.

Chamado “Nascida da Tormenta”, um dos nomes do meio da rainha Taragryen, o episódio cheio de momentos "fan service" -- ou seja, feitos para agradar -- deu grande destaque à Mãe dos Dragões, que está planejando sua ofensiva para conquistar os Sete Reinos. E ela recebeu uma significativa visita de Melisandre, que deu um aceno para um dos assuntos mais debatidos entre fãs da série e dos livros de George R. R. Martin: a identidade do Azor Ahai, também conhecido como “o príncipe prometido”, que vai retirar uma espada do fogo para combater forças sombrias.

Encontro de Dany e Melisandre em "Game of Thrones" pode confirmar teoria - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Melisandre encontrou Daenerys em "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação/HBO

Melisandre acreditava que Stannis Baratheon fosse este príncipe -- uma crença destruída com a morte dele, ao fim da quinta temporada. Agora, ela dá a entender que Jon Snow e Daenerys são as chaves para a salvação de Westeros – e a série fez questão de deixar claro que o “príncipe” pode, na verdade, ser uma “princesa”. A informação foi suficiente para que a Khaleesi mandasse convocar o Rei do Norte para a Pedra do Dragão (mais sobre isso abaixo).

Ação

Daenerys, porém, viu que governar não será tão fácil como acredita. Além de mediar os conflitos de visão entre Tyrion, sua Mão, e Ellaria Sand e Olenna Tyrell, ela sofreu sua primeira derrota em Westeros. Seus aliados Yara e Theon, que estavam a caminho de Dorne com as Serpentes de Areia para buscar soldados, acabaram atacados pelo tio, Euron, que levou a melhor na primeira batalha da temporada.

Em uma sequência empolgante em alto mar, que envolveu muito fogo, duas das Serpentes morreram com requintes de crueldade, e Yara, que antes do ataque flertava despreocupada com Ellaria, foi levada como refém pelo vilão. Theon, paralisado pelo que provavelmente é um resquício de sua temporada com Ramsay, pulou na água, sem conseguir enfrentar o tio e resgatar a irmã.

Euron, aliás, já surge como possível substituto de Ramsay em termos de sadismo: a batalha foi sangrenta e seus soldados cortaram as línguas dos rivais, em uma referência aos livros. 

Rumo ao Norte

Em um momento do episódio que era aguardado pelos fãs da série, Arya reencontrou sua loba gigante, Nymeria (a atriz Maisie Williams comentou o reencontro). As duas estavam afastadas desde a primeira temporada, quando a jovem Stark teve de espantar a loba para que ela não fosse morta por Cersei, inconformada que o animal havia mordido Joffrey. Mas quem esperava um final feliz para a reunião ficou decepcionado: a loba deu as costas à antiga dona, em uma cena de comover até aqueles de coração mais gelado. 

E não se engane, Arya está rumo ao Norte. Ela abandonou a sua decisão de ir a Porto Real matar Cersei após um breve, mas significativo (e divertido) encontro com Torta Quente, responsável por informá-la de que Jon Snow agora era Rei do Norte e havia derrotado os Bolton. Para não deixar nenhuma dúvida ao telespectador, a garota disse explicitamente para Nymeria que estava voltando para Winterfell. 

Na terra dos Starks, o governo de Jon Snow seguiu atribulado. Ele recebeu a convocação de Daenerys e, dias depois, a mensagem de Sam sobre o depósito de vidro de dragão que existe no lar da Targaryen -- e que é uma das últimas esperanças contra os White Walkers. Decidido a ir ao encontro dela, Jon foi contestado por Sansa e outros aliados, mas permaneceu firme e ainda colocou a irmã no posto de rainha durante sua ausência, dando um voto de confiança às habilidades políticas dela e sinalizando um avanço na dinâmica entre os dois, que tentam conciliar seus diferentes tipos de liderança.

A mudança no poder foi bem vista por Mindinho, que tentou usar suas já conhecidas técnicas de manipulação com Jon. O tiro, porém, saiu pela culatra. Ao dizer que amava Sansa da mesma forma que amava Catelyn (Freud explica!), Baelish tomou um empurrão do Rei do Norte e ouviu uma promessa; se tocar em Sansa, vai morrer. 

Cersei vs dragões

Em Porto Real, Cersei convocou os poucos lordes ainda leais a ela para uma aliança contra Daenerys. E revelou que Qyburn está trabalhando em uma arma especial para matar dragões. Trata-se de uma besta gigante, com o poder de fazer um grande estrago contra as novas ameaças. 

Cidadela

Jorah Mormont, antes visto apenas de relance, apareceu interagindo com Sam, em busca de um tratamento para seu escamagris. Com a recusa do arquimeistre Ebrose de tratar o cavaleiro, o aprendiz tomou a iniciativa de tentar uma cura experimental, que consiste basicamente em remover todo o tecido infectado -- e rendeu o momento mais nojento do episódio.

Verme Cinzento e Missandei

Outro destaque ficou por conta dos dois ajudantes leais de Daenerys. O oficial, que vai liderar uma ofensiva contra Rochedo Casterly, o lar tradicional dos Lannisters, recebeu uma visita de Missandei antes de partir. Em um momento terno, os dois se declararam e consumaram a paixão.