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Game Boy

Mario Vs. Donkey Kong

29/06/2004

da Redação
O primeiro jogo de Shigeru Miyamoto, criador de "Mario" e "Zelda", foi o clássico "Donkey Kong". Apesar de suas continuações e variantes, um remake do clássico foi lançado em 1994 no Game Boy (sim, aquele antigo). O título explorava os conceitos do original, adicionando movimentos de "Super Mario 64" e novas fases cheias de variedade - um clássico instantâneo. Agora a jovem equipe da Nintendo Software Technology - o estúdio americano que recruta os formandos da faculdade de videogames Digipen - tentam explorar ainda mais o tema com "Mario vs. Donkey Kong".

Ave, Mario

O jogo é antes de tudo, uma homenagem. Referências às carreiras dos dois gigantes não são poucas (até na caixa do jogo você vê a frase "Jump, man!", relembrando o nome original de Mario, Jumpman), mas agora todas recriadas em pseudo-3D com a mesma técnica empregada em "Donkey Kong Country". A história também mudou: o macacão não raptou a bela Pauline, mas um carregamento de Mini-Marios... o brinquedo de maior sucesso do momento.

A estrutura também está transformada: como na edição de 1994, você ainda precisa passar pela obrigatória fase de carregar a chave até a porta (com direito ao mesmo mini-tutorial antes de cada missão), mas agora existe uma segunda parte, na qual Mario deve ultrapassar obstáculos para recuperar um Mini-Mario. Depois de seis fases (e com seis bonecos), o game traz uma fase que lembra "Lemmings": o encanador deve servir de líder e trazer os brinquedos até uma caixa, onde cada um salvo será transformado em uma "energia" para a batalha contra Donkey Kong que fecha o mundo.

Siga aquele macaco!

No começo, a aventura parece extremamente curta: jogadores treinados devem chegar ao quinto de seis mundos em questão de minutos. Mas o game traz outros seis mundos secretos, além de versões "Expert" que são liberadas com estrelas - bônus dados quando o jogador completa uma fase em pouco tempo, matando todos os inimigos e sem morrer para bater o Hi-Score.

Assim como "Donkey Kong" do Game Boy, essa nova versão conta com o mesmo apelo viciante do predecessor - você vai insistir em tentar "só mais uma vez"... em um processo que normalmente se repete por cinco, dez, quinze, vinte vezes. A introdução lenta de novos movimentos para o herói e novas peças para as fases deixam a experiência cada vez mais interessante e prende o jogador por horas.

Síndrome de videogame portátil

A escolha de usar bonecos e elementos 3D dão uma maior profundidade para os gráficos do game, mas como quase tudo é muito pequeno, o resultado é um tanto pixelado. Quem não agüentava a constante tagarelice das adaptações modernas de "Mario" e "Zelda" no GBA vai ter problemas sérios com esse game: as falas continuam, e estão até mais excessivas nessa versão. Mesmo com esses problemas, porém, o game traz uma apresentação competente.

CONSIDERAÇÕES

"Mario vs. Donkey Kong" é um jogo simples e divertido. Apesar de não ser tão elaborado como o inesquecível remake original, ele ainda serve como um ótimo passatempo. Você vai querer arrancar seus cabelos em algumas fases (e, ao contrário do outro, muitas vezes por besteiras na estrutura da fase, e não pela sua habilidade como jogador), mas desistir do game? Jamais.

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    Mario Vs. Donkey Kong (Game Boy)

    67 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo Software Technology
    Lançamento: 02/05/2004
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1 jogador
    RegularAvaliação:
    Regular

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