Topo

Só falta o dragão: irlandês empresta animais e tem fazenda salva por "GoT"

Kenny Gracey e alguns animais usados em "Game of Thrones" - Arquivo pessoal
Kenny Gracey e alguns animais usados em "Game of Thrones" Imagem: Arquivo pessoal

Carlos Oliveira

Colaboração para o UOL

01/09/2017 04h00

Enquanto milhões de pessoas vibraram ao assistir ao aguardado episódio final da sétima temporada de “Game of Thrones” no último domingo (27), um casal de fazendeiros na Irlanda do Norte também celebrava, mas por outro motivo: a série salvou sua casa.

Kenny Gracey e sua mulher, Jennifer, são os donos da fazenda Forthill, situada no pequeno vilarejo de Tandragee, na Irlanda do Norte - muitas locações icônicas de “GoT”, como Winterfell, Essos e Dragonstone, tiveram cenas filmadas no país. A maior parte dos cavalos, porcos, cavalos, galinhas, alces e outro animais (não dragões) que aparecem no seriado vêm da propriedade.

Os cães Hennesy e Murphy fazem sucesso entre os atores de “Game of Thrones”, diz seu dono, Kenny Gracey - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Os cães Hennesy e Murphy fazem sucesso entre os atores de “Game of Thrones”, diz seu dono, Kenny Gracey
Imagem: Arquivo pessoal
O local, que está na família há gerações, começou com a venda de beterraba. Hoje, centenas de anos depois, se destaca com animais. E Kenny, membro de entidades que trabalham com preservação da fauna, decidiu acolher espécies tradicionais da região, mesmo elas tendo custo alto e não dando retorno financeiro. Hoje são cerca de 300 animais ao todo, incluindo misturas de javali com porcos domésticos (chamados “Iron Age”, ou “da Idade do Ferro”) e raros exemplares de ovelhas Jacob.

Foram animais exóticos como esses que atraíram os produtores de “Sua Majestade?”, comédia leve de 2011 estrelada por Danny McBride, Natalie Portman, James Franco e Zooey Deschanel. A produção buscava por animais típicos que remetessem à Idade Média e entrou em contato com a fazenda. Logo fecharam negócio. "GoT" estreou no mesmo ano e Kenny teve sorte. “A pessoa responsável pela busca em ‘Sua Majestade?’ foi contratada pelo seriado e mantivemos contato. Então nos chamaram”, explica.

A oportunidade salvou a fazenda, nas palavras de Kenny, porque a produção agrícola estava muito fraca. “Essa renda adicional foi essencial para nós. Com ela, conseguimos nos livrar dos empréstimos”, comemora. Isso não quer dizer só descanso: enquanto ele passa o dia cuidando da criação, sua mulher administra uma loja no terreno. “Tivemos novos visitantes que vieram fazer compras só para ver alguns dos animais”, conta.

Kenny faz questão de acompanhar as gravações que envolvem seus animais e já chegou a participar como figurante em diárias de 20 horas. “São dias longos e cansativos, mas eu adoro porque faço muitos amigos”. Os cães Hennesy e Murphy, em especial, tornaram-se favoritos da equipe durante a sétima temporada - o dono não especifica quando seus animais aparecem na tela.

O pedido mais inusitado que ele recebeu foi de uma rara centopeia gigante negra africana, espécie que pode atingir 38,5 centímetros de comprimento. Perguntado sobre o que achou dos desfechos da temporada, Kenny revela. “Não acompanhamos muito. Como não temos televisão a cabo, só vimos pouco episódios”. 

Fazenda que oferece animais ao Game of Thrones -  -
Um beijo a todos os fãs de "Game of Thrones"