UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Boktai 2: Solar Boy Django

01/12/2004

da Redação
Um dos produtos da mente criativa de Hideo Kojima, criador de "Metal Gear", "Boktai" é um game para Game Boy Advance que exige que o jogador (ou, mais precisamente, o cartucho) fique exposto ao sol para carregar uma arma que mata vampiros. A continuação mantém esta característica do original, mas oferece uma série de mudanças que promete sangue novo à saga do caçador Django.

Mais Django

Como é costumeiro nos jogos de Kojima, "Solar Boy Django" não apenas aprofunda a trama do primeiro game - explicando mais sobre a linhagem do protagonista e seu inimigo Sabata, mas também busca inspiração em filmes clássicos para criar uma apresentação única. Recém-chegado na cidade de San Miguel, o herói perde sua arma - e isso serve de prelúdio para muitas das novidades da continuação.

Mais uma vez, a aventura mistura elementos de ação, espionagem e quebra-cabeça, além de brincar com alguns aspectos de RPG. A salada de estilos tem o tradicional toque brilhante de Kojima, mostrando um equilíbrio cuidadoso e divertido. A única exceção à regra são alguns dos quebra-cabeças de empurrar caixas, dificultados pela nova habilidade (e necessidade) de quebrá-las com uma das armas. Prepare-se para arrancar cabelos de raiva.

Em compensação, uma integração maior dos elementos de armazenamento, empréstimos com juros e uso da luz solar mostra que a Konami não dormiu no ponto. Sim, em muitos casos só será possível prosseguir com a presença de luz solar - mas a produtora parece ter conscientemente dado um desenrolar mais sincopado ao game exatamente por conta dessa característica.

Visto sob nova luz

Apesar de ser visualmente quase idêntico ao antecessor, "Boktai 2" encontra um perfeito equilíbrio entre manter aspectos divertidos do original e adicionar novidades que não o tornem repetitivo. A introdução de novas armas de combate de curta distância, aumento de habilidades através de um sistema de experiência e mais quebra-cabeças que usam a luz solar expandem o conceito da série - mas têm um preço.

"Boktai 2" é claramente um game para quem terminou o primeiro episódio. A trama depende muito do conhecimento da história do original, e o aumento da dificuldade por si só promete ser um fator que excluirá muitos - a capacidade de importar partidas salvas do original apenas reforça essa impressão. Em compensação, isso pode ser um argumento que deixa o cartucho mais atraente para quem ficou com um gostinho de quero mais no primeiro "Boktai" e quer saber mais sobre uma trama bem elaborada quanto aos demais trabalhos de Kojima.

Parte do charme de "Boktai" é deixar parte da ação relegada a um elemento externo ao game e ao jogador - o que poderia em tese parecer arbitrário demais, mas cria situações de tensão bastante interessantes tanto no primeiro quanto na continuação.

Luz no fim do túnel

CONSIDERAÇÕES

"Boktai 2" tem um degrau alto para os iniciantes, mas na ausência de outros games originais para o Game Boy Advance, Hideo Kojima conseguiu mais uma vez oferecer uma alternativa interessante para quem não se contenta com a mesmice da maioria dos games.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Boktai 2: Solar Boy Django (Game Boy)

    18 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: KCEJ
    Lançamento: 12/10/2004
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-4 jogadores; Cabo Link; Adaptador sem fio
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host